Estudantes de escolas de São Paulo e Paraná assistem peça gratuita sobre aquecimento global

Estudantes com idades entre 08 e 12 anos terão a oportunidade de aprender de forma divertida sobre um assunto muito sério: o aquecimento global. O projeto “Diverte Teatro Viajante” fará 40 apresentações gratuitas em escolas municipais e estaduais, na região da Bacia do Paranapanema, nos estados de São Paulo e Paraná com o tema mudanças climáticas. O projeto é idealizado e realizado pela Ciência Divertida, empresa líder em atividades científicas interativas para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. As apresentações contam com o patrocínio, via Lei Rouanet, da CTG Brasil, maior produtora de energia hidrelétrica do mundo, que é concessionária de oito hidrelétricas no rio Paranapanema.

No espetáculo, cientistas recebem uma mensagem da Ursa Rosa, que mora no Polo Norte e pede socorro, pois o gelo está derretendo e o nível do mar está subindo. Ela está muito assustada, pois em breve, não terá mais onde morar. Junto com a plateia, os cientistas descobrem porque as mudanças climáticas estão acontecendo em nosso planeta e como isso coloca a vida da Ursa Rosa – e de todos nós – em risco.  

“Com uma linguagem divertida, muita interação com o público e experiências científicas no palco, nós conseguimos prender a atenção das crianças e explicar o que realmente está acontecendo com o clima da Terra e quais as principais consequências das Mudanças Climáticas”, explica Júlio Martinez, diretor da Ciência Divertida. “Conversar sobre este assunto com as crianças é imprescindível, pois elas são o futuro. Com nosso projeto, queremos contribuir para formar uma geração curiosa e cada vez mais consciente do seu papel perante a sociedade e o planeta.”

Durante a apresentação, os atores têm a missão de entreter e ensinar o público, através de uma atuação contagiante e experiências divertidas, sempre com a ajuda da platéia. O grupo começa sua turnê no dia 20 de março e irá visitar 40 escolas em 40 municípios. A expectativa é que cerca de 8.000 crianças e adolescentes, entre 08 e 12 anos, prestigiem o espetáculo.

“Através da linguagem do teatro, conseguimos tocar os corações das crianças e dos jovens sobre como é importante cada um fazer a sua parte para frear o aquecimento global. O público se emociona com a história da Ursa Rosa e, participando dos experimentos, entende de maneira clara como o problema acontece. O retorno é praticamente imediato, pelas escolas onde passamos recebemos muitos depoimentos de professores contando como seus alunos se sensibilizaram com a peça e começaram a mudar suas atitudes, além de cobrar o mesmo empenho de sua família”, conta o diretor. “Essa é uma ação importante, pois elas estão mudando o seu próprio ambiente. Quando crescerem, serão cidadãos muito mais envolvidos e conscientes.” 

Serviço: Peça: “Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas”

Confira o calendário de apresentações:

20/03 (segunda-feira) – Rosana (SP) 9h – Casa da Cultura (Praça Antônio Castilho S/N)
14h – Diamante do Norte (PR) – Escola Estadual Antônio Francisco de Souza (Rua Augusto Primo Negrini, 788)

21/03 (terça-feira) – Terra Rica (PR) 9h – Salão Paroquial Santo Antônio de Pádua (Rua Espírito Santo, S/N)
15h – Paranavaí (PR) – Escola Municipal Fabi Odias da Silva (Rua São Paulo, 573 – Centro Paranavaí)

22/03 (quarta-feira) 9h – Santo Antônio Caiua (PR) – Casa da Cultura (Rua Santo Antônio, S/N)
14h – Inajá (PR) – Escola Municipal Infantil Doutor Narbal Oreste May (Rua Ercílio Torres, 217 – Centro)

23/03 (quinta-feira) – 9h Jardim Olinda (PR) – Salão Social (Rua Barão do Rio Branco, S/N)
14h – Paranapoema (PR) – E.M. Maria Elsa Arrais Iwasse (Rua Doutor José Cândido Murici, 216)

24/03 (sexta-feira) – 9h Teodoro Sampaio (SP) – Kabana Clube (Alameda Coronel Pires, 735)
14h – Euclides da Cunha Paulista (SP) – Anfiteatro Municipal (Rua Francisco Furtuoso Evangelista, S/N)

27/03 (segunda-feira) – 9h Mirante Paranapanema (SP) – Escola Municipal Professora Zenobia Gregório Campelo Cabral (Avenida Joaquim Jucá de Góes, 882 – Centro)
14h Sandovalina (SP) – Centro de Eventos (Rua Emídio Rocha Campos, S/N)

28/03 (terça-feira) – 9h Itaguajê (PR) – E.M. Fábio Dias da Silva (Rua São Paulo, 573 – Centro)
14h – Santa Inês (PR) – GRAS (Rua Rio Grande do Sul, 100 – Próximo Delegacia de Polícia)

29/03 (quarta-feira) – 9h Santo Inácio (PR) – Salão Paroquial (Rua Marcelino Alves de Alcântara, S/N – Próximo a Prefeitura)
14h – Cafeara (PR) – Centro Comunitário (Avenida Brasil, 190 – Próximo a rodoviária)

30/03 (quinta-feira) – 9h Lupionópolis (PR) – Escola Municipal Guido Maria Confort (Rua David Nasser, 323)
14h – Centenário do Sul (PR) – Cine Paróquia (Rua Prefeito Aparecido Ferreira Lima, S/N)

