Como sua empresa vai estar em janeiro de 2015? Um sucesso absoluto ou com todas as contas no vermelho? O começo do ano é o período ideal para separar um tempo e colocar a casa em ordem. Ter uma pequena empresa é o sonho de muitos brasileiros, e o cenário atual é promissor: pesquisa divulgada pelo Sebrae aponta que 76% faz pequenas empresas sobrevivem aos dois primeiros anos de vida. A porcentagem coloca o Brasil a frente de países como Canadá, Áustria, Portugal e Holanda.
Ainda não conseguimos prever o futuro mas, no caso das empresas, existem alguns sinais que mostram se uma empresa está indo bem ou não. O sucesso de uma organização não deve ser medido apenas através da lucratividade, é preciso observar também aspectos como satisfação do cliente, indicadores de vendas, Marketing, colaboradores, etc. Toda empresa – grande ou pequena – depende de uma série de fatores que, quando bem executados, podem levar ao sucesso. Vamos a elas.
Como é sua relação com o cliente? Mais do que ter uma boa venda, conseguir os clientes certos faz toda a diferença. Um cliente satisfeito volta para realizar uma nova compra e ainda indica sua empresa para familiares e amigos. Se este cliente for uma pessoa com muitos contatos, fica ainda melhor. Procure sempre o melhor equilíbrio entre a filosofia da empresa e o atendimento ao consumidor. Um cliente satisfeito é a melhor propaganda que se pode ter.
Falando em propaganda, sua empresa tem um plano de marketing? Desenvolver ações frequentes é importante para aumentar o número de clientes, mas mais importante ainda é que seus funcionários atuem como verdadeiros representantes da marca.
Outra dica interessante é sempre questionar um prospect que tenha negado seu produto ou serviço sobre o porquê desta decisão. Saber ouvir é fundamental, e pode gerar insights fundamentais para a melhoria do seu negócio.
Toda empresa precisa ser lucrativa, por isso estar atento às vendas é muito importante. A equipe de vendas deve sempre trabalhar em conjunto com a de produção, pois seus trabalhos são totalmente interligados. Garanta um bom clima organizacional entre os dois setores e aproveite também para monitorar todos os dados de vendas e produção da empresa. Estar bem informado agiliza a tomada de decisão quando alguma emergência acontece.
Dizem que o cliente é o maior bem de uma empresa. Entendo esta colocação, mas acho que este posto de “número 1” precisa ser dividido também com uma outra figura: o colaborador. Ter uma equipe confiável, que não dá desculpas desnecessárias e que vê na mudança uma oportunidade para seu crescimento profissional é a chave para uma empresa lucrativa e que funcione harmoniosamente.
Ter um plano de negócios é outro item que contribui significativamente para bons índices empresariais. O ideal é ter um plano por escrito, com os objetivos estratégicos detalhados de forma clara. Teste sempre seu plano e o atualize quando necessário (sugiro que seja a cada três meses).
Por fim, avalie sua gestão. Um bom gestor tem uma visão clara e detalhada de para onde sua empresa está caminhando, mas não vira “escravo” do seu negócio. Aprenda a delegar funções e confie no trabalho de seus funcionários. Encoraje sua equipe a apresentar soluções e a ter metas para sua própria carreira. Isso faz com que o colaborador fique mais motivado e, consequentemente, atue de forma mais proativa. Isso é bom para o colaborador e melhor ainda para a empresa.
Não existe uma fórmula pronta para uma empresa de sucesso. Além dos tópicos aqui discutidos, existem outros de igual importância – como fluxo de caixa e conhecimento do mercado. Cada empresa é única e o ideal é investir em um diagnóstico personalizado para conhecermos em profundidade qual o grau de maturidade do seu negócio. Enfrentar os problemas de um novo negócio não é fácil, mas fazendo um bom trabalho, todas as possibilidades passam a atuar a nosso favor.
*Por Vinícius de Carvalho, business coach da ActionCOACH – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas.