Kroton integra os valores entre colaboradores

O trabalho de um professor não se limita às paredes das salas de aula. A transmissão de conhecimento vai muito além. Uma instituição de ensino é formada por milhares de educadores que trabalham, em muitos casos, para diversas empresas. Cada qual com suas peculiaridades e estratégias. Como integrá-los e alinhá-los em um mesmo objetivo? Esse era o grande objetivo da Kroton.

A Kroton começou sua história, em 1966, ao criar em Belo Horizonte (MG) o curso pré-vestibular Pitágoras. Hoje a Kroton é o maior grupo educacional do mundo e inclui 10 principais marcas em seu portfolio: Anhanguera, Fama, LFG, Pitágoras, Uniasselvi, Unic, Uniderp, Unime, Unirondon e Unopar. Unidades que foram adquiridas ao longo desses anos. Atuando na educação básica e ensino superior, a Kroton está presente em todo o Brasil e possui atualmente mais de 18 mil professores, 130 unidades de ensino presencial e 726 polos de graduação EaD credenciados pelo MEC.

Com as inúmeras aquisições e pelo seu significativo crescimento, a empresa detectou a necessidade de estabelecer e unificar a missão, visão e os valores. Foi esse desafio que motivou a Kroton Educacional a procurar uma consultoria. Foi a People + Strategy – consultoria brasileira reconhecida e respeitada por seu trabalho estratégico com a alta liderança de grandes companhias – escolhida para essa missão.

“O crescimento da Kroton foi tão significativo nos últimos anos que começamos a sentir a necessidade de criar objetivos em comum para inspirar as pessoas a atingirem suas metas. Como nem todas as marcas foram adquiridas ao mesmo tempo, cada uma tinha as suas próprias estratégias e forma de encarar os desafios do mercado. Com o tempo, percebemos que isso poderia ser um impasse”, afirma o diretor de Recursos Humanos e Empregabilidade da Kroton, afirma Fábio Lacerda. 

Após analisar o cenário mercadológico da empresa, a Consultoria apresentou um diagnóstico e propostas de ações. A primeira delas foi a realização de seis workshops com toda a liderança corporativa. A ideia era compreender as diferentes prioridades e estratégias que havia em cada unidade. Segundo Fábio, “essa etapa foi muito importante para avaliarmos as divergências de ideais que havia em cada administração e fomentar, em conjunto, os propósitos que passariam a guiar as estratégias do grupo”.

A partir desses workshops foi possível definir a nova visão, missão e valores do grupo. A missão estabelecida é desafiadora e inspiradora:  Melhorar a vida das pessoas por meio da educação responsável e de qualidade, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, contribuindo para o desenvolvimento de seus projetos de vida. A visão, engajadora: Ser referência em educação, atuando de forma inovadora e sustentável, e a melhor escolha para estudar, trabalhar e investir, líder nos mercados onde atua. E, como alicerces da Missão e Visão, foram definidos os valores que devem nortear todas as atitudes dos profissionais da Kroton, num conjunto sintético, mas pungente:

  • Paixão por educar;
  • Respeito às pessoas;
  • Honestidade e responsabilidade;
  • Fazer acontecer
  • Foco em geração de valor sustentável
  • Trabalhar e aprender juntos.

Definir os conteúdos de Missão Visão e Valores não é suficiente,  pois é preciso comunica-los, transmiti-los para todos os colaboradores para que possam cumprir seu papel de referenciais mobilizadores. Para isso, as lideranças de todas as unidades se mobilizaram com o compromisso de compartilhar estes conteúdos no que foi chamado o “Dia D”.

Neste dia, as 130 unidades, 37.000 colaboradores, receberam e compartilharam a nova Missão, Visão e os Valores da Kroton, na voz de seus líderes.

Para integrar estes conteúdos aos desafios de negócios, tudo foi desenvolvido a partir e em conjunto com os desafios da Kroton: “Todo o processo de definição e de compartilhamento dos nossos novos objetivos de negócios exigiu um trabalho conjunto. Fizemos um mapa estratégico com a presidência e com os executivos que também nos ajudou nas outras ações integrativas. A dinâmica envolveu 67 líderes em mais de 800 horas de pesquisa e aplicação do trabalho”, explica Fábio e esteve em consonância com a Missão, Visão e Valores.

Mas as ações não pararam por aí. Com o intuito de estimular o desenvolvimento de seus colaboradores, para o contínuo crescimento da empresa, a Kroton implantou ainda a Universidade Kroton – uma Universidade Corporativa. Dividida em quatro Escolas de conhecimento – Cultura, Eficiência, Negócios e Liderança –, a plataforma on-line disponibiliza os conteúdos que podem ser acessados por qualquer um dos 37 mil colaboradores. Além disso, alguns treinamentos presenciais também têm sido oferecidos para os líderes, materializando a Missão, Visão e Valores. 

“Já tivemos 18 mil e 700 participações em ações das escolas da Universidade Kroton. E a meta para 2015 é que todos os mais de 37 mil colaboradores participem de alguma ação de treinamento da UK”, almeja Fábio. As três disciplinas mais procuradas na Universidade são: Capacitação para Avaliação de Desempenho – 24,1%; Reforço do DNA – 15,7%; e Integração de Novos Colaboradores – 6,4%.

