Computadores, tablets e smartphones estão tomando cada vez mais tempo de nossas vidas. O uso abusivo dessas tecnologias pode trazer problemas físicos e psicológicos para os usuários, principalmente, para as crianças. Para levar a conscientização sobre o uso consciente dessas tecnologias para todos, o Instituto Delete – organização pioneira no Brasil criada dentro do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com a participação de profissionais da área de Saúde, Comunicação e Tecnologia – está lançando os livros “Etiqueta Digital” (para adultos) e “Cartilha Digital”, para o público infantil. O lançamento acontece nessa sexta-feira, dia 06 de abril, às 19h, na Livraria da Travessa, no Shopping Leblon, Rio de Janeiro.
Escritos pelos especialistas do Instituto Delete – Anna Lucia Spear King, Eduardo Guedes e Antonio Egidio Nardi – o livro “Etiqueta Digital” tem como objetivo apresentar aos leitores sugestões, regras de comportamento e algumas leis existentes para um uso mais consciente dos dispositivos eletrônicos. As orientações podem ser aplicadas também aos ambientes de trabalho e escolas.
Já o “Cartilha Digital” é o primeiro livro sobre o tema que traz um programa de 12 Passos para o uso consciente da tecnologia especialmente desenvolvido para crianças. O Mascote Deletinho traz uma abordagem lúdica e divertida, ensinando pais, crianças e professores a reconhecerem o uso abusivo e a traçarem estratégias para reverter o problema. A obra conta também com uma cartela de adesivos.
“No Instituto Delete, estamos constantemente recebendo pessoas dependentes do seu celular, das redes sociais ou de jogos eletrônicos. Sabemos da importância das novas tecnologias, mas defendemos sempre o seu uso com responsabilidade”, explica o pesquisador do Instituto de Psiquiatria da UFRJ e do Instituto Delete, Eduardo Guedes. “Estamos muito contentes com o lançamento dos dois livros e acreditamos que eles podem ser uma excelente ferramenta para ajudar a educar crianças e adultos. Para isso, queremos ver exemplares em todas as escolas e empresas do país. Essa conscientização precisa estar presente na vida das pessoas”, explica o pesquisador.
Os livros “Etiqueta Digital” e “Cartilha Digital” podem ser adquiridos pelos links http://bit.ly/livroEtiquetaDigital e http://bit.ly/livroCartilhaDigital Em breve, os exemplares poderão ser adquiridos em lojas físicas e e-commerces de todo país.
Dependência de Internet e Smartphone
Segundo dados da União Internacional de Telecomunicações (UIT), no mundo existem mais de 7 bilhões de aparelhos celulares em uso no mundo. Atualmente o smartphone é o meio mais utilizado para se utilizar a Internet. De acordo com pesquisa realizada pelo Google, 73% dos brasileiros que possuem smartphone não saem de casa sem seu aparelho. Eles relatam ansiedade e nervosismo por não estarem on-line.
Nos Estados Unidos, um estudo do Pew Research Center aponta que 46% da população afirma não conseguir viver seu um celular com acesso à Internet. No Brasil, as taxas estimadas de dependência do celular podem chegar a até 60%. Um estudo realizado pela pesquisadora da UFRJ Anna Lúcia Spears King – uma das pioneiras na pesquisa de Nomofobia (No Mobile Fobia, a fobia de ficar sem celular) no Brasil e também autora do “Etiqueta Digital” e “Cartilha Digital” – mostra que 34% dos entrevistados afirmam ter alto grau de ansiedade sem o telefone por perto.
No site do Instituto Delete é possível fazer testes que indicam se a pessoa está viciada ou não em Internet, Facebook, WhatsApp e telefone celular. Acesse: http://www.institutodelete.com/testes
Sinopse: Etiqueta Digital
Hoje em dia o que mais temos visto por toda a parte é um uso indevido, abusivo e indiscriminado das tecnologias (computador, telefone celular, tablets, etc.) no cotidiano. Sem a menor cerimônia, vemos pessoas cometendo gafes e sendo inconvenientes ao usarem as tecnologias em locais públicos e inapropriados, a qualquer hora e em todos os lugares como teatros, cinemas, elevadores, dirigindo carros, em salas de aula,em reuniões de trabalho, em mesas de bares e em inúmeras outras situações sem perceberem que estão sendo inconvenientes ou transgredindo as leis.
O livro Etiqueta Digital tem como objetivo apresentar aos leitores e empresas, sugestões, regras de comportamento e algumas leis existentes para o uso consciente das tecnologias e para que possamos usar nossos dispositivos tecnológicos no dia a dia com bom senso, ética, e seguindo as normas da boa educação.
Sinopse: Cartilha Digital
Neste livro infantil, o Mascote Deletinho que representa a tecla ‘DEL’ do computador ensina as crianças, por intermédio de 12 Passos, a fazerem uso consciente das tecnologias (computador, telefone celular, tablet, Internet, redes sociais, jogos, entre outras) no dia a dia. Os ensinamentos do Mascote Deletinho vão ajudar, não apenas as crianças e seus familiares, mas também os educadores na orientação das mesmas que precisam conhecer o tempo de uso, postura correta e como se comportar adequadamente no dia a dia ao usar um dispositivo tecnológico. Temos como objetivo ajudar a prevenir nas crianças problemas físicos e emocionais futuros que poderiam surgir em médio e longo prazo devido ao uso abusivo e inadequado das tecnologias no presente.
Serviço
Lançamento Cartilha Digital e Etiqueta Digital
Dia 06 de Abril de 2018, às 19h
Local: Livraria da Travessa, Shopping Leblon (RJ)
Sobre os livros
Cartilha Digital e Etiqueta Digital
Anna Lucia Spear King, Eduardo Guedes e Antonio Egidio Nardi
Editora EducaBooks
Preço Etiqueta Digital: R$ 35,00
Preço Cartilha Digital: R$ 25,00
Onde comprar: https://m.travessa.com.br/produto.aspx?codartigo=ad8bbd3f-4fbb-4690-83df-70d73686743f
https://m.travessa.com.br/produto.aspx?codartigo=66b11472-6c11-4d28-abf7-6d62673493f0
Sobre o Instituto Delete
Primeiro núcleo no Brasil especializado em Detox Digital e institucionalizado na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com profissionais da área da saúde, comunicação e educação (médicos, psicólogos, pedagogos e pesquisadores) para pesquisar sobre as tecnologias interferindo no comportamento humano e oferecer suporte e tratamento aos usuários abusivos de tecnologia.
Empresa de desenvolvimento do ser humano dedicada a orientar e informar a sociedade sobre o uso consciente das tecnologias, através de treinamento, tratamento, pesquisa e programas de conscientização e etiqueta digital.
O Instituto Delete oferece todas às sextas-feiras atendimento gratuito dentro Instituto de Psiquiatra da UFRJ das 8h às 11h. O endereço é Av. Venceslau Brás, 71, Botafogo, Rio de Janeiro. O Instituto fica dentro do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Procurar pelo prédio do Cipe). Saiba mais no site: http://www.institutodelete.com/