Quando o assunto é a mobilidade urbana em Aracaju, em específico os sinistros envolvendo bicicletas, infelizmente não há o que comemorar. De acordo com dados passados pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), o número de vítimas não fatais aumentou em 100%.
Em 2020 foram registrados 35 sinistros, sendo 20 com feridos e 7 com vítimas fatais. Todos os números foram ultrapassados em 2021, quando aconteceram 57 acidentes, sendo 40 com feridos e 8 com vítimas fatais.
Acidentes envolvendo bicicletas em Aracaju | ||||
Número de sinistros | Sinistros sem vítimas | Sinistros com feridos | Sinistros com óbitos | |
2020 | 35 | 8 | 20 | 7 |
2021 | 57 | 9 | 40 | 8 |
Crescimento | 63% | 13% | 100% | 14% |
As informações foram obtidas por meio da Lei de Acesso à Informação com exclusividade pela Kakau – plataforma digital que utiliza a tecnologia de inteligência artificial para entregar resultados mais precisos no segmento de seguros.
Andar de bicicleta é uma das formas de exercício mais saudáveis e de baixo impacto – o que significa que causa menos tensão e lesões do que os outros exercícios. É um hobby que pode continuar ao longo de toda vida. E, ao contrário de outras formas de exercício, não é preciso ter medo de fazê-lo.
E cada vez mais pessoas descobrem os benefícios de pedalar não somente por prazer. Se todos no mundo que trabalham a menos de 8 km de casa pedalassem em vez de dirigir para o trabalho um dia por semana, isso reduziria as emissões de gases de efeito estufa em 5 milhões de toneladas por ano.
As vendas de bikes elétricas, também chamadas de e-bikes, bateram recorde de crescimento de 27,3% no primeiro semestre de 2022 em comparação ao mesmo período de 2021, segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike).
Foram 40.891 unidades vendidas e um faturamento de R$ 289,3 milhões, número 52,2% maior do que em 2021. O grande sucesso também se deve ao preço médio da gasolina, que atingiu uma alta histórica. Além disso, bicicletas elétricas exigem menor esforço físico do condutor do que as convencionais.
Em Aracaju, uma rede de ônibus falha é mais um incentivo para a locomoção em bicicletas. Desconfortáveis, velhos e insuficientes para atender a população, acaba sendo a última opção de muitos moradores.
A Prefeitura Municipal procura incentivar o uso da bicicleta. Atualmente são cerca de 75 km de ciclovias e ciclofaixas nas principais avenidas e uma Área de Proteção à Prática do Ciclismo (APPC), que funciona às terças, quintas e sábados na Orla da Praia da Atalaia.
A cada domingo e feriado nacional, sempre das 7h às 16h, mais de 15 mil pessoas utilizam a Ciclofaixa de Turismo e Lazer. O projeto é referência, servindo de exemplo para outras cidades do Nordeste, e incentiva a ocupação dos espaços públicos para práticas saudáveis e ao ar livre para pessoas de todas as idades.
“Não há dúvidas de que as bikes caíram nas graças dos brasileiros, o que pode explicar a grande alta no número de feridos e também de acidentes envolvendo bicicletas”, explica Henrique Volpi, CEO da Kakau.
E todo cuidado é necessário na hora de colocar a bike na rua. Por mais atenção que se tenha, muitas vezes é difícil evitar o envolvimento em um acidente, seja com um veículo ou mesmo um pedestre.
“A segurança precisa vir em primeiro lugar. Por isso mesmo é necessário pensar na necessidade de contratação de um seguro para bicicletas tanto tradicionais quanto elétricas”, conta Henrique Volpi.
Pensando na proteção dos ciclistas, Volpi sugere 3 cuidados fundamentais para minimizar acidentes:
1. Chamar a atenção: o segredo é ser visto, principalmente de longe. É importante usar roupas chamativas e, se possível, tecidos que tenham detalhes reflexivos. Isso faz toda a diferença principalmente à noite.
2. Usar sempre sinais manuais: ao usar a bicicleta em vias que trafegam outros veículos exige se comportar como eles. Ao mudar de faixa ou fazer conversões, os ciclistas precisam usar sinais com os braços.
3. Preferir vias com menos movimento: andar em ruas com menor tráfego é uma das melhores dicas para evitar acidentes. Quanto menor a velocidade máxima, maior a segurança.
Conheça mais detalhes sobre o Kakau Mobi em: Site
Sobre a Kakau Seguros
A Kakau é uma plataforma digital de seguros por assinatura se destacando no mercado como a primeira Insurtech Brasileira 100% digital a inovar com o uso de tecnologias, como “Machine Learning”, “NLP” e Ciência de Dados e é uma das únicas plataformas de seguros no mundo a oferecer NFT aos seus clientes. Idealizada em 2016 e fundada em 2017, a plataforma busca diminuir a burocracia na contratação de seguros e no fornecimento de assistência quando necessário. Oferecendo em poucos cliques, acesso rápido e fácil desde a contratação, sinistro a assistência.
A Kakau oferece proteção por assinatura para bicicletas com Kakau Mobi e seguro para Celular e Tablet com o Kakau Protege 100% digital, sem carência e sem burocracia. Integrando assim o conceito de similaridade digital em seguros. O assinante Kakau conta com as recompensas progressivas, benefícios gratuitos para quem fica mais tempo, assinantes com 1 mês, 6 meses e 12 meses sempre serão premiados. Quanto mais tempo de assinatura, mais prêmios vai receber. Os benefícios são enviados por SMS.”
Propósito social
Outro diferencial da Kakau Seguros é seu compromisso social, por meio de uma campanha de arrecadação para construção de moradias em comunidades carentes. O projeto Kakau Teto possui parceria com a TETO BRASIL, uma organização internacional presente em toda a América Latina.
Saiba mais no site
A Kakau Seguros adverte: reagir a assaltos é prejudicial à vida!