Segundo o IBGE 45% da população economicamente ativa do Brasil é composta por mulheres. Porém, de acordo com o International Business Report da Grant Thornton, o sexo feminino ocupa apenas 34% dos cargos de diretoria executiva nas empresas.
O número é maior do que a média mundial, que está em 29%, mas o crescimento não merece ser comemorado: pesquisa da Catho apontou que gerentes e diretoras ganham, em média, 23% a menos do que os homens.
A situação é grave e precisa ser mudada. E a House of Feelings, a primeira escola de sentimentos do mundo, se empenha em transformar o cenário. Tanto que Lísia Prado, sócia e co-fundadora da empresa, foi convidada, como parceira pela consultoria People Touch, a fazer parte da capacitação de profissionais mulheres em uma área onde durante muito tempo sua participação era um tabu – a Engenharia.
A gestora ou a futura gestora fará parte da iniciativa promovida pelo Industry4Her. O programa, criado pela VDI (Associação de Engenheiros Brasil- Alemanha), está na sua segunda edição, teve início no dia 8 de março e tem como missão ampliar o número de mulheres que lideram a evolução na Indústria 4.0.
O curso tem duração de 2 meses de capacitação para engenheiras motivadas a assumir posições de destaque no setor, privilegiando não só a questão de gênero como também questões raciais e sociais. Serão 24 participantes, metade delas inscritas pelos patrocinadores e a outra metade selecionada por um corpo de jurados que levou em conta questões como desemprego, vulnerabilidades sociais ou fazerem parte de minorias.
“A gentil participação da Lísia cai como uma luva, pois, com todo seu conhecimento, ela alerta e ensina as meninas da igual importância que a Gestão de Emoções e Sentimentos, aliada a Neurociência possui em relação às matérias e módulos técnicos de todo o ciclo de capacitação que elas estão participando. São temas que apesar de distintos, para atingir o sucesso, necessariamente devem andar juntos”, afirma o diretor executivo da VDI, João Vitor Stedile.
A participação de Lísia será fundamental na condução do módulo Soft Skills e Liderança, onde serão apontadas e desenvolvidas as características essenciais para que cada mulher seja capaz de alcançar o protagonismo necessário em sua área de atuação.
“Fazer parte deste programa realizado pelo Industry4her é uma grande oportunidade de incentivar a liderança feminina na engenharia, uma área tradicionalmente dominada por homens. Promover o engajamento é importante e iniciativas como essa são importantes para mudar o status quo”, explica Lísia Prado.
Sobre a House of Feelings
A House of Feelings é a primeira escola de sentimentos do mundo. O foco da consultoria é despertar nas empresas brasileiras a importância de cuidar dos sentimentos dos seus colaboradores. Formados por palestras, workshops, mentorias e consultorias, seus programas ajudam empresas como Santander, Bradesco, iFood, Nestlé, AstraZeneca, Bayer, Andrade Gutierrez, Oracle e Crefisa, entre outras.
Conheça mais informações em: https://www.houseoffeelings.