Com a proposta de explicar as mudanças climáticas que o planeta Terra vem sofrendo, a Ciência Divertida Brasil, com patrocínio do Ministério da Cultura e da Monsanto – empresa dedicada à agricultura e referência em inovação tecnológica – apresenta a peça “Projeto Iceberg: Entendendo as Mudanças Climáticas”, que começa a ser encenada no dia 3 de junho, em Cachoeira Dourada (MG) e percorre mais duas cidades mineiras: Paracatu e Uberlândia.
Na peça teatral, os atores exploram as causas e as consequências das mudanças climáticas que o nosso planeta enfrenta. Além do espetáculo, as crianças irão entender o que cada uma poderá fazer para minimizar os efeitos dessas mudanças, o que está acontecendo com os polos da Terra, além de receber dicas para utilizar os recursos naturais de maneira responsável e aprender técnicas de reciclagem. Todo o conhecimento é transmitido através de experimentos e atividades lúdicas e interativas, que permitem que as crianças aprendam de maneira simples e divertida.
“Esse é o primeiro passo para incentivarmos os jovens a colocarem a teoria em prática”, afirma Silene Chiconini, gerente de Sustentabilidade e Engajamento com a Comunidade da Monsanto para a América do Sul. A empresa é parceira do projeto há mais de dois anos. O objetivo, de acordo com Silene, é que os alunos compartilhem o conhecimento adquirido nas salas de aula com suas famílias e, consequentemente, com as comunidades em que vivem, engajando a sociedade na mobilização em prol do meio ambiente.
De acordo com o diretor da franquia da Ciência Divertida, Júlio Martinez, a parceria com a Monsanto é muito importante para disseminar informações entre aqueles que são o futuro do País. “Esperamos que as crianças e os adolescentes gostem e aprendam com a peça. E, desta forma, sejam propagadores das informações que receberem através dessa experiência lúdica e motivadora”, finaliza.
Sinopse
O espetáculo conta a história de dois cientistas malucos de Ciência Divertida que recebem uma mensagem da ursa Rosa, que mora no Polo Norte. Trata-se de uma carta de socorro, pois o gelo está derretendo e o nível dos mares está subindo. Isso significa que, em pouco tempo, ela terá que se mudar porque não terá mais onde viver.
ESPETÁCULOS
03/06 (sexta-feira) – Cachoeira Dourada (MG)
10h e 14h – E.M. Marechal Rondon (Rua Vinte e Cinco de Junho, 2 – Centro)
06/06 (segunda-feira) – Paracatu (MG)
8h – E.M. Dr. Antonio Ribeiro (Alameda do C. Filho, 554 – Nossa Senhora de Fátima)
10h30 – E.M. Joaquim Adjunto Botelho (Rua Marquês de Pombal, 426 – JK)
14h30 – E.M. Coraci Meireles de Oliveira (Rua Cristal, 351 – Centro)
07/06 (terça-feira) – Paracatu (MG)
8h – SESC Paracatu (Tv. Euridamas A. Barros, 347 – Lavrado)
10h30 – E.M. Leonor Ulhoa Victor Rodrigues (Praça Meteorologia, s/n – Alto Córrego)
14h30 – E.M. Prof Maria Trindade Rodrigues (Rua Um, 907, 1 – Povoado Lagoa de Santo Antônio)
08/06 (quarta-feira) – Uberlândia (MG)
15h30 – E.M. Domingas Camin (Rua do Comércio, 263 – Distrito de Miraporanga)
09/06 (quinta-feira) – Uberlândia (MG)
8h30 – E.E. Rio das Pedras (Av. Divino Adão Moura, 167 – Santa Luzia)
10h e 14h – E.M. Professor Mário Godoy Castanho (Rua Joaquim Roberto Souza, 508 – Tocantins)
16h – E.M. Professora Carlota de Andrade Marquez (Rua dos Sininhos, 205 – Jardim Célia)
10/06 (sexta-feira) – Uberlândia (MG)
7h40 – E.M. Eugênio Pimentel Arantes (Rua do Moinho, 60 – Morumbi)
10h e 14h – E.M. de Sobradinho – IFTM Campus Uberlândia (Fazenda Sobradinho, s/n – Zona Rural)
Sobre a Monsanto
Somos uma empresa agrícola que desenvolve soluções integradas e seguras para pequenos, médios e grandes produtores colaborando para o avanço responsável da agricultura e da produção de alimentos. Produzimos uma grande variedade de sementes que vão desde frutas e legumes até as principais culturas – como milho, soja e algodão – que ajudam os agricultores a produzir alimentos nutritivos, seguros e a preços acessíveis para atender à população mundial crescente. Trabalhamos para encontrar soluções agrícolas sustentáveis que auxiliam os agricultores a conservar os recursos naturais, a usar dados para melhorar as práticas agrícolas, usar a água e outros recursos importantes de forma mais eficiente, e proteger suas colheitas de pragas e doenças. Por meio de programas e parcerias com agricultores, pesquisadores, organizações sem fins lucrativos, universidades e outros públicos colaboramos para ajudar a resolver alguns dos maiores desafios do mundo.
Para saber mais sobre nosso negócio e nossos compromissos, visite:
www.descubramonsanto.com.br
www.monsanto.com.br
www.facebook.com/monsantobrasil
twitter.com/monsantobrasil
Sobre a Ciência Divertida
Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está presente em 37 países com 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Os ‘cientistas malucos’ propõem de forma teatralizada, oficinas interativas para o público de 04 a 17 anos. Conheça mais em www.cienciadivertidabrasil.com.br ou http://diverteteatroviajante.com.br/