Para uma empresa sobreviver precisa realizar vendas. Esse é um princípio básico, e um tanto óbvio, que já aponta para uma necessidade: é preciso garantir a excelência nessa importante etapa do seu negócio.
Quem realiza vendas presenciais precisa investir na simpatia e agilidade para conquistar seu cliente. Mas apenas confiar na memória para saber qual o gosto do seu consumidor, que produtos costuma comprar, etc, não é mais a melhor opção. Hoje, as plataformas de ERP possuem um módulo dedicado à vendas uma oportunidade de organizar a empresa e ainda encantar a sua clientela.
Aliás, organização e estratégia são os pontos nos quais o módulo de vendas pode ajudar a sua empresa a crescer. Quando falamos em estratégia, muito empresário acredita que isso é coisa para empresa grande, mas não é verdade. Micro e pequenos empresários também precisam criar metas e estabelecer um norte para que seu negócio trilhe o caminho do sucesso. Investimento também não é problema: existem ferramentas no mercado – de planejamento a ERPs – com preços mínimos ou até mesmo gratuitos, para ajudar nessa importante etapa para o seu negócio.
Com o módulo de vendas, você consegue organizar demandas, controlar o que foi comprado, o que já está pago e o que ainda espera pagamento. É possível analisar pedidos de orçamento e perceber quais negociações com o cliente costumam dar certo ou não. Dessa forma, o dono pode encontrar o seu calcanhar de Aquiles, entender porque os clientes não fecham determinadas compras e melhorar naquele aspecto.
É possível também perceber o que mais se vende a cada temporada, informação que também é crucial para a formação de estoque. Assim, você pode criar promoções e atrair os clientes mais interessados para a sua loja.
Dentro de um sistema de gestão ERP, o módulo de vendas trabalha diretamente ligado ao módulo financeiro e de estoque. Ele, no entanto é responsável por uma visão mais imediata do que está acontecendo na sua empresa. Com a organização de pedidos e orçamentos, você se torna capaz de atuar com mais precisão e agilidade para atender melhor o seu cliente.
Todo sistema de gestão precisa ajudar a facilitar a vida do cliente. Se o seu negócio precisa de um cadastro do cliente para realizar a compra, você precisa já conseguir baixar os dados fornecidos de compras anteriores. Afinal, ninguém gosta de ter que dizer a mesma informação toda vez que entrar numa loja. O módulo de vendas permite entrar com eficiência no cadastro de clientes e rapidamente acessar seus dados, conferir suas compras anteriores e até mesmo estabelecer um padrão.
Em outras palavras, a ferramenta permite que o empresário tenha um controle preciso do seu fluxo de caixa diário. Possibilita um acompanhamento de todas as movimentações financeiras, entradas e saídas, e ainda atua na área estratégica de relacionamento com clientes, já que ajuda a analisar comportamentos e a fazer o monitoramento de possíveis oportunidades de crescimento.
Além disso, existem as questões práticas: um sistema com módulo de vendas atua no controle de orçamentos, vendas, emissão, envio e gerenciamento de Notas Fiscais. Essa é uma parte um pouco desgastante de qualquer negócio, mas que precisa ser realizada com a máxima precisão.
Para negócios que exigem entregas de materiais de diferentes tipos – como um depósito de material de construção, por exemplo – o módulo ainda permite registrar os pedidos de expedição de materiais, ajudando a criar rotas de distribuição para melhor atender o seu cliente.
A venda é um momento crucial para qualquer empresa. Por isso, é preciso investir em tecnologia para modernizar o seu negócio e criar estratégias de crescimento. As ferramentas existem, basta encontrar aquela que melhor se adapte à sua necessidade.
*Robinson Idalgo – fundador da SoftUp – empresa brasileira criadora do sistema de gestão* (ERP) grátis. Mais informações no site: www.sistemagratis.com.br