O acontecimento da Cúpula do Clima neste ano acendeu mais uma vez um alerta vermelho sobre a urgência da redução dos níveis de poluição com o objetivo de barrar o aumento da temperatura média do planeta. O aquecimento global precisa ser combatido de todas as maneiras.
Sim, a pandemia, o isolamento social e a quarentena contribuíram para a redução dos índices. Tanto que, segundo a Cetesb, entre os dias 20 e 30 de março de 2020, a redução da circulação de veículos na capital paulista refletiu no apontamento de uma boa qualidade do ar nas 29 estações de monitoramento.
Porém essa diminuição não durou muito tempo – tanto que hoje há uma crescente dos níveis de trânsito e congestionamento nas grandes cidades, que está praticamente igual aos registrados antes da pandemia.
É necessário uma transformação urgente no mindset da população. E as bicicletas são o veículo ideal na busca por uma maneira mais sustentável e saudável de locomoção.
Seja para lazer ou deslocamento para o trabalho, muitos centros urbanos já estão preparados para recebê-las. Somente a cidade de São Paulo tem mais de 680 quilômetros de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
E cada vez mais as ‘magrelas’ caem no gosto popular. Tanto que dados da Aliança Bike revelaram que ano passado apenas na cidade de São Paulo houve um crescimento de 66% das vendas. Já o aumento consolidado no Brasil foi de 50%.
Veículo democrático, há modelos para todas as idades, gostos, necessidades e bolsos. E o melhor: ao se adquirir uma bike começa-se a fazer parte de um ecossistema formado por vendedores de acessórios, trajes especiais e bicicletarias que realizam consertos, manutenções e a instalação de equipamentos. A economia é positivamente movimentada, gerando novos empregos e renda.
Andar de bicicleta regularmente é uma das melhores maneiras de reduzir o risco de problemas de saúde associados a um estilo de vida sedentário. É um bom treino muscular, já que se usa todos os principais grupos musculares enquanto se pedala.
O ciclismo é uma atividade principalmente aeróbica, o que significa que o coração, vasos sanguíneos e pulmões se exercitam. A respiração é mais funda, acontece a transpiração e se experimenta um aumento da temperatura corporal, o que melhora o nível de condicionamento físico.
É uma excelente forma de lutar contra a obesidade e manter o controle do peso, como se proteger de doenças cardiovasculares. Diabetes, câncer, doenças mentais e artrite também podem ser evitadas.
Quem é sedentário pode começar inclusive com uma bicicleta elétrica. Esse tipo de veículo pode inclusive ser de grande ajuda também para quem precisa percorrer grandes distâncias ou está em regiões irregulares, com muitas subidas e descidas.
Andar de bicicleta é saudável e divertido. Fácil de se encaixar na rotina, é uma forma de exercício de baixo impacto para todas as idades. Isso sem dizer de ajudar a proteger o meio ambiente. Só existem benefícios!
*por Henrique Volpi é sócio-fundador da Kakau Seguros, formado em Administração pela PUC-SP, com especializações em fintech pelo MIT e em liderança do futuro pela Singularity University. Trabalhou em empresas como BMC, EMC Dell e Servicenow. Foi co-autor do livro “The INSURTECH Book: The Insurance Technology Handbook for Investors, Entrepreneurs and FinTECH Visionaries”.