O poder do live marketing contra a crise*

Basta sair na rua para ouvir comentários sobre como as coisas estão difíceis. Em tempos de crise econômica e política, a inflação e o desemprego sobem enquanto os valores dos investimentos e o consumo das famílias caem. Segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Brasil terá 700 mil novos desempregados em 2016, contabilizando 8,4 milhões no total. Com este cenário assustador, não é de se estranhar que os consumidores estão cada vez mais cautelosos.

Para as empresas, fica o desafio: como manter suas vendas lucrativas? Analisando o cenário atual, temos empresas competindo cada vez mais pelos mesmos consumidores. Os clientes estão mais seletivos e irão sempre optar pela marca que oferecer o maior número de benefícios. Ter o menor preço continua não sendo garantia de boas vendas. Cada parcela da população reage de uma forma, mas garantir a compra através da criação de experiências inesquecíveis para o consumidor tem se mostrado como a melhor estratégia para fidelizar clientes. Para isso, é preciso ir muito além da mídia convencional, apostando nas estratégias de live marketing.

Também conhecido como promoção de vendas, este é um dos poucos setores que estão em ascensão. Segundo a Associação de Marketing Promocional (Ampro), o live marketing gerou uma movimentação de aproximadamente R$ 50 bilhões em 2015, superando os números de 2014 em 6%. Isso prova que as empresas já estão cientes do papel fundamental da criação de experiências únicas para seus clientes, investindo mais neste mercado.

As estratégias de live marketing tem como objetivo aproximar e fidelizar os consumidores das marcas através de diferentes ações de incentivo. Pode-se trabalhar com programas de pontos, sorteio de ingressos para shows, teatros, descontos em compras, criação de áreas VIPs para consumidores da marca, conteúdos exclusivos, etc.

As promoções precisam ser atrativas e transparentes, com uma mecânica simples e poucas exigências. As pessoas tem pressa e só irão participar de ações em que o prêmio seja sedutor a ponto de fazê-lo dedicar alguns minutos do seu dia para a promoção. Estude seu público, conheça seus hábitos e tente encontrar qual seria o maior sonho do seu público-alvo. Este deve ser o seu prêmio ideal para seduzir e fidelizar clientes. Uma marca que realiza sonhos será sempre lembrada com carinho pelo consumidor.

Praticamente todas as empresas, independente do ramo de atividade, porte ou localização podem realizar campanhas de incentivo e ter resultados positivos.

A tecnologia é uma grande aliada deste mercado. É possível contar com grande divulgação à baixo custo através das redes sociais, investir na construção de sites promocionais exclusivos e criar jogos e atividades interativas para seus clientes, fazendo com que sua marca fique marcada como a realizadora de momentos felizes e divertidos. Estar na lembrança do consumidor faz toda a diferença.

Segundo a pesquisa “O Mercado de Live Marketing em Números”, divulgada pela Ampro em julho de 2015, o mercado já está atento e busca alternativas. Houve uma migração da verba de publicidade para outras áreas de comunicação. 88% do mercado investe em promoções e 83% está investindo em ações de incentivo. Os números demonstram que as campanhas promocionais já são prioridade.

O live marketing é uma estratégia interessante para as empresas e que traz impactos profundos no consumidor no seu momento de escolha e efetivação da compra. É uma ferramenta efetiva para a criação de vínculos e fidelização de clientes. Com os profissionais certos e um trabalho criativo bem feito é possível reverter os números da crise e conseguir um ótimo retorno.

* Jonathas Nishimori, gerente Comercial da Neotass – agência brasileira de comunicação que oferece soluções integradas e inovadoras de marketing para seus clientes há mais de 20 anos.

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