O mercado mundial de RA e VR deverá ser de US$ 209 bilhões este ano. Os downloads de aplicativos desses tipos deverão chegar aos 5,5 bilhões até o fim de 2022.
As tecnologias de realidade aumentada (RA) e realidade virtual (VR) testemunharam um crescimento significativo ao longo dos anos, com um imenso potencial para mudar o mundo como o conhecemos. Desde a maneira como aprendemos até como nos divertimos e fazemos compras, elas abriram novos pontos de crescimento para empresas em todo o mundo.
O que deve vir pela frente?
1. Investimentos no metaverso
Gigantes como Microsoft, Google, Disney, Epic Games e Tencent anunciaram a entrada no metaverso, que vai movimentar US$ 758,6 bilhões até 2026, segundo a Research And Markets.
A transição para o metaverso é iminente, tanto que a Meta adquiriu a fabricante de headsets VR Oculus e criou a Horizon Workrooms, uma subsidiária de realidade virtual que vai impulsionar a criação de um universo virtual imersivo e habitável.
2. Fones se tornarão mais acessíveis
Os headsets de RV já estão mais baratos do que há alguns anos. A tendência é que eles se tornem mais acessíveis à população, graças principalmente à entrada de novas empresas da Ásia, que oferecem bons modelos a valores competitivos.
Será um mercado como o dos celulares. Empresas como HTC, Oculus, Apple e Panasonic lançarão modelos premium com muitas inovações e outras, de menor porte, oferecerão dispositivos mais básicos.
3. Conexão e disponibilidade no trabalho remoto
Os modelos home office e híbrido não dão sinais de que vão cair em desuso, ao contrário. Uma pesquisa global da Microsoft apurou que, em 2022, 58% dos brasileiros querem mudar para o trabalho híbrido ou remoto. E 71% priorizam o bem-estar nas atividades profissionais.
Pensando em dados como esses, organizações procuram maneiras de criar interações melhores entre os membros da equipe. As ferramentas de RV minimizam a sensação de isolamento e os impactos negativos da falta de interações humanas.
4. Compras mais interativas nas redes sociais
A demanda por experiências novas e aprimoradas aumentou. As novas gerações de compradores online querem interagir com os produtos digitalmente. E, para satisfazer seus desejos, mais empresas trabalham para democratizar a realidade estendida, termo que une RA e RV.
Compras nas redes sociais com realidade aumentada e realidade virtual são uma combinação que têm uma taxa de conversão 94% maior em comparação com interações estáticas. De acordo com a Grand View Research, é um mercado que vai crescer 47,1% ao ano até 2027.
5. Marketing 360º
Os vídeos 360º estão evoluindo e ganhando popularidade. Com uma técnica que dá ao espectador sensação de ação, eles são imersivos, fáceis de criar e de compartilhar. Por isso, as marcas estão interessadas em usar essa tecnologia em sua estratégia de marketing. Os vídeos imersivos representarão a próxima grande inovação publicitária, incentivada pelo crescente número de consumidores que preferem esse tipo de conteúdo a textos, por exemplo.
6. 5G aprimora experiências virtuais
Até 2026, a realidade virtual será um mercado de US$ 184,6 bilhões. Isso só vai acontecer a partir de uma maior utilização da quinta geração de redes móveis.
O 5G é talvez a tecnologia mais valiosa de todas para mundos virtuais. Por meio de conexões muito mais rápidas, as empresas podem reduzir a latência, melhorar a mobilidade e mergulhar ainda mais seus usuários em um ambiente virtual realista.
*Luiz Alexandre Castanha é administrador de Empresas com especialização em Gestão de Conhecimento e Storytelling aplicado à Educação, atua em cargos executivos na área de Educação há mais de 10 anos, é especialista em Gestão de Conhecimento e Tecnologias Educacionais e agora CEO da NextGen Learning. Mais informações no site: https://alexandrecastanha.wordpress.com/