31/03 (sexta-feira) – 9h Pirapozinho (SP) – Igreja Assembleia de Deus (Rua Américo Tendolo, 235 – Jardim Bela Vista)
14h – Narandiba (SP) – Centro de Eventos Noel Urias (Rua Vereador João Pedro Sobrinho, 682)

——————————————————————————————————-

03/04 (segunda-feira) – 9h Taciba (SP) – Anfiteatro Vera Vinha (Rua José Manoel da Silva, S/N – Próximo a Secretaria Municipal de Educação)
14h – Nantes (SP) – Salão Paroquial (Avenida Central, 307)

04/04 (terça-feira) – 9h Florestópolis (PR) – (Caldeirão) Cancha de Esportes Waldemar Caldeira (Rua das Margaridas, S/N)
14h – Porecatu (PR) – Centro Social Urbano (Rua Horácio Pagano, 300)

05/04 (quarta-feira) – 9h Alvorada do Sul (PR) – Centro Cultural Manoel Palma Cano (Praça Antônio Souza Lemos)
15h – Primeiro de Maio (PR) – Auditório Municipal – E.M. Cecília Meireles (Rua Sete – Praça da Igreja Matriz)

06/04 (quinta-feira) – 9h Sertanópolis (PR) – Museu Histórico – Antiga Biblioteca Pública (Rua Senador Souza Naves, 474)
14h – Ibiporã (PR) – Secretaria Municipal de Educação (Avenida Prefeito Mario de Menezes, 1013 – Centro)

07/04 (sexta-feira) – 9h Jataizinho (PR) – Escola Wilson Chamilete (Rua Osvaldo Pansard, 64 – Conjunto Maria Júlia)
14h – Rancho Alegre (PR) – Escola Municipal Arthur Serafin Marques (Rua Guanabara, 52 – Centro)

17/04 (segunda-feira) – 9h Iepê (SP) – Salão Nobre da Igreja Católica de Iepê (Rua Rio de Janeiro, S/N)
14h – Rancharia (SP) – Teatro Municipal Laércio Boim (Rua Cel. Galdino Alfredo de Almeida, S/N)

18/04 (terça-feira) – 10h Paraguaçu Paulista (SP) – Auditório do Colégio de Paraguaçu (Rua Prefeito Jairo Monteiro, 790 – Centro)
14h – Maracaí (SP) – Centro Cultural Marinha de Andrade Rocha (Rua General Ataliba Leonel, 860 – Centro)

19/04 (quarta-feira) – 9h Cruzália (SP) – Centro Comunitário de Cruzália (Rua Patrício Zandonadi, 447 – Centro)
14h – Pedrinha Paulista (SP) – Cine Teatro Municipal (Rua da Ciência, S/N – Centro)

20/04 (quinta-feira) – 9h Florínea (SP) – E.E. Professora Noemia Garcia Ciciliato (Rua Divino Cardoso de Oliveira, 627 – Centro)
14h – Sertaneja (PR) – Centro Cultural Gerson Gerdulli (Avenida Sete de Setembro, 672)

24/04 (segunda-feira) – 9h Leópolis (SP) – Clube Municipal (Rua Pedro Domingues de Souza, S/N)
14h – Santa Mariana (PR) – Casa da Cultura Divas Vogas dos Santos (Rua Manoel da Silva Machado – Ao lado da Prefeitura Municipal)

Sobre a Rio Paranapanema Energia
A Rio Paranapanema Energia, uma empresa da China Three Gorges Corporation (CTG) no Brasil, opera e administra 10 usinas hidrelétricas, oito ao longo do rio Paranapanema, entre os estados de São Paulo e Paraná, e duas PCHs, localizadas no Rio Sapucaí-Mirim, nas cidades de Guará e São Joaquim da Barra, em São Paulo. Juntas, as duas operações contam com 2.274 megawatts (MW) de capacidade total instalada. A empresa também conta com uma sede administrativa localizada na cidade de São Paulo.

China Three Gorges Corporation
A China Three Gorges Corporation (CTG) é um grupo de energia limpa focada no desenvolvimento e operação de hidrelétricas de grande porte. A CTG também está envolvida em negócios de energia renovável, incluindo a energia eólica e a solar.

Presente em 40 países, a CTG é o maior produtor mundial de energia hidrelétrica com capacidade instalada de cerca de 100 GW, considerando-se usinas em operação e construção. Somente em 2016, a CTG produziu 262.6TW de energia limpa.

O Brasil é um país prioritário na estratégia de crescimento internacional da CTG. Desde que chegou ao país, em 2013, a CTG vem ampliando seus investimentos no país para se tornar uma empresa de energia limpa relevante. Sua subsidiária local, a CTG Brasil, é atualmente a segunda maior empresa privada de geração de energia do Brasil, com capacidade instalada de 8,27 GW.

Para mais informações: www.ctgbr.com.br

Sobre a Ciência Divertida

Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está atualmente presente em 37 países e em mais de 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta da empresa é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Isso criou uma metodologia, exclusiva e original, a qual os cientistas malucos propõem de forma teatralizada, oficinas interativas que divertem as crianças de 4 a 17 anos. Os tópicos destas oficinas de ciências têm aumentado ao longo dos anos, e além de ciência, a Fun Science – Ciência Divertida – aborda temas sociais, de meio ambiente, de saúde e higiene, entre outros, nas escolas, centros de recreação, parques, feiras, centros comerciais, empresas, etc.

Conheça mais em www.cienciadivertida.com.br ou http://diverteteatroviajante.com.br/

Deixe uma resposta