Na última quinta-feira (01/09), a Portaria assinada pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, regulamentou a doação por meio de cartão de crédito a candidatos e a partidos políticos nas eleições deste ano, facilitando as campanhas de candidatos em todo o Brasil. Nesta arrancada da campanha eleitoral 2016, candidatos e partidos de diferentes matizes ideológicas e de municípios de todos os portes estão utilizando a ferramenta para ajudar nas suas campanhas.
Responsável pelo sistema Doação Eleitoral Legal, a Guest – empresa brasileira pioneira no desenvolvimento de soluções para Internet e especialista em marketing eleitoral – conta com diversos perfis de candidatos na sua lista de clientes. “Nós já temos experiência com diversos políticos em eleições anteriores, mas desta vez temos candidatos dos mais variados perfis nos procurando”, explica o sócio da Guest Sistemas, Felipe Leite. Este ano estamos surpresos com o crescimento das doações realizadas pelos celulares: 55,76% dos acessos já são de dispositivos móveis.
Esse comportamento está diretamente atrelado ao crescimento da internet móvel no Brasil, em especial da telefonia de quarta geração (4G). De acordo com a consultoria especializada GSMA, a previsão é que o Brasil feche 2016 com 42 milhões de conexões 4G, um aumento de 87% em relação ao ano passado. Esse número representaria 15% do total da base ativa esperada, que será de 278 milhões de acessos (incluindo telefonia 2G e 3G), ainda de acordo com a GSMA.
São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Itabira, Ivaiporã, Barreirinhas e Cruz das Almas são apenas alguns exemplos da variedade de municípios eleitorais em que candidatos já estão recebendo doações pela Internet e redes sociais. Grandes, médios e pequenos, muitos partidos têm apostado na ferramenta para seus candidatos à prefeito e vereador. PSDB, PDT, DEM, PEN, PSOL, PRB, PTB, PCdoB e PSTU são apenas alguns dos que aderiram à nova ferramenta.
O sistema de doação on-line para pessoas físicas aproxima o eleitor dos seus candidatos, afinal, cada doação, mesmo de R$ 5,00 significa um compromisso entre o eleitor e o candidato. Para que receba mais doações, é preciso que o candidato invista em uma campanha transparente e não tenha medo de pedir a contribuição de seus simpatizantes. “Optar pelo sistema acaba se tornando mais uma prova de que o candidato é correto, que está realizando todos os seus atos de acordo com a legislação eleitoral”, comenta Leite. “Estamos felizes em ajudar essas pessoas a conseguirem fortalecer suas campanhas e arrecadarem fundos de forma prática e segura em todo o Brasil.”
Conheça mais sobre a Guest e o sistema Doação Eleitoral Legal no site http://doacaoeleitoralegal.com.br/
Sobre a Guest
Completando vinte anos este ano, a Guest Sistemas nasceu oferecendo o serviço de desenvolvimento de projetos e hospedagens de sites. Hoje já são mais de 900 projetos de sucesso em clientes de diferentes portes e segmentos. Em 2010 a pedido de um candidato, a Guest iniciou o desenvolvimento da ferramenta de Doação Eleitoral e desde então vem aperfeiçoando e oferecendo esse sistema a outros candidatos. Mais informações em www.doacaoeleitoralegal.com.br