É fato que perfis das redes sociais são uma boa vitrine para isso. Mas ainda limitada. Isso porque o alcance se restringe a seus amigos e conhecidos – e depender da divulgação “boca a boca” pode representar disputar espaço com outras iniciativas da concorrência. O que precisamos entender é que empreender não é só fazer o negócio “rodar”: é preciso divulgar e estar atento as formas de venda mais rentáveis, como marketplaces.
Não basta apenas ter um produto bacana e vender para os vizinhos e amigos. Isso é ótimo, mas não faz o negócio crescer. Hoje a internet é a porta para a venda de produtos e serviços para o mundo. Mas como fazer o negócio crescer? Ter um e-commerce é um passo da estratégia, mas comercializar seus produtos por marketplaces é muito melhor.
Veja os números. O mercado tem: pelo menos 82% das pessoas, que têm acesso à internet, já compraram em um carrinho virtual pelo menos uma vez. O dado é de pesquisa feita pela NZN Intelligence, deste ano. Já na área de vendas, pesquisa do Sebrae mostra que marketplaces são preferidos por 52% das empresas, destacados como o principal canal para segmentos como vestuário, artesanato, decoração, eletrônicos e cuidados pessoais.
Isso significa que itens customizados, como chinelos decorados, confecção de artesanatos, acessórios e roupas devem fazer sucesso em sites como Mercado Livre e outras empresas (no Brasil, a B2W Digital, a Netshoes, Via Varejo são algumas das mais expressivas) e realmente ganhar mercado. Essas plataformas, por sua vez, têm estratégia de marketing que contribui com a divulgação das mercadorias; isto é, a sua marca ou serviço chega mais fácil – aliando técnica de pesquisa SEO, fundamental para vendas na internet – ao cliente.
Para isso, o mais indicado é que o microempreendedor tenha um sistema de gestão empresarial (ERP) confiável e integrado aos marketplaces. Isso facilita e a entrada nesses grandes e-commerces. É com o ERP que informações de estoque, do pedido e até mesmo dos clientes estarão em um lugar só. Ou seja, um ERP é a forma mais fácil de otimizar seu tempo, gastar menos com a configuração dos produtos e de sua loja para que ela se torne atrativa para o consumidor.
Certamente, versões mais baratas ou gratuitas de sistemas de gestão empresarial são ferramentas que facilitam o dia a dia, algo tão elementar quanto fundamental no fortalecimento de um negócio. Com a vida digital de empresas sendo medida por estrelinhas e avaliações deixadas por clientes, uma boa entrega, com comunicação transparente, documentação e comprovantes enviados ao comprador de forma prática e rápida fazem a diferença no atendimento. Os comentários tendem a ser muito mais positivos.
A tendência dos marketplaces, com a integração a um sistema de gestão, assim, é muito promissora, mesmo para aqueles que têm produção em baixa escala, porque gera oportunidades de venda para o Brasil todo.
Robinson Idalgo – criador do Sistema Grátis. Mais informações no site: www.sistemagratis.com.br