Gerenciar leads e efetuar uma venda qualificada é a estratégia de crescimento da Carmais

Gerenciar os leads e efetuar a venda é um dos maiores desafios que as empresas têm. E o cenário não era diferente para a Carmais – um das maiores rede de concessionárias do Nordeste. Para solucionar isso, a empresa implantou uma solução de Gestão de Clientes, da Syonet – líder no mercado de CRM para o setor automotivo há 11 anos –, integrada a uma plataforma de telefonia IP, da Voice Data (VDT).

“Tínhamos em 2012 um sistema que na época não tinha foco no cliente, era de difícil mensuração, não trackeava a telefonia, não monitorava os leads nem o fluxo de loja e ainda por cima não era flexível”, explica o responsável pelas áreas de Marketing, Relacionamento e Inovação da Carmais, Márcio Rielmerson.

Foi a partir da implantação das duas soluções integradas de CRM mais telefonia IP que a Carmais conseguiu mudar o cenário. “Criamos Células ou Ilhas de Prospecção em cada uma das nossas 18 lojas, nas quais os vendedores colocam dados (perfil, valor da entrada, modelo do carro e outros) de prospects que chegam por telefone, e-mail, chat, sites e campanhas. Com isso, podemos rastreá-lo em qualquer loja que ele visite da rede e fazer ações com esses leads para fecharmos uma venda. Separamos facilmente quem veio pelas Células dos que vieram na Loja”, esclarece Rielmerson.

“A implementação da plataforma do Syonet CRM para o rede Carmais foi bem complexa devido a grande variedade de marcas e produtos com perfis de clientes bem diferentes: Automóveis, Motos, Caminhões e Máquinas e isto exigiu um dedicação maior de todos os envolvidos e grande parte do sucesso se deve ao empenho de toda alta gestão que incorporou que este cenário não se tratava de um caminho a seguir, porém o caminho”, afirma o gerente de projetos e novos negócios da Syonet, Isac Alves de Campos.

Resultados
A solução de CRM integrada à interface de PABX IP garante foco nas estratégias de aquisição, ativação, fidelização, resgate e rentabilização de clientes. É possível ter só um front-end, acessar às gravações juntamente com o histórico do cliente, resgatar ligações perdidas, identificar os leads e, assim, facilitar o trabalho dos mais de 50 vendedores que atuam nas Células.

Um dos principais benefícios para a Carmais, que trabalha atualmente com 8 marcas diferentes do ramo automotivo, é a criação de campanhas para geração de leads. Um exemplo disso é o Feirão Online, onde algumas ofertas atraem os interessados, que passam a ter um registro no sistema e são utilizados para futuros contatos. Com isso, é possível traçar o perfil do cliente e oferecer um atendimento personalizado e eficiente nas vendas.

“Um dos nossos melhores resultados é da concessionária Sanauto Chevrolet, na qual a Célula de Prospecção é responsável por 30% a 40% das vendas no mês. Queremos este ano chegar a meta de 50% em todas as lojas, principalmente, na Honda Motos que estamos estruturando ações pelo WhatsApps com resultados de captação de leads e conversão acima do esperado”, afirma Rielmerson.

A Carmais em conjunto com a Syonet prometem novidades em breve. “Os próximos passos que já estão em andamento são integração às redes sociais e aos portais de reclamação e aperfeiçoar o pós-venda para recriar uma régua de relacionamento voltado para novo consumidor. Além do marketing on-line com a captação (landing pages) e medição (tracking) de mais leads através das soluções de marketing digital da Syonet”, finaliza Rielmerson.

Sobre a Syonet
A Syonet é uma empresa com sede em Montenegro (RS) e São Paulo (SP), que existe há 11 anos e conta com uma equipe de 52 profissionais. Graças a sua liderança no mercado de CRM para o setor automotivo, a Syonet possui clientes em todos os estados brasileiros de todas as marcas automotivas como Volks, Chevrolet, Ford, Fiat Honda e outras e também já atua em outros segmentos como o Financeiro e o Industrial.

Sobre a Carmais
A Carmais é uma junção das maiores concessionárias do estado ceará, que atuam no segmento automativo, que respondem juntas por 25% do mercado local: Sanauto, Jangada Nissan, Jangada Kia, Jangada Renault, Honda Novaluz, Honda Água Fria, CDA e Vouga, Nossamoto Honda, Conterranea Scânia. Juntas, são mais 40 anos de experiência e milhares veículos entregues em todo o estado. Hoje são 18 lojas, trabalhando 8 marcas de automóveis e mais de 1200 colaboradores. Mais informações em www.carmais.com.br

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