Autor de “Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte” é escritor de outras nove obras sobre o Santos

O jornalista e escritor Odir Cunha é o responsável pelos textos que contam todas as histórias vividas pelo Santos Futebol Clube nestes 100 anos. Autor de “Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte” e outras nove obras sobre o alvinegro praiano, Cunha guarda recortes sobre o clube desde os seus 10 anos e na década de 70 começou as pesquisas para escrever seus livros.

O escritor conta que levou cerca de seis meses para escrever “Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte”. “Já tinha 90% das pesquisas feitas. E tive a ousadia de, usando todo o meu conhecimento da história do Santos, escalar uma Seleção de Ouro e uma de Prata com os melhores jogadores de cada posição que passaram pelo Santos”.

“Time dos Sonhos”, “Donos da Terra”, “Pedrinho escolheu um time”, “Na Raça!”, “O Grande Jogo”, “Ser Santista, um orgulho que nem todos podem ter”, “O time do meu coração”, “100 anos, 100 jogos, 100 ídolos” e “Calendário Santista” são outras obras sobre o Santos de autoria de Odir Cunha, que afirma ter ficado muito feliz por ter sido escolhido para escrever a obra oficial sobre o centenário do seu time do coração. “Sei que a editora e o clube concordaram em me convidar. É um orgulho ser escolhido para uma obra de tal porte”.

Cunha conta que se tornou santista aos seis anos por influência de um tio. “Primeiro, por causa do meu tio Verinho. Depois, por causa de um amigo dele que era fanático por outro alvinegro e me encheu muito antes de vermos o jogo dos dois times pela tevê da minha avó. Quando o Santos enfiou uma goleada no time dele, tive certeza de que o meu alvinegro era o verdadeiro. Depois, continuei santista porque o Santos é o time dos gols, dos Meninos, do futebol arte, do jogo limpo. Enfim, o Santos é uma boa causa”.

O responsável pela edição da obra foi o Luiz Felipe Heide Aranha Moura, que organizou a biografia do Rei Pelé “Primeiro Tempo – O início da trajetória de Pelé com imagens e depoimentos inéditos”, lançada em 2011. Moura também editou “Príncipe de Astúrias”, que ficou entre os 10 melhores livros na categoria Capa, do Prêmio Jabuti, em 2006; “60 Artistas e Arquitetos”, que, em 2009, esteve entre os 10 melhores na categoria Projeto Gráfico; “Brazilian Style – Estilos Brasileiros”; e “A Dádiva Esquecida”, todos publicados pela Editora Magma Cultural.

Preço sugerido do livro “Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte”: R$ 129,00.

Serviço

Noite de Autógrafos – “Santos FC – 100 Anos de Futebol Arte” com Odir Cunha
Onde: Livraria Fnac – Pinheiros
Endereço: Praça dos Omaguás, 34 – Pinheiros – São Paulo
Quando: 17 de abril de 2012
Horário: A partir das 19 horas

Sobre a Magma Cultural

A Magma Cultural é uma editora especializada na produção de livros de arte sobre arquitetura, design, fotografia, esportes e história. A editora se propõe a explorar as riquezas da arte e da cultura brasileiras, utilizando a brasilidade como principal essência e empregando sofisticação na linguagem dos projetos e produtos, criando propriedades com valores conceituais e patrimoniais.

Fundada em 2003, a editora já publicou diversas obras premiadas por sua estética e design. Em 2008, o livro “As Moedas Contam a História do Brasil” venceu o primeiro lugar do Jabuti, premiação de maior prestígio no setor editorial, na categoria Projeto Gráfico. O mesmo livro levou o terceiro lugar na categoria Capa, enquanto “Johnny – Eles Falam da Alma” e “Marc Ferrez – Santos Panorâmico” ficaram entre os 10 melhores nas categorias Fotografia e Projeto Gráfico, respectivamente. Em 2009, foi a vez de “60 Artistas e Arquitetos” ficar entre os 10 melhores na categoria Projeto Gráfico. Em 2006 e 2007, “Príncipe de Astúrias – O Mistério das Profundezas” e “De Santos a Jundiaí – Nos Trilhos do Café com a São Paulo Railway” ficaram entre os 10 melhores na categoria Capa.