“São cursos relacionados ao alinhamento de cultura em nossa organização, o que demonstra o interesse e engajamento dos colaboradores em temas que reforçam a nossa paixão por educar”, esclarece Lacerda.

Segundo o diretor da People+Strategy, João Roncati, a Universidade Kroton, nesse caso, foi fundamental para a construção de vínculos com as metas propostas pela Kroton: “É importante que a empresa se preocupe em aliar o seu discurso à prática e a realidade dos seus públicos de interesse. Não basta definir metas sem construir pontes para que os colaboradores as alcancem. Nesse caso, tornar real e viável o acesso a conteúdo de qualidade para esse grande número de colaboradores tornará possível para muitos investir no seu potencial profissional. Isso os estimula a inovar e desenvolver ações para o crescimento da empresa”.

Para facilitar a gestão de RH também foi feito o mapeamento de competências de todos que trabalham nas faculdades e centros educacionais que constituem a Kroton. A “Matriz de Desempenho por Competência” tem catalogado os principais atributos e potenciais de cada colaborador, a fim de facilitar a identificação de novos talentos, e, em alguns casos, definir profissionais para a aceleração profissional de cargos mais específicos. “Para o RH, a assessoria da People + Strategy foi fundamental para o alinhamento do planejamento estratégico da Kroton à estratégia de desenvolvimento dos colaboradores”, explica Fábio Lacerda.

“As definições de missão, visão e valores ajudaram a deixar mais explícita a essência da companhia – paixão por educar – e o que isto significa em termos de propósito coletivo. A paixão por educar traduziu em poucas palavras um sentimento e um objetivo fortes para integrar e engajar as ações das pessoas. A partir disto, os colaboradores passaram a questionar mais sobre a busca por qualidade nos serviços educacionais oferecidos e esta premissa se tornou mais próxima de suas atividades diárias e nos projetos em desenvolvimento”, afirma Fábio.

“Todo o processo de desenvolvimento dos valores e das estratégias que guiaram as ações foi muito bem elaborado e construtivo para a empresa. Junto com todos os nossos núcleos educacionais foi possível fazer uma avaliação integrada dos objetivos em comum. Isso melhorou muito a nossa comunicação e tem trazido resultados bem positivos. A metodologia definida junto com a People+Strategy é bem robusta e pragmática, mas bem adaptada para atingirmos as nossas metas”, conclui Fábio.

Sobre a Kroton Educacional
A Kroton Educacional é uma das maiores organizações privadas de educação brasileira, com atuação no setor há mais de 45 anos, tendo início em 1966. A companhia tem um modelo de negócio abrangente e diferenciado que atende vários segmentos desde o maternal até a pós-graduação. No ensino superior, são oferecidos cursos de graduação e de pós-graduação nos formatos presencial e a distância. Na educação básica, são fornecidos às escolas parceiras os sistemas de ensino, que compreendem material didático, serviços de treinamento, avaliação e tecnologia educacional, suportados por um modelo pedagógico eficiente. 

Com presença nacional, a Kroton Educacional possui 130 unidades no ensino superior, presentes em 18 estados  84 municípios, além de 726 polos de graduação EAD. No final de 2014, o grupo contava com 931 mil alunos no ensino superior, nas modalidades de presencial e a distância, 56 mil alunos de pós-graduação e 118 mil alunos do Pronatec e cursos não regulados (livres e preparatórios). Além disso, também somava 290 mil alunos em Escolas Associadas de Educação básica. 

A responsabilidade social também faz parte da vocação da Kroton. A missão da Companhia é prover soluções em educação adequadas às necessidades das pessoas e instituições e, por isso, acredita que participa ativamente do processo de melhoria da qualidade educacional do País seja: formando cidadãos críticos e criativos; se relacionando de forma transparente e clara com seus stakeholders; e participando das comunidades onde está inserida através da atuação dos alunos, corpo docente e colaboradores, que promovem atendimentos melhorando a qualidade de vida das pessoas. 

Para mais informações, visite o site ml=carolina@conectecomunicacao.com.br” data-mce-href=”http://www.cmacomunicacao.com.br/listen/redirect_auto.php?rd=1825536&cda=22286033&ml=carolina@conectecomunicacao.com.br“>www.kroton.com.br. 

Sobre a People+Strategy
Empresa brasileira de consultoria e desenvolvimento humano, especializada na construção e implementação de estratégias e planejamento, gestão por competências, treinamentos totalmente customizados ao contexto e desafios de negócios, coaching executivo, gestão e aplicação de programas de liderança e aceleração de curta e longa duração. A partir de metodologias pragmáticas e reconhecidas no mercado, a People+Strategy trabalha para que grandes e médias empresas obtenham melhores resultados a partir da construção de vínculos entre profissionais e os valores corporativos. Entre seus clientes estão Syngenta, Bradesco, Telefônica, BASF, e Hosptial Sirio Líbanes,  A. C. Camargo e outras empresas. Conheça mais em: http://www.peoplestrategy.com.br/

Deixe um comentário