Como escolher um fornecedor mobile para sua empresa?

O uso da mobilidade nas organizações já não é mais uma questão de escolha. De pequenas a grandes empresas os devices e os aplicativos móveis estão presentes. Basta olhar no restaurante, o garçom anotando o pedido em um PDA, ou na rua o guarda de trânsito multando o carro com um dispositivo móvel. Segundo o Instituto de Pesquisa Gartner, até o final de 2013, as empresas terão investido 133,9 bilhões de dólares em TI. Uma das prioridades será a melhoria da mobilidade, pois, ainda segundo o Gartner, 40% da força de trabalho mundial irá utilizar dispositivos móveis diariamente na execução de suas atividades, em 2016. 

É importante salientar que para as empresas obterem bons resultados com o uso da mobilidade é preciso que optem por sistemas que oferecem integração e sincronismo de dados. Isso porque há opções de aplicativos mais fáceis de desenvolver, que costumam ser mais simples de produzir e até mais baratos. Inicialmente pode parecer uma boa opção, mas a verdade é que eles não suportam um grande fluxo de dados e, com isso, acabam não sendo o ideal para o uso constante que o dia a dia organizacional exige. 

Um aplicativo mais robusto pode até levar mais tempo para ser desenvolvido e ter um custo maior, mas ele garante que a sua empresa não vá ter problemas no futuro. Por exemplo, se você precisa de um sistema integrado para automatização do seu processo de vendas ou melhoria do trabalho dos seus técnicos de campo é essencial que o aplicativo esteja apto ao uso simultâneo de vários usuários e que armazene e troque uma grande quantidade de informações.

Na hora de escolher um fornecedor mobile é importante destacar que não pode ser simplesmente um profissional de TI. Tem muita empresa contratando apenas um free-lancer e acreditando que isso pode resolver, mas não é bem por aí. Seguem algumas dicas que considero importante.

Primeiro, escolha uma empresa que tem experiência no assunto e não um profissional autônomo, que pode simplesmente desaparecer depois de criar o app e não dar mais nenhum suporte e atualização no que foi feito. Além disso, ele pode não cumprir o prometido e você perder tempo e dinheiro. O melhor é contar com uma empresa para ter respaldo tecnológico e outras garantias mais. 

Então, minha dica é: contrate uma empresa. Mas antes disso, pesquise, pesquise muito! É preciso conhecer os clientes, serviços prestados e, se possível, até cases da empresa contratada. Busque referências e saiba se ela pode atender às suas necessidades. Veja os clientes que ela possui. O tema mobilidade pode ser novo, mas existem no mercado empresas que já trabalham com isso há mais de 10 anos e que sabem o que fazem.

Em segundo lugar, depois de encontrar as empresas, peça um orçamento detalhado com todo o planejamento das ações para ver o que elas pretendem fazer. Isso é fundamental para que sua empresa obtenha os resultados esperados.

Por último, porém não menos importante, faça um plano de como integrar o novo sistema na sua empresa. É importante que a organização (ou o departamento que for fazer uso dos novos sistemas) esteja consciente das novas funcionalidades à disposição, e saiba a quem recorrer em caso de dúvidas. 

Tenho observado que as empresas que implantam esses sistemas obtêm um significativo aumento na satisfação dos clientes, que na maioria das vezes recebem um serviço com mais qualidade e em um menor espaço de tempo. E com o tempo, as empresas que investiram em um sistema móvel certamente se destacam das concorrentes por ofertar serviços de melhor qualidade. 

Quando bem administrada, a mobilidade corporativa pode trazer inúmeros benefícios para a empresa e seus funcionários. No fim das contas, escolher com sabedoria é a melhor forma de se prevenir de eventuais problemas e também ganhar realmente mais competitividade no mercado. 

*Por João Moretti, diretor geral da MobilePeople – empresa especializada em soluções móveis corporativas

 

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