Os influenciadores, ou influencers como são popularmente conhecidos, têm dominado as redes sociais. Apesar de parecer um hobby, ser influenciador pode sim ser considerado uma profissão.
Mas o que isso tem a ver com negócios? No texto de hoje te explicaremos a importância dos influenciadores para empresas que trabalham no B2C!
O que são os influenciadores?
Influenciadores, em sua grande maioria, são pessoas famosas ou reconhecidas em determinada área, que utilizam suas redes sociais para compartilhar sua rotina e seu estilo de vida. Por terem milhares de seguidores em suas páginas, essas pessoas chamam atenção das grandes marcas para parceria de negócios.
Existe o que é chamado de publipost, que basicamente é a divulgação de um produto ou serviço através de uma publicação no feed ou story. O intuito das marcas ao optar por esse modelo de negócio é justamente fazer com que o público que acompanha esses influenciadores vejam e interajam com essa publicação e assim sejam influenciados a comprar da marca.
Claro que quanto maior for a empresa, possivelmente ela optará por influenciadores com a maior quantidade de seguidores, mas ainda assim existem youtubers mais acessíveis.
Como escolher o influenciador ideal para seu negócio
Existem alguns pontos importantes na hora de fazer a sua escolha. Analisar esses aspectos vai te ajudar a conquistar uma parceria de sucesso, além de evitar possíveis dores de cabeça. São três pontos indispensáveis na hora da escolha:
Relevância
Pense na relevância que aquele influenciador tem. Se a sua empresa é de determinado segmento, opte por algum influencer que domine sobre o assunto. Suponhamos que você tenha uma loja de roupa, o ideal é contratar alguém que produza conteúdos sobre moda, beleza ou lifestyle.
Engajamento
Não esqueça: Seguidores são apenas números! O que deve ser analisado precisamente são as curtidas, visualizações nos storys e comentários por publicação, ok?
Alcance
Quando falamos de alcance, nos referimos ao público que esse influencer atinge. É recomendado que você opte por um influenciador regional que atinja pessoas da sua cidade, por exemplo. Claro que depende do tipo de serviço ou produto que você oferece, mas é um ponto importante a ser considerado.
Importante!!! Não esqueça de alinhar o tipo de conteúdo e abordagem. Nesse processo de divulgação, o influenciador é seu porta-voz, então o ideal é que as ideias estejam alinhadas para que seu negócio seja bem visto.