Que tal um profissional qualificado para vender seus produtos e serviços sem custo trabalhista, sem turnover e permanentemente atualizado?*

Se você se faz a pergunta acima, vou te contar agora como isso é possível. Atendemos grandes empresas de tecnologia que, por exemplo, precisam resolver essa questão e cuidamos disso para eles. O outsourcing de pessoas demanda um forte trabalho de treinamento, onde os profissionais se tornem verdadeiros consultores de venda, extremamente preparados e qualificados, não só para vender um produto e sim o seu conceito e o valor de negócio.

Hoje em dia, as pessoas já saem para realizar uma compra com muita informação. Para se ter ideia, uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que 92% dos brasileiros pesquisam sobre produtos ou serviços antes de efetuar uma compra. No mundo globalizado, excesso de informação já não é mais o suficiente. É necessário ir além para conquistar um cliente e fazer uma boa venda, não é mesmo?
Portanto, é feito todo um trabalho de imersão total dos consultores na empresa, com treinamento, capacitação e constante atualização profissional e tecnológica, afinal, empresas de tecnologia estão inovando a todo o momento. 

É necessário possuir um vasto conhecimento no segmento, oferecendo todo o suporte para a realização de treinamentos e desenvolvimento de equipes. Por isso, é aplicado o chamado design instrucional, que envolve métodos, técnicas e recursos em processos de ensino e aprendizado.

O importante para fazer um outsourcing de pessoas eficaz é se preocupar com a construção de materiais didáticos, cursos e objetos de aprendizagem. Além do desenvolvimento de habilidades, como capacidade de respostas e resolução dos problemas, eficiência no uso de recursos, tratativa, vestuário dos consultores, tudo de acordo com o perfil do cliente em questão.

Além disso, com a contratação de uma agência, as organizações não precisam lidar, por exemplo, com toda a parte burocrática da legislação trabalhista para contratar esses profissionais.

Mas essa questão vai ainda além. A procura de uma empresa que seja responsável por esse serviço é delicada, pois é preciso que essa traga consigo o know-how fundamental para a conquista de vantagens competitivas. Afinal, hoje ooutsourcing já não é só encarado como uma via para resolver problemas de custos e eficiência, mas também muito valorizado pelo seu enorme potencial para agregar novas ideias, conceitos e estratégias na organização.

Outro problema enfrentado pelas empresas, e que pode ser consideravelmente resolvido pelo outsourcing de pessoas, é o alto número de turnover. Esse índice de rotatividade elevado gera custos elevados para as corporações, o que reflete na produtividade e no relacionamento entre os colaboradores. Segundo o censo atual produzido pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro Nacional), o índice de turnover brasileiro nas empresas de TI, por exemplo, foi cerca de 30% superior à média das empresas latino-americanas.

Para ilustrar melhor tudo o que citei até agora, darei um exemplo recente de uma ação de venda que promovemos para um dos nossos clientes de tecnologia. Como o produto tratava-se de um eletrodoméstico conceito da marca e era direcionado para um público bem específico, começamos com um critério rigoroso na seleção de consultores. Escolhemos pessoas bilíngues e que possuíam a formação necessária para articular sobre o conceito do produto. Realizamos um treinamento completo e intensivo, além de toda a preparação do vestuário adequado.

O próprio presidente da multinacional quando passou pelo Brasil chegou a abordar um desses consultores, sem mencionar quem realmente era, para saber sobre o produto. Como a pessoa estava extremamente preparada, a ação foi um verdadeiro sucesso.

Se realizados dessa forma, os serviços de outsourcing, sem dúvidas, direcionarão para uma ampla gama de desafios e conseguirão oferecer soluções para as necessidades específicas de cada cliente. Reduções de custos, mais qualidade em serviços, foco no core business, otimização de mão de obra e acesso a recursos especializados, serão facilmente alcançados com uma boa agência de marketing realizando um outsourcing realmente qualificado.

Atualmente é fundamental analisar o “ROI” dos valores investidos, e a terceirização da força de vendas permiti conhecer exatamente a retorno sobre o investimento, uma vez que os “KPIs” são claramente definidos e facilmente analisados.

Comprovadamente o profissional terceirizado dedica muito mais tempo a vendas, se envolvendo apenas nos processos fundamentais para atingimento dos resultados.

* Por Marcio Vidal, Head da Divisão “Programa de Canais” da Neotass – agência brasileira de comunicação que oferece soluções integradas e inovadoras de marketing para seus clientes há mais de 20 anos.

 

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