Quem quer aprender um novo idioma ou comprar um produto de uma loja, por exemplo, já pode fazer tudo direto pelo WhatsApp. Por isso, transformar a plataforma em um super app é a principal tendência de 2020.
As APIs são grandes aliadas. Com elas, as empresas podem integrar qualquer solução e, consequentemente, usufruir de uma série de funcionalidades como vender, comprar, experimentar, funcionar como banco de dados e ter dados gerenciais na palma da mão. É possível também atender ao cliente, ser usado como hub conversacional, como uma ferramenta útil para o RH, fazer pesquisa, fazer treinamentos de equipe, processos de seleção, cursos, ensinar idiomas… Enfim, são infinitas as possibilidades!
Em junho de 2019, a significativa marca mundial de 22 mil interfaces de programação (APIs) foi ultrapassada. Estima-se que este mercado ultrapasse o valor de U$1 bilhão até o final deste ano de 2020, com taxa de crescimento anual acima de 30%. Estes dados são da Technavio, empresa líder de pesquisa de mercado com cobertura global.
Não é à toa que a criação de outros aplicativos está perdendo espaço, já que suas funções podem ser facilmente realizadas dentro do WhatsApp pelas empresas. Está cada vez mais claro que a criação e uso de outros apps caminha definitivamente para a extinção. Se pararmos para analisar, criar um app não é mais uma vantagem. O investimento é alto, depende de desenvolvedores, leva tempo e quando finalmente fica pronto já pode estar obsoleto para o mercado. Além de ser necessário uma série de ações complexas, como criar versões para iOS/Android e fazer adaptações para diferentes modelos de celulares.
A Clínica Dr. Saúde, por exemplo, é uma empresa paranaense que já usa o app para realizar o agendamento de exames desde 2016. A famosa campanha “Com que look eu vou?”, da C&A, foi levada ao WhatsApp e é outro case de sucesso em que o(a) cliente pede uma sugestão de look para a loja que responde com seleção de stylists. Já a Cupcakes by Isa nasceu em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, mas hoje, vende 70% da mercadoria pela plataforma.
A marca Com Eira e Beira dobrou a taxa de conversão de vendas incompletas usando o WhatsApp Business para fazer um constante acompanhamento.
A famosa rede de restaurantes especializada em fast-food, Burger King, foi mais uma das organizações que aderiram à realização da seleção de candidatos pelo WhatsApp. Além de otimizar o processo de recrutamento, funciona também como um banco de dados de fácil acesso. Uma ótima inspiração, não só para grandes empresas, mas para todos os portes!
E, claro, o WhatsApp Business já está se modernizando, agora permite criar catálogos em perfis comerciais. As marcas conseguem enviar informações sobre um produto ou serviço a clientes. Tudo com direito a foto, preço e outros detalhes como descrição, link e código.
Uma ferramenta extraordinária, não é?
Então, por que não integrar a sua solução uma plataforma conversacional conectada ao WhatsApp? É muito mais rápido e prático.
Soluções como ERP, CRM, BI, Logística podem ser facilmente integradas com uma camada simples, uma Web Services ou uma API. Além de não precisar se preocupar com a homologação do WhatsApp, a solução já é homologada.
Mais do que nunca é essencial entender como usar essa ferramenta a favor de sua empresa.