As mídias sociais crescem cada dia mais. Com isso, a utilização delas para publicidade e marketing digital tem se tornado uma ótima ferramenta de estratégia para as empresas. A rapidez, a praticidade e as vantagens que as plataformas digitais oferecem são capazes de trazer muita visibilidade, retorno e benefícios para as marcas, principalmente, o marketing feito no Facebook.
O Facebook é hoje a rede social mais popular e acessada do mundo inteiro. São 1,55 bilhões de usuários ativos, sendo que 1 bilhão visita a mídia social pelo menos uma vez ao dia. O Brasil é considerado o segundo país do mundo com a maior taxa de usuários novos por mês e já atinge a marca de 90 milhões de pessoas inscritas. De acordo com relatórios divulgados pela própria mídia social, as propagandas divulgadas no Facebook são as mais vistas na web, ganhando até do Google. Por isso, não é difícil concluir que o Facebook pode ser um outdoor maravilhoso para os seus anúncios.
Para gerenciar o marketing no Facebook a maioria das empresas costuma procurar agências especializadas em marketing digital e que sabem cuidar da sua reputação na internet. Os resultados costumam surpreender positivamente. Eu mesma já atendi diversos clientes que procuravam, através do Facebook, aumentar a visibilidade positiva da sua marca e estreitar relacionamentos com os clientes. E o retorno do investimento foi muito bom em todos os casos, assim como mostra um estudo realizado pelo Facebook: De 60 campanhas feitas na mídia social, 49% das empresas aumentou o lucro retorno por 5 vezes mais o custo por anúncio.
Os motivos para pensar nesse tipo de investimento são vários. Buscarei citar neste artigo alguns que considero os principais e que mais chamam atenção das empresas.
Primeiramente é preciso destacar que a publicidade é feita de forma segmentada e personalizada. Os anunciantes conseguem atingir grupos específicos de acordo com seus interesses e necessidades. Filtram o público que será atingido de acordo com a idade, interesses pessoais, localidade, etc. O que é ótimo, pois anúncios que são direcionados para um público personalizado são 387% mais propensos a serem falados entre os colegas de trabalho, amigos e familiares, ainda de acordo com estudo do Facebook.
Outra possibilidade é criar uma página de fãs. Dessa forma é possível criar um engajamento e um relacionamento que contribuam para uma boa construção da marca e lealdade do público. É possível, através de textos, fotos e vídeos, oferecer promoções especiais, promover novos produtos, campanhas publicitárias, atualizações sobre novos serviços, além de criar eventos e convidar os clientes. Além disso, no Facebook, a mensagem que a sua empresa passa é descontraída e cativante, o que faz com que o público-alvo interaja de maneira positiva.
Um fator que também deve ser destacado é que os usuários do Facebook oferecem um engajamento maior com o público. Afinal, eles visitam o site não apenas para consumir informação, mas também para criar conteúdo. Isso resulta em uma taxa de retenção mais elevada, que melhora a visibilidade dos anúncios. Além disso, as campanhas on-line pelo Facebook podem atingir seu público por um preço bastante acessível. Existe uma grande quantidade de pacotes, que variam o preço de acordo com quantas pessoas você pretende alcançar. Os valores podem variar muito e se encaixar nos mais diferentes tipos de orçamento.
Mais um ponto interessante: a capacidade maior de atingir usuários de smartphones. O Facebook possui o app para dispositivos móveis e é acessado por cerca de 800 milhões de pessoas por dia através dos celulares. Isso significa que o anunciante não só tem a capacidade de atingir pessoas em seus computadores, mas em qualquer hora ou lugar.
Para completar, o Facebook fornece aos anunciantes dados completos de quantas pessoas visualizaram seu anúncio, além de informações gerais sobre eles. Dessa forma, a mídia social ajuda os anunciantes a entenderem melhor quais tipos de anúncio chamam mais a atenção, qual é o publico atingido, etc.
Trabalhar o Marketing no Facebook além de trazer novos clientes para a sua empresa faz com que você conheça melhor, identifique e atinja o seu público-alvo da maneira mais apropriada. Tiro certo e hoje, quase que necessário, para todas as empresas que querem se destacar no mercado.
*Por Julia Sousa, diretora de desenvolvimento de negócios da Status Labs – empresa de gerenciamento de reputação on-line, marketing digital e relações públicas dos Estados Unidos. Mais informações em www.statuslabs.com.br