Autor do Almanaque do Santos FC descobre partida inédita em que Pelé jogou como goleiro

Era um jogo-treino, mas atraiu 20 mil pessoas ao Estádio Houphonet-Boigny, de Abdjan, capital da Costa do Marfim. Naquela segunda-feira, 10 de janeiro de 1966, Santos e Costa do Marfim se enfrentaram em um jogo bem descontraído. Pelé atuou o primeiro tempo como goleiro e no segundo reforçou o time local, chegando a marcar um gol contra o Santos, que acabou vencendo por 4 a 2. Como esta, mais de dez partidas foram descobertas por Guilherme Nascimento, que pesquisou os últimos 42 anos para escrever o Almanaque do Santos FC, agora publicado pela Magma Editora.

“Eu estava fechando o livro quando o Santos me mostrou um material enviado por um associado do clube. Nestes arquivos encontrei informações sobre esta partida exibição do Santos contra a Costa do Marfim. Confrontei diversos jornais e vi que não havia erros. Mas por algum motivo esta partida não consta nem em biografias do Pelé. Além de todo o trabalho de pesquisa, também tive sorte”, conta o Guilherme Nascimento.

Gol 10 mil agora é o “de placa”, de Dutra

Com os novos jogos foram acrescentados novos gols e isso alterou a lista de autores de gols históricos do Santos. Segundo o Almanaque, o gol  de Dutra em outubro de 1997, que recebeu uma placa por ter sido feito quase do meio do campo, agora é o gol 10 mil do Santos, substituindo o de Jorginho, marcado em janeiro de 1998.

“Estabelecemos critérios e acrescentamos amistosos oficiais que não constavam na história do Santos. A maioria eram jogos do período do amadorismo, entre 1912 e 1933. Também retiramos algumas partidas. Eu e o Guilherme Guarche, responsável pelo departamento de memória do Santos, levamos cerca de seis meses confrontado as partidas para chegar ao resultado final”, destaca o autor.

Nascimento também ressalta que a parte mais difícil foi obter as informações sobre os adversários do Santos, mas a riqueza de material que possuía junto com seus irmãos o ajudou muito. “Em 2002, comecei a organizar as informações, mas apenas em 2004 surgiu a ideia do Almanaque. Os meus irmãos são são-paulinos e tínhamos muito material não apenas sobre o Santos, mas sobre futebol em geral. Isso foi muito importante na hora de montar as fichas e é um diferencial do livro, que são os dados sobre os adversários”.

Almanaque do Santos FC é o primeiro livro com informações técnicas de mais de 5.600 partidas jogadas pelo Alvinegro Praiano em seus cem anos de história. Dados como local do jogo, data do confronto, escalação das duas equipes, placar, além de curiosidades e comentários sobre as partidas estão na obra.

Sobre o livro

Título: Almanaque do Santos FC
Autor: Guilherme Nascimento
ISBN.: 9788598230344
Formato: 21x27cm
Edição: 1 / 2013
Idioma: Português
Número de páginas: 392
Preço de capa: R$ 99,00

Sobre a editora Magma Cultural

A Magma Cultural é especializada na produção de livros de arte sobre arquitetura, design, fotografia, esportes e história. A editora se propõe a explorar as riquezas da arte e da cultura brasileiras, utilizando a brasilidade como principal essência e empregando sofisticação na linguagem dos projetos e produtos, criando propriedades com valores conceituais e patrimoniais. Em 2012, a Magma lançou o livro Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte, que homenageia o centenário do clube praiano. A obra esgotou na livraria em apenas sete dias.

Fundada em 2003, a editora já publicou diversas obras premiadas por sua estética e design. Em 2008, o livro As Moedas Contam a História do Brasil conquistou o primeiro lugar do Jabuti, premiação de maior prestígio no setor editorial, na categoria Projeto Gráfico. O mesmo livro levou o terceiro lugar na categoria Capa, enquanto Johnny – Eles Falam da Alma Marc Ferrez – Santos Panorâmico ficaram entre os 10 melhores nas categorias Fotografia e Projeto Gráfico, respectivamente. Em 2009, foi a vez de 60 Artistas e Arquitetos ficar entre os 10 melhores na categoria Projeto Gráfico. Em 2006 e 2007, Príncipe de Astúrias – O Mistério das Profundezas De Santos a Jundiaí – Nos Trilhos do Café com a São Paulo Railway ficaram entre os 10 melhores na categoria Capa.