Miguel Nicolelis (neurocientista), Mike Krieger (um dos criadores do Instagram) , Fábio Porchat ( Porta dos Fundos), Eduardo Saverin (Facebook) e Bernando Paz (idealizador do museu de Inhotim) –esses são alguns dos nomes da lista dos 25 brasileiros vivos que simbolizam a inovação.
Selecionada por um grupo de jornalistas e empreendedores, a lista é, agora, lançada à consulta popular via internet pelo Ibope (Conecta).
Essa escolha faz parte do lançamento do QI (Quem Inova), blog do jornalista Gilberto Dimenstein, com foco principal em inovações de impacto social nas mais diversas áreas: da publicidade, passando pelas artes, negócios até saúde e educação.
Comando pelo jornalista Márcio Diniz (ex-editor do site da Folha), o QI conta com uma equipe de colaboradores especializados em empreendorismo social, entre os quais Patrícia Trudes da Veiga, ex-editora de empreendedorismo social da Folha de S.Paulo.
Ganhador dos principais prêmios destinados a jornalistas e escritores, Dimenstein ganhou reconhecimento internacional não só por suas reportagens, mas pela idealização de projetos sociais. Ele integrou a incubadora de projetos sociais de Harvard.
O projeto é realizado em parceria com o Catraca Livre, portal que, no final de ano passado, foi considerado por um júri composto por especialistas em tecnologia da informação da Universidade de Oxford, BBC e Financial Times, como uma das 100 mais importantes inovações digitais que produzem mudança social.
O projeto é lançado com apoio da HSM, a principal organizadora de seminários voltados à gestão e inovação. Também conta com o apoio da vice-presidência de recursos humanos da Ambev.