“Santos 3 x TRI” é uma homenagem aos três tricampeonatos Paulistas conquistados pelo Clube

Para contar e homenagear a conquista de três tricampeonatos Paulistas, o Santos FC e a editora Magma Cultural apresentam o livro “Santos 3 X TRI”. Escrita pelo jornalista Vitor Loureiro Sion e com prefácio de Edu Dracena, a obra relata os melhores momentos de cada tricampeonato com destaque para as jogadas fabulosas do Rei Pelé e também as façanhas do jovem Neymar. Além de trazer o prefácio do capitão do time, Edu Dracena.

 

“Aqui no Santos conquistei os maiores títulos da minha carreira. Em dois anos e meio, já foram cinco: uma inédita Copa do Brasil, a tão esperada Libertadores, 48 anos depois, e o tricampeonato paulista. Tenho muito respeito pelos outros clubes que defendi, mas foi aqui no Peixe que vivi – e continuo vivendo – meus melhores momentos como atleta. Tudo isso graças ao grupo superespecial que temos e ao respaldo da Comissão Técnica e da Diretoria.”
Edu Dracena
O Campeonato Paulista é o estadual mais disputado do Brasil e o Santos conseguiu ser vitorioso em 20 oportunidades, sendo três vezes tricampeão: 1960/ 61/ 62; 1967/ 68/ 69; e 2010/ 11/ 12. No livro “Santos 3 x TRI”, o autor relata os bastidores dos jogos e narra as curiosidades do Clube desde os seus primeiros tempos.
O livro apresenta as principais histórias dos dois primeiros tricampeonatos conquistados na Era Pelé. Esta fase é marcada pela supremacia do Santos no futebol brasileiro e mundial. Além do Paulista, o time conquistou a Taça do Brasil, a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. Uma história marcante relatada na obra é a vinda da seleção da antiga União Soviética (URSS) para jogar contra o Santos, na Vila Belmiro, em plena Guerra Fria.
Na obra, a história está dividida por ano e o último tri tem um espaço maior. Cada campeonato conta com um capítulo especial. No ano de 2010, o destaque é para os novos “Meninos da Vila”. Nessa parte, o jogador Robinho, que já havia deixado sua marca na história santista, voltava ao clube para dividir experiências e molecagens com Neymar, Ganso e os outros garotos. Quem não se lembra das coreografias a cada gol marcado. E Giovanni em sua terceira passagem pelo Santos queria encerrar a carreira com um título.
Mais do que o resultado, o que se comentava nos dias seguintes era o atrevimento de Neymar. Em um lance repetido à exaustão nos programas esportivos e que dividiu os comentaristas, o atacante dava um chapéu no zagueiro Chicão, na época capitão do Corinthians, quando o juiz já havia apitado e o jogo estava parado. Os corintianos, inclusive Ronaldo e Chicão,  saíram de campo reclamando que o Santos estava fazendo muita “gracinha”.
Já no ano de 2011, o livro faz menção a saída de personagens importantes – Robinho, Wesley e André – e a lesão de Paulo Henrique Ganso. Mas o time teve a volta de Elano e a chegada do técnico Muricy Ramalho. Com foco na Copa Libertadores, o Santos teve tropeços durante o campeonato, mas conquistou o Paulista em cima de um dos maiores rivais, o Corinthians. O ano de 2011 ainda foi marcado pela conquista da Copa Libertadores e a chegada a final do Mundial de Clubes contra o Barcelona.
A maturidade dos meninos da Vila é ressaltada no capítulo que trata do Campeonato Paulista de 2012. Neymar, como já era previsto, se destaca tanto no Santos como na Seleção Brasileira e ganha reconhecimento internacional. O jogador vira o principal artilheiro do Alvinegro Praiano após a Era Pelé. “Santos 3 x TRI” apresenta todas estas histórias acompanhadas de belas fotos e com a ficha técnica de cada jogo.
Após o jogo, Muricy se derreteu em elogios a Neymar. “É difícil falar do Neymar. Cada jogo é uma coisa diferente que ele faz. Eu tenho muito pouca sabedoria para falar o que é o Neymar. Daqui a pouco, quando eu parar e estiver no meio do mato, vou contar para meus amigos que eu dirigi o Neymar. Já é um dos melhores do mundo. Se a gente tem uma esperança de ganhar a Copa do Mundo, é esse garoto.”