Com a decisão de Bruno Covas, prefeito de São Paulo, de proibir o funcionamento de estabelecimentos comerciais não essenciais, os estandes de vendas de imóveis novos, como também o trabalho de imobiliárias, estão paralisados.
A situação é a mesma em todos os outros estados brasileiros, onde muitas prefeituras estão impedindo a abertura do comércio. Ficam fora da medida apenas supermercados, farmácias, postos de gasolina e padarias. A recomendação geral é ficar em casa e sair apenas quando for inevitável.
Como em todos os outros setores da economia, o mercado imobiliário será atingido – só não se sabe ainda o quanto. Inclusive a Caixa Econômica Federal já divulgou uma série de medidas a serem tomadas para a mitigação do impacto durante a pandemia do coronavírus.
Prevendo a paralisação do setor de construtoras, incorporadoras e pessoas físicas terão laudos, análises e financiamentos, entre outros, com prazos e validades prorrogados.
Com o adiamento do lançamento de novos empreendimentos e os plantões de venda fechados até segunda ordem, só resta esperar a ordem de reabertura para retomar o trabalho.
Será? Ouso dizer que não, muito pelo contrário. As novas tecnologias trazidas pela transformação digital, que tanto têm ajudado a tornar o home office possível e que pequenos comércios continuem vendendo on-line, também podem ser utilizadas por construtoras, incorporadoras e imobiliárias.
Os aplicativos de mensagens como WhatsApp, Telegram e Messenger do Facebook são os canais ideais para que o atendimento e a promoção de empreendimentos não pare. São meios que os consumidores já estão acostumados a utilizar – então não haverá estranhamento e nem uma curva de aprendizagem acentuada.
Porém é preciso inteligência e estratégia ao disponibilizar um canal para os potenciais usuários. Em primeiro lugar não basta apenas abrir uma conta no WhatsApp Business, a utilização de uma plataforma conversacional abrirá um amplo leque de possibilidades.
O atendimento será automatizado, o que é possível pois o sistema utiliza tecnologias como Inteligência Artificial e Machine Learning. Mas não se preocupe, a linguagem será natural, e a conversa, humanizada.
É possível inserir todas as informações sobre cada empreendimento. E não somente mensagens de texto, mas também imagens do ambiente e da planta do imóvel, como também vídeos que mostram como é cada ambiente.
Capaz de minimizar prejuízos de um estande de vendas fechado, a plataforma garante que o recebimento de qualquer informação seja realizada apenas quando o cliente desejar. E, se os dados recebidos não forem suficientes, basta solicitar a transferência para um atendente “real”. Isso garante uma relação ainda mais humanizada e permite que os corretores que estariam no empreendimento não fiquem ociosos.
Mas o que fará toda a diferença é a capacidade de disponibilizar serviços. Caso o processo de aquisição evolua não será mais necessário enviar documentos por e-mail – a própria plataforma é capaz de recebê-los e dar o tratamento correto.
O céu é o limite quando se trata de unir tecnologia ao atendimento, possibilitando uma abordagem automatizada, mas ao mesmo tempo humanizada. E o potencial de resultados são os melhores: impulsionar o relacionamento com os clientes e oferecer a melhor experiência. E, por fim, não perder vendas durante o período de isolamento social.