Hoje em dia, as pessoas já saem para realizar uma compra com muita informação. Para se ter ideia, uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que 92% dos brasileiros pesquisam sobre produtos ou serviços antes de efetuar uma compra. No mundo globalizado, excesso de informação já não é mais o suficiente. É necessário ir além para conquistar um cliente e fazer uma boa venda, não é mesmo?
Portanto, é feito todo um trabalho de imersão total dos consultores na empresa, com treinamento, capacitação e constante atualização profissional e tecnológica, afinal, empresas de tecnologia estão inovando a todo o momento.
É necessário possuir um vasto conhecimento no segmento, oferecendo todo o suporte para a realização de treinamentos e desenvolvimento de equipes. Por isso, é aplicado o chamado design instrucional, que envolve métodos, técnicas e recursos em processos de ensino e aprendizado.
O importante para fazer um outsourcing de pessoas eficaz é se preocupar com a construção de materiais didáticos, cursos e objetos de aprendizagem. Além do desenvolvimento de habilidades, como capacidade de respostas e resolução dos problemas, eficiência no uso de recursos, tratativa, vestuário dos consultores, tudo de acordo com o perfil do cliente em questão.
Além disso, com a contratação de uma agência, as organizações não precisam lidar, por exemplo, com toda a parte burocrática da legislação trabalhista para contratar esses profissionais.
Mas essa questão vai ainda além. A procura de uma empresa que seja responsável por esse serviço é delicada, pois é preciso que essa traga consigo o know-how fundamental para a conquista de vantagens competitivas. Afinal, hoje ooutsourcing já não é só encarado como uma via para resolver problemas de custos e eficiência, mas também muito valorizado pelo seu enorme potencial para agregar novas ideias, conceitos e estratégias na organização.
Outro problema enfrentado pelas empresas, e que pode ser consideravelmente resolvido pelo outsourcing de pessoas, é o alto número de turnover. Esse índice de rotatividade elevado gera custos elevados para as corporações, o que reflete na produtividade e no relacionamento entre os colaboradores. Segundo o censo atual produzido pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), o índice de turnover brasileiro nas empresas de TI, por exemplo, foi cerca de 30% superior à média das empresas latino-americanas.
Para ilustrar melhor tudo o que citei até agora, darei um exemplo recente de uma ação de venda que promovemos para um dos nossos clientes de tecnologia. Como o produto tratava-se de um eletrodoméstico conceito da marca e era direcionado para um público bem específico, começamos com um critério rigoroso na seleção de consultores. Escolhemos pessoas bilíngues e que possuíam a formação necessária para articular sobre o conceito do produto. Realizamos um treinamento completo e intensivo, além de toda a preparação do vestuário adequado.
O próprio presidente da multinacional quando passou pelo Brasil chegou a abordar um desses consultores, sem mencionar quem realmente era, para saber sobre o produto. Como a pessoa estava extremamente preparada, a ação foi um verdadeiro sucesso.
Se realizados dessa forma, os serviços de outsourcing, sem dúvidas, direcionarão para uma ampla gama de desafios e conseguirão oferecer soluções para as necessidades específicas de cada cliente. Reduções de custos, mais qualidade em serviços, foco no core business, otimização de mão de obra e acesso a recursos especializados, serão facilmente alcançados com uma boa agência de marketing realizando um outsourcing realmente qualificado.
Atualmente é fundamental analisar o “ROI” dos valores investidos, e a terceirização da força de vendas permiti conhecer exatamente a retorno sobre o investimento, uma vez que os “KPIs” são claramente definidos e facilmente analisados.
Comprovadamente o profissional terceirizado dedica muito mais tempo a vendas, se envolvendo apenas nos processos fundamentais para atingimento dos resultados.
* Por Marcio Vidal, Head da Divisão “Programa de Canais” da Neotass – agência brasileira de comunicação que oferece soluções integradas e inovadoras de marketing para seus clientes há mais de 20 anos.