A importância das redes sociais para os negócios

Grande parte da população, hoje, já faz uso das redes sociais. Segundo pesquisa da Agência Fante, o Brasil já conta com 110 milhões de usuários, perdendo apenas para EUA e Índia. Dificilmente você vai ver alguém do seu ciclo de amigos que não tenha pelo menos uma rede social. Pode até existir, mas sabemos que isso é raro.

Nas últimas décadas, o avanço tecnológico aconteceu de uma forma muito rápida e o acesso à internet também mudou e hoje é bem mais barato e fácil. Com crescimento exorbitante de usuários, as redes viraram canais de vendas e networking.

Entretanto, usar dessas plataformas pensando em negócios e atrair um público maior, exige estudo, uma boa e eficiente gestão de mídias sociais e o mais importante: definir uma estratégia a curto, médio e longo prazo. É necessário definir até onde se quer chegar com o seu negócio, qual o público deseja atingir e como será essa abordagem. Usar as redes não se trata apenas de uma simples divulgação de um produto ou novidade no feed de notícias, mas sim de estratégias que pautarão o rumo do seu negócio.

Mas antes de definir qual estratégia usar, é necessário conhecer o que cada rede social permite fazer. Então abaixo segue uma explicação de cada uma delas:

Facebook

É a rede social com mais usuários no mundo e possui ferramentas para e-commerce e negócios, como Facebook para Empresas. O Gerenciador de Negócios é uma plataforma que permite, além de criar, gerenciar anúncios e as publicações orgânicas. Você pode postar um produto novo, patrociná-lo, segmentar o público que vai receber esse anúncio e visualizar ainda um relatório completo com total de pessoas alcançadas, engajamento, curtidas e muito mais. É ideal para o B2C, já que possibilita comunicação mais direta com o consumidor e é um ótimo meio para divulgação.

Instagram

O Instagram também é um ótimo canal para conquistar clientes. Ele dá a opção de utilizar a conta em modo comercial, e vinculado ao Facebook, permite que os usuários criem uma loja virtual dentro da própria ferramenta. Criar posts e stories ajudam no engajamento, crescimento da conta que resulta em novos seguidores, que poderão ser possíveis clientes.

Linkedin

Engana-se quem acha que essa rede social serve apenas para melhorar o currículo e arrumar um novo emprego. Hoje, a ferramenta pode ser usada como estratégia de Marketing no B2B por concentrar tomadores de decisão. Vale lembrar que é possível criar a página da empresa e criar posts, stories, anúncios, vagas de empregos e muito mais. Para os profissionais, o Linkedin é uma excelente ferramenta de networking, já que é possível se apresentar ao mercado e possui um espaço relevante para publicação de artigos.

Twitter

É uma ótima rede social para interação de forma descontraída e menos corporativa como acontece no Linkedin. A plataforma é muito popular entre artistas, formadores de opinião, influenciadores e grandes marcas por conta do trend topics – ou tópicos de tendência – que listam os assuntos mais falados no momento. Geralmente são notícias polêmicas ou comentários sobre novidades de marcas, então é ótimo canal para ter acesso aos feedbacks. Também permite criação de anúncios, assim como as demais redes sociais. O diferencial do Twitter é o limite de 280 caracteres para publicações, o que exige dos usuários a criação de textos mais objetivos.

COMUNITE

O COMUNITE é uma nova rede social, criada no Brasil, que tem o objetivo primordial de venda de serviços e produtos para o mercado B2B. A plataforma permite que empresas se conectem a outras, divulguem seus serviços ou produtos, publiquem posts e conversem através de mensagens.

Medium

Diferente das outras redes, o Medium é uma plataforma exclusiva para quem gosta de escrever. Os usuários podem criar posts, artigos e interagir com o público. Então, para quem é especialista em determinado assunto e quer compartilhar os conhecimentos a fim de ser reconhecido é a plataforma ideal.

Existem muitos fatores positivos em estar presente nas redes sociais que não se baseiam apenas em vendas, mas também a visibilidade e o posicionamento da marca, proximidade com o cliente, conhecimento maior do público-alvo, interação com os clientes, fácil acesso os feedbacks, sendo eles positivos ou negativos, que resultam em crescimento do negócio. Pense nisso e aguarde um novo post sobre o tema.