Lista revela os 25 mais importantes inovadores brasileiros

Para descobrir quem melhor simboliza o espírito inovador brasileiro, o blog QI (Quem Inova), do jornalista Gilberto Dimenstein, em parceria com o site Catraca Livre, lançou uma pesquisa sobre quem seria essa personalidade. Selecionada por um grupo de jornalistas e empreendedores, a lista inclui 25 nomes das mais diferentes áreas tendo como critério essencial à capacidade de criar e realizar novas ações para a sociedade brasileira. A votação é feita via internet pelo Ibope (Conecta). 

 

qi

 

Fazem parte da lista Ronaldo Fraga (estilista), Nelson Freire (músico), Nizan Guanaes (publicitário), Vic Muniz (artista plástico), Miguel Nicolelis (neurocientista), Alex Atala (chef de cozinha), Tom Zé (cantor e compositor), Cláudio Sassaki (empreendedor), Mike Krieger (um dos criadores do  Instagram), Bernando Paz (idealizador do museu de Inhotim), Eduardo Saverin (co-fundador do Facebook), Marcos Gomes (fundador da Boo-Box), Carlos Saldanha (diretor cinematográfico), Silvio Meira (fundador do Porto Digital), Fábio Porchat (humorista), Danilo de Miranda (diretor do Sesc), José Junior (criador do Afro Reaggae), Luciano Huck (apresentador de TV), Ricardo Paes de Barros (economista), Gilberto Gil (cantor e compositor), Carla Schmitzberger (executiva), Márcio Kumruian (criador da Netshoes), Zica Assis (empresária), Otávio e Gustavo Pandolfo, Os Gêmeos (grafiteiros) e Mauro Munhoz (idealizador da Flip e do Museus do Futebol). 

Blog Quem Inova

A pesquisa marca o lançamento do blog QI (Quem Inova), com foco principal em inovações de impacto social nas mais diversas áreas: da publicidade, passando pelas artes, negócios até saúde e educação. 

Comandado pelo jornalista Márcio Diniz (ex-editor do site da Folha), o QI conta com uma equipe de colaboradores especializados em educação, inovação e empreendorismo social, como as jornalistas Patrícia Trudes da Veiga, Paula Lago e Raquel Bocato (fundadoras da QSocial, agência de comunicação para negócios sociais), Fernanda Kalena (repórter do Porvir), Tatiane Ribeiro (blog Mural) e Talitha Adde (estudante de jornalismo da ESPM). 

Ganhador dos principais prêmios destinados a jornalistas e escritores, Dimenstein ganhou reconhecimento internacional não só por suas reportagens, mas pela idealização de projetos sociais. Ele integrou a incubadora de projetos sociais de Harvard. 

O projeto é realizado em parceria com o Catraca Livre, portal que, no final de ano passado, foi considerado por um júri composto por especialistas em tecnologia da informação da Universidade de Oxford, BBC e Financial Times, como uma das 100 mais importantes inovações digitais que produzem mudança social. 

 

Deixe uma resposta