Entenda a importância da inteligência artificial*

Quando falamos em inteligência artificial (IA) logo vem a imagem de um robô substituindo o ser humano em determinada atividade. Mas não é só na automação que ela se apresenta. Muitos podem não perceber, mas a IA está em nossas atividades mais corriqueiras. Sabe o corretor ortográfico do smartphone que vai completando as palavras e frases que você escreve com mais frequência? Isso é IA. A máquina aprende com os hábitos do usuário e passa a entender quais as palavras mais utilizadas, fazendo as sugestões.

 
Inteligência artificial pode ser definida como a capacidade de dispositivos de raciocinar, decidir e solucionar problemas. E alguns já atuam de maneira autônoma, ou seja, não precisam da supervisão do ser humano – como os carros que não necessitam de motorista, por exemplo. As máquinas inteligentes conseguem processar uma grande quantidade de dados, que uma pessoa não tem condições de fazer. Desta forma, estão assumindo atividades repetitivas e que não exigem empatia ou criatividade – qualidades humanas que um robô não consegue suprir.
 
Recentemente foi divulgado um experimento que analisou os autores psicografados por Chico Xavier. Os livros foram avaliados por um programa que mostrou que cada um tinha o seu próprio estilo de escrita. Isso também é IA. Outro exemplo foi um anúncio feito pelo Google de que foi possível diagnosticar câncer de mama usando deep learning para analisar milhares de imagens de células cancerígenas e reconhecer os padrões.
 
Nas empresas, a inteligência artificial vem tornando os processos mais ágeis e eficazes. Um estudo da consultoria BCC Research apontou que aos investimentos no setor devem somar US$ 15,2 bilhões em 2019, o que representa um crescimento médio anual próximo de 20%. Existem companhias que têm utilizado esta tecnologia na área de recursos humanos, avaliando os candidatos e listando os que apresentam maior chance de serem bem sucedidos de acordo com o perfil da equipe. Com esta triagem dos currículos, os recrutadores podem focar nas outras etapas do processo de contratação.
 
Os chatbots estão sendo utilizados no atendimento aos clientes e também são fruto de inteligência artificial. Na área financeira, a IA ajuda a tomar decisões mais acertadas e com rapidez mesmo com muitas variáveis, pois se beneficia da capacidade de processar e analisar um grande volume de dados.
 
De tempos em tempos as evoluções tecnológicas transformam a sociedade, alterando o nosso dia a dia, a forma como nos comunicamos e as funções exercidas nas empresas. Estamos passando por um momento de disrupção. Os filmes de ficção científica nos fizeram acreditar que a inteligência artificial estava distante e quando se tornasse realidade iria tomar o nosso lugar, com robôs de forma humana dotados de uma inteligência que jamais poderemos alcançar. Mas esta tecnologia está cada dia mais presente em nosso dia a dia, nos apoiando e mostrando que homem e máquina não precisam divergir.
 
*Por Wellington Alves, Head de Automação da Indigosoft, startup que oferece soluções de automação digital, focadas em simplificar o trabalho diário de empresas de todos os segmentos, além de consultoria especializada. Mais informações em: http://www.indigosoft.tech

Deixe uma resposta