Quando e quem deve escrever uma biografia?

A biografia, que é um gênero textual no qual são narrados fatos da vida de uma pessoa, tem como objetivo narrar eventos marcantes da vida de uma pessoa seja ela uma grande personalidade (pessoa famosa, dotada de notoriedade), sejam eles da vida de uma pessoa comum.

Sempre apreciei este gênero, e também sempre pensei no que diz respeito à minha própria vida e minhas escolhas, que definitivamente não vim para cá, digo para esta vida, somente à passeio. Dada a quantidade de acontecimentos sejam eles bons ou ruins pelos quais passei, vivi e aprendi muita coisa; acontecimentos estes que, ao meu ver e no meu sentir, acima de tudo mereciam ser contados e compartilhados.

Aliás, entendo que muitas pessoas têm vidas que são belíssimas obras e que dariam belos exemplares bibliográficos.

No meu caso, particularmente, já tinha tudo na cabeça há algum tempo e colocar no papel foi bastante fácil.

Lembro que em três meses o principal do livro já estava no papel. Foi algo incrível, parece que uma vez tomada a decisão de publicar a biografia de uma pessoa comum, no caso, eu, já estava tudo ali fácil e praticamente pronto!

Os livros, em geral, são fantásticos! Por meio deles nos transportamos para outros lugares, aprendemos, revivemos sentimentos e sensações; é algo agregador e contribui muito para nosso desenvolvimento.

Por qual motivo as pessoas comuns não podem compartilhar suas histórias?

Sob a minha perspectiva aprendemos tanto por meio de outras pessoas, suas ações, ideias, narrativas, experiências; sendo que na maioria das vezes estes aprendizados vêm de pessoas nada famosas, mas sim de pessoas de carne e osso, pessoas comuns, assim como todos nós somos. E acredito firmemente que devemos compartilhar isso tudo, sempre que possível e pudermos, com nossos semelhantes.

Podem me perguntar: mas quando saber que estamos prontos para escrever? Creio, até com base na minha própria experiência, que tal objetivo, ele chega na hora certa e no tempo que tem que chegar e não há fórmula mágica para isso.

Acredito que cada um tem o seu tempo e vai saber reconhecer o momento certo para compartilhar o que gostaria de colocar no mundo!

*por Viviane Gago, coach nível sênior, consultora e facilitadora pela VRG Desenvolvimento Humano e autora do livro “Biografia de uma pessoa comum”, que em breve será lançado e conta detalhes da sua transição de carreira. Mais informações em: www.vivianegago.com