Criador do app Perguntados participa de evento em São Paulo

Aos 22 anos, o argentino Maximo Cavazzani criou o primeiro aplicativo do mundo para compra e venda de ações. Com o lucro, abriu sua própria empresa e passou a desenvolver aplicativos de jogos. Entre eles, Apalavrados e    Perguntados, destacando-se este último, com mais de 150 milhões de downloads em todo o mundo e 22 milhões de jogadores diários. Esta história de sucesso acaba de ser contada por Cavazzani, em sua primeira passagem pelo Brasil, na 14ª edição do Tela Viva Móvel – principal evento de conteúdo para dispositivos móveis do País – que acontece nos dias 5 e 6 de maio, no WTC Events, em São Paulo (SP). Ele também anunciou quais os próximos passos do Perguntados e deu dicas para quem quer investir na carreira de desenvolvedor mobile.

Em 2008, Cavazzani desenvolveu sozinho no computador de casa um app para comercializar ações, o primeiro do gênero no mundo e um grande sucesso, que foi utilizado pela TD Ameritrade. Com o lucro, criou a Etermax para dar suporte ao primeiro cliente e adquirir novos. Alguns anos depois, com uma equipe de 30 pessoas, criou o Apalavrados: aplicativo mais baixado na Espanha, em 2012, além de “App of the Year” pela Apple, na Espanha e América Latina.

“Percebi que os jogos de perguntas e respostas eram muito populares, porém as perguntas eram repetidas, não eram específicas o suficiente ou eram muito difíceis. Precisávamos de uma fonte infinita de perguntas de qualidade para cada região onde o jogo estivesse”, conta. Neste contexto, pensou em um sistema onde os usuários pudessem enviar as questões, que seriam avaliadas pelos outros usuários. Assim foi criado o Perguntados – fenômeno mundial e o maior sucesso atual da companhia.

“Acreditamos que quando você faz um bom produto, as pessoas te seguem. Não gastamos nenhum centavo para adquirir usuários. Colocamos todos os nossos esforços em criar uma boa experiência que viralizou de amigo para amigo”, conta.

Etermax simboliza uma empresa que, fora do circuito Silicon Valley, e criada por um jovem argentino, conseguiu viralizar jogos em todo o mundo, representando uma nova geração digital na América Latina.

Mais de 200 mil perguntas são enviadas por dia para o Perguntados. O app é um fenômeno espontâneo mundial. Em 2014, foi o mais baixado somando iOS e Android nos Estados Unidos e em outros 22 países. Também recebeu o prêmio Best App 2014 no Kids’ Choice Awards Latin America. Além disso, foi o único jogo a ser eleito pela Apple para estar no Apple Watch.

E segue expandindo em todo o mundo. Além dos dez idiomas em que já funciona (espanhol, português, inglês, catalão, francês, italiano,  alemão, russo, japonês e holandês), Perguntados será lançado em  duas novas línguas: chinês e coreano. Além disso, este ano será lançado o Perguntados por Canais. O jogo será personalizado por segmentos, onde empresas e usuários poderão ter seu próprio canal de perguntas, de acordo com seus interesses.

Cavazzani também anuncia um grande projeto de lançamento de uma rede social, que prefere não dar muitos detalhes. “Não competirá com WhatsApp, será diferente, mas chegará para ocupar um espaço que nenhuma outra rede oferece”, assegura.

DICAS PARA CRIAR UM APP DE SUCESSO
Maximo Cavazzani também listou quais as principais dicas para quem quer investir na carreira de desenvolvedor de aplicativos para dispositivos móveis:

  • Seja claro! O app tem que fazer uma coisa muito bem e guiar o usuário para que possa utilizar de maneira muito clara e simples. Crie um app que possa ser explicado em uma frase. 
  • Cuide da estética! Não importa o quão bom seja o aplicativo, as pessoas gostam das coisas belas. 
  • Pense como usuário! É melhor fazer algo simples, mas que abranja 95% do público. 
  • Emocione! Parece absurdo, mas é incrivelmente útil. Em um mundo onde todos têm acesso a tudo, as pessoas escolhem pela emoção. 
  • Uso diário! Crie algo que as pessoas desejem fazer todos os dias. O nome do jogo é retenção. 
  • Interativo! As pessoas já não se falam mais cara a cara. Não dá para mudar isso, mas é possível se aproveitar disto. O aplicativo deve ser parte da evolução e da revolução da humanidade. 
  • Atenção aos detalhes! Use o app todo o tempo, seus amigos e sua família também devem usar. Veja outros aplicativos, compare com o seu e entenda o que os outros têm de melhor e como você pode repetir as qualidades em um novo contexto. No fim de tudo, ficarão somente os melhores.

Serviço
14ª edição do Tela Viva Móvel (TVM)
Data: 5 e 6 de maio
Horário: 9h às 18h
Local: WTC Events Center – Avenida das Nações Unidas, 12551, Brooklin Novo – São Paulo, 04578-903
Inscrições e programação: http://telavivamovel.com.br/

Sobre a Converge Comunicações
A Converge Comunicações foi fundada em 1992 e é o principal grupo de comunicação do Brasil dedicado ao acompanhamento do mercado de telecomunicações, TI, mobilidade, comunicação (mídias) e conteúdo audiovisual. Na área de publicações B2B (business to business) conta com a revista Tela Viva (televisão aberta, TV paga, produção audiovisual e distribuição de conteúdos) e publicações especiais anuais, como o Atlas Brasileiro de Telecomunicações, o Anuário de Mídias Digitais, guias e pôsteres, além dos noticiários Teletime (telecomunicações) e TI Inside (tecnologia da informação) e Mobile Time (mobilidade).

Deixe uma resposta