Consultoria oferece novas experiências aos colaboradores como visitas a museus

Com a proposta de oferecer novas experiências aos colaboradores e estimulá-los a terem soluções inovadoras para o dia a dia corporativo, a People + Strategy – consultoria brasileira reconhecida e respeitada por seu trabalho estratégico com a alta liderança de grandes companhias – guia alguns de seus clientes a visitas a museus. Diferente, mas eficaz. Trata-se de uma atividade totalmente diferenciada, que faz parte de um trabalho que foca necessidades dos clientes.

Através de analogias de fatos e características encontradas na História da Arte – da arte rupestre à arte contemporânea – com o dia a dia das empresas, os participantes podem se enxergar na história e na arte e tecer paralelos com os desafios enfrentados pelas corporações. Uma atividade que trabalha com o racional e o emocional e ajuda a pensar além. Participaram recentemente dessas atividades os colaboradores de grandes empresas.

“Em um de nossos programas de desenvolvimento de liderança estabelecemos uma analogia com o que aconteceu com a arte dos pintores impressionistas, nos meados do século XIX, e o que as empresas enfrentam atualmente. Naquele período, um grupo de artistas inovadores buscaram novas formas e meios de se expressar e viver de sua arte. Enfrentaram e souberam tirar proveito de um novo concorrente, a fotografia. Foram também buscar outras visões de arte em  fontes inusitadas como a gravura japonesa. Diante de um mercado controlado por mentalidades conservadoras, construíram relações com novos meios de comercialização, as então nascentes galerias de arte e seus marchands, que por sua vez buscavam expandir o tradicional mercado de arte para além das fronteiras da Europa. Hoje, com anos turbulentos no cenário macro econômico, é preciso saber lidar com a competitividade, perdas e a tecnologia, e a imaginação é um poderoso instrumento para buscarmos caminhos originais”, explica o consultor da People + Strategy, Rafael Guanaes.

Segundo o sócio e diretor da People + Strategy, João Roncati, “a busca por referências passados ajuda a compreender o presente e pensar o futuro. Trabalhar com analogias, despertar a capacidade de criar metáforas nos permite enriquecer a forma de enxergar o que nos parece puramente factual e racional e, no fundo, não é.

O contato com a História da Arte e a busca por referências chama atenção também para o Storytelling, um processo diretamente relacionados aos processos de  treinamento e desenvolvimento. Com ele, as pessoas “se reconhecem” em histórias comuns e humanizadas, compartilham experiências e sentimentos.

Segundo Guanaes, “Temos buscado experiências inovadoras que nos permitem transcender para outro universo. É importante perceber que a arte tem muita ligação com o cotidiano e desafios das corporações. E essa visita toca a sensibilidade das pessoas, aguça a percepção e ativa a criatividade”.

Sobre a People + Strategy
People+Strategy Consultoria Empresarial, ou P+S, é uma empresa brasileira de consultoria para altas lideranças de grandes companhias que possui uma abordagem integrada entre os princípios, a modelagem e a reflexão sobre Estratégia Empresarial, Processos de Planejamento e a Gestão por Competências. Mais informações em: www.peoplestrategy.com.br

Deixe uma resposta