Como funciona uma Agência de Assessoria de Imprensa?

A Agência de Assessoria de Imprensa tem o propósito de estreitar o relacionamento do cliente com a imprensa, que pode ser pessoa física ou jurídica, para que conquiste visibilidade na mídia e melhore a reputação da sua marca.

Além disso, uma Agência pode oferecer o serviço de Marketing de Conteúdo, um diferencial que permite por meio de conteúdos relevantes (artigos, e-mails marketings, e-books, webinars, infográficos, vídeos, newsletters entre outros) atrair o público-alvo desejado e entregar leads qualificados ao cliente.

1. Diagnóstico
Num primeiro momento, a Agência faz um diagnóstico de seu futuro cliente levantando todas as informações sobre ele na mídia e no mercado.

2.Plano de comunicação
É um cronograma daquilo que vai ser trabalhado ao longo do contrato e quais são os objetivos pretendidos com ele.

3. Veículos prioritários
Os veículos prioritários são as principais mídias que o cliente quer sair e também que tenha a ver com o seu negócio.

4. Tipo de textos
A Agência trabalha com três tipos de textos. São eles:
Press release: Um texto jornalístico que aborda uma novidade, um acontecimento de interesse coletivo, individual ou midiático. Exemplos: lançamento de um serviço, contratação de um novo executivo, participação em um evento, mudança de estratégia da empresa, aquisição de uma empresa, entre outros.
Artigo: É um texto com cunho opinativo, que traz uma tendência, uma reflexão. Não pode citar a empresa nem o produto/serviço do cliente. O nome do cliente só é mencionado no crédito do texto.
Case: Um estudo de caso que apresenta resultados de um determinada ação em um negócio específico ou no geral, em alguns casos são apresentadas algumas soluções.

5. Follow up
Após a divulgação de um texto ligamos para cada veículo do mailing para saber se o repórter recebeu aquele conteúdo e se tem algum interesse em entrevistar o porta-voz e se vai publicar o texto.

5. Clipping
É a compilação diária dos resultados que encontramos na web com o nome do cliente e que foi resultado do trabalho da Agência.

6. Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo ou Inbound de Marketing é uma estratégia para atrair leads qualificados por meio de conteúdo relevante. Para obter sucesso com essa estratégia é preciso seguir o passo a passo do funil de vendas. Primeiro temos que descobrir qual é o perfil do seu cliente, ou seja, seu público-alvo, para depois começarmos a planejar conteúdos que interessem a essa persona. A publicação dos conteúdos é feita através de ferramentas de automação que disponibilizam relatórios gerenciais sobre as interações que esse textos geram na base de contatos.

Está procurando uma Agência para sua empresa? Entre em contato conosco e agende uma visita.