Comportamento do consumidor exige novas estratégias da publicidade*

Boas ideias são o princípio básico de qualquer negócio. Assim como diz o ditado: “a propaganda é alma do negócio”. Porém, ela tem de ser ativa e eficiente para que os resultados sejam alcançados, uma vez que os consumidores estão mais exigentes em relação à qualidade do produto que consomem e ao envolvimento sustentável que a marca tem. Em tempos de crise é esperado que os consumidores sejam mais analistas, críticos e exigentes e, por isso, as empresas precisam reinventar e adaptar os métodos para conquistar os clientes.

Atualmente o consumo não tem apenas características meramente capitalistas e vem crescendo como instrumento de cidadania e, por consequência, tem levado as empresas e organizações a buscarem por um viés social, tanto dentro quanto fora de seus negócios. Projetos, parcerias com instituições, investimento em saúde e bem estar, entre outras iniciativas contam a favor das empresas e crescem aos olhos dos clientes que não procuram mais apenas por um produto ou serviço, e sim tudo o que aquilo envolve e provoca.

Na última década, os consumidores em geral passaram a ter acesso fácil a informação e, por consequência, puderam ver as inúmeras opções que o mercado pode oferecer, tanto no desenvolvimento tecnológico oferecido pelas empresas, quanto no lado sustentável que elas passaram a levar em consideração na hora de vender seu produto. Mas como o consumo consciente pode ser um aliado da publicidade?

Com uma cartela tão grande de produtos cada vez mais parecidos tecnicamente, itens que até então eram imprescindíveis para levar o cliente a consumir determinada marca, como qualidade, preço e bom atendimento passaram a se tornar essenciais e não mais diferenciais.

Um estudo feito pela Nielsen em 2011 revelou que as empresas mais sustentáveis são escolhidas para receber investimentos e negócios. Cerca de 70% dos investidores brasileiros preferem confiar suas apostas às companhias que se preocupam com a sustentabilidade. Outra pesquisa recente do SEBRAE mostra que 79% dos proprietários de pequenos e médios negócios sabem que a sustentabilidade atrai mais clientes. O chamado marketing verde é a nova aposta para conversão dos clientes.

Já notou o crescente aumento de marcas ligadas a alimentação saudável ou mesmo eventos ligados a uma alimentação de qualidade? Até mesmo os foodtrucks e fastfoods, têm investido em produtos diferentes como alimentos orgânicos, integrais e sucos detox. Isso porque os costumes e hábitos vão mudando e, junto com eles, as empresas precisam se readaptar e repensar em como fazer para continuar em evidência para os clientes. É como um marketing silencioso. O Mc Donald´s, por exemplo, inseriu no cardápio refeições que incluem frutas, wraps, gelatina e sucos naturais. É uma via de mão dupla, pois se mais consumidores procuram por marcas e produtos que tenham em seu escopo esses referenciais, mais empresas passarão a investir nesse mercado e divulgar essa iniciativa.

Quem não se posiciona e não se preocupa em criar uma imagem que promova a marca com base nas preferências do público alvo, perde clientes e corre o risco de ser cortado do mercado. Ou seja, pensar em ações e estratégias que promovam a marca, sejam eventos ou propagandas, com base nessas questões, transforma a visão dos clientes, fazendo com que se identifiquem com a empresa.

*Cleber Guerra é diretor de Criação da Settiges, agência brasileira de Design, Promoção e Propaganda (www.settiges.com.br)

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