Mensuração de resultados não é o foco das assessorias

Dados completos da pesquisa “Agências de Comunicação: Funções e Atribuições em 2015″, a mesma que indica que o foco das assessorias de imprensa mudou e a principal função vai além do papel isolado da assessoria de imprensa, mostra que para mensurar resultados poucas utilizam três indicadores de desempenho considerados importantes, fortalecimento da marca (46%), geração de leads (43%) e prevenção de crise (32%).

Além disso, 89% das 201 agências de comunicação brasileiras entrevistadas documentam o plano de comunicação de seus clientes — ou de parte deles. Por isso, conseguem distribuir o conteúdo por uma diversidade maior de canais. E embora as agências se encarreguem de produzir conteúdo, quase todas assumem o desenvolvimento da estratégia de comunicação.

Outras informações indicam que dentre as empresas que entrevistam os públicos-alvo de seus clientes, os serviços mais prestados são: estratégia (88%), redes sociais (88%) e outros canais (82%). E que as agências com mais de 20 colaboradores assumem com mais frequência (92%) o papel de estrategista que agências menores (82%). O Facebook também é assunto da pesquisa, hoje uma empresa precisa apenas ter uma boa fan-page na rede social e pensar nela como uma plataforma de vídeo.

“É importante abordar e entender todo o trabalho de uma assessoria, desde a criação de estratégias até a mensuração de resultados. Assim podemos fazer uma análise completa das especificidades destas empresas e como estão no mercado brasileiro”, afirma o fundador da Tracto, Cassio Politi.

O estudo completo foi realizado pela Tracto – empresa especializada em content marketing e referência em consultoria e de treinamentos deste método – e pode ser baixado no link: tracto.me/assessorias2015

Sobre a Tracto
A Tracto é uma empresa altamente especializada em content marketing referência em consultoria e de treinamento deste método. Possui parcerias internacionais importantes, tais como Content Marketing Institute, a principal referência sobre o tema nos Estados Unidos e no mundo; Convince & Convert, de propriedade do americano Jay Baer, autor do conceito de Youtility; e Global Content Marketing, instituição dedicada ao estudo e desenvolvimento do conceito em diferentes países e idiomas.

Deixe uma resposta