Antigamente, as empresas para divulgarem seus produtos utilizavam apenas de propaganda em jornais, rádio, TVs. outdoors e outros meios off-line. Hoje com o advento da internet, as empresas querem estar, além das mídias off-lines, no mundo digital.
Com todo esse avanço tecnológico para divulgar produtos e serviços, as empresas começaram a utilizar cada vez mais os canais on-lines. Tratam-se dos sites, dos blogs, das redes sociais, dos email marketings, newsletters, ads, mídia programática e outros.
Hoje todos querem estar na internet para atraírem visitantes para os seus canais digitais. Uma forma disso acontecer é estar bem ranqueado nos buscadores e, em especial, no Google. Para alcançar um bom posicionamento patrocinado ou orgânico no Google, você precisa ter um site ou um blog relevante. E como isso se conquista? Por meio de de conteúdo relevante, que utiliza técnicas que ajudam a ranqueá-lo. São eles: SEM e SEO.
Search Engine Marketing (SEM)
Quando você pesquisa algo no Google, automaticamente ele lista anúncios no topo da página. Isso porque essas empresas trabalham com links patrocinados, uma das estratégias do Search Engine Marketing.
O SEM é um conjunto de estratégias para otimização de sites nos mecanismos de buscas de forma orgânica ou paga. Ele é dividido em duas partes, uma delas é o Search Engine Optimizatin (SEO), que explicaremos a seguir, e a outra são esses links patrocinados mencionados acima, que são os anúncios exibidos na primeira página do Google e em outras plataformas de busca. De forma resumida, essa segunda parte usa os mecanismos de busca para fazer propaganda de seu site, produto ou negócio através de mídia paga.
Agora, para obter sucesso na busca orgânica é necessário ter conhecimento da técnica SEO e aplicá-la nos conteúdos. Veja a seguir.
Search Engine Optimization (SEO)
Como alcançar a parcela de pessoas que ainda não conhece seu negócio? Só dá para fazer isso através dos anúncios pagos? A resposta é não!
O Search Engine Optimization (SEO) é uma das estratégias do SEM. Trata-se de um conjunto de técnicas que tem como objetivo posicionar uma ou mais páginas de destino entre os melhores resultados dos motores de pesquisa. Os principais aspectos a serem pensados são: qualidade do conteúdo, autoridade do domínio, performance da página, arquitetura do site, backlinks, sinais sociais e menções à marca e muitos outros.
Nesse contexto, as palavras-chaves do seu negócio são fundamentais e precisam estar inseridas nos textos e posts para que facilitem o ranqueamento, inclusive os textos de assessoria de imprensa que são publicados em portais e no seu site.