Jornalista Vitor Sion é autor “Santos 3 X TRI” a convite do Clube e da editora Magma Cultural

O jornalista Vitor Loureiro Sion acaba de escrever o livro sobre a conquista dos três campeonatos paulistas do Santos Futebol Clube. Autor do livro “Santos 3 x TRI”, o jornalista também escreveu a obra que conta os bastidores das partidas do clube na Copa Libertadores 2012.

 

“Fiquei muito feliz com o convite para escrever este segundo livro porque foi um reconhecimento do trabalho feito no ano passado. Não esperava escrever outro livro sobre a história do Santos tão pouco tempo depois, mas, para mim, é sempre um prazer escrever e pesquisar sobre esse assunto”, conta Sion. Ele ressalta que o Santos tem diversas histórias interessantes e que merecem ser contadas. Certamente, algumas estão em seu livro, como a da vinda da seleção da antiga União Soviética (URSS) para jogar contra o Santos em plena Guerra Fria.
Sion é santista, o que aumenta o seu prazer de escrever sobre o Alvinegro Praiano. “Já nasci santista. Nunca tive dúvidas sobre para qual time torcer. E sempre tive interesse pela história do Santos. Gosto muito de rever gols de campeonatos antigos. Profissionalmente, pesquisei pela primeira vez no ano passado, para escrever o livro sobre o tricampeonato da Copa Libertadores”.
Jornalista formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), Sion também cursou História, na Universidade de São Paulo (USP), e Política, na Universidade Santiago de Compostela, na Espanha. Atualmente, Vitor trabalha na Folha de S.Paulo desde agosto de 2010. Antes disso, também passou pela agência italiana de notícias Ansa e pela Federação Paulista de Futebol.
Sobre a editora Magma Cultural
A Magma Cultural é especializada na produção de livros de arte sobre arquitetura, design, fotografia, esportes e história. A editora se propõe a explorar as riquezas da arte e da cultura brasileiras, utilizando a brasilidade como principal essência e empregando sofisticação na linguagem dos projetos e produtos, criando propriedades com valores conceituais e patrimoniais. Neste ano, a Magma lançou o livro “Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte”, que homenageia o centenário do clube praiano. A obra esgotou na livraria em apenas sete dias.
Fundada em 2003, a editora já publicou diversas obras premiadas por sua estética e design. Em 2008, o livro “As Moedas Contam a História do Brasil” conquistou o primeiro lugar do Jabuti, premiação de maior prestígio no setor editorial, na categoria Projeto Gráfico. O mesmo livro levou o terceiro lugar na categoria Capa, enquanto “Johnny – Eles Falam da Alma” e “Marc Ferrez – Santos Panorâmico” ficaram entre os 10 melhores nas categorias Fotografia e Projeto Gráfico, respectivamente. Em 2009, foi a vez de “60 Artistas e Arquitetos” ficar entre os 10 melhores na categoria Projeto Gráfico. Em 2006 e 2007, “Príncipe de Astúrias – O Mistério das Profundezas” e “De Santos a Jundiaí – Nos Trilhos do Café com a São Paulo Railway” ficaram entre os 10 melhores na categoria Capa.