A partir do dia 23 de março, o Diverte Teatro Viajante inicia a sua primeira edição e vai percorrer diversas cidades brasileiras como São Paulo, Casimiro de Abreu, Mossoró, Rio de Janeiro, Aracaju e Maceió para apresentar peças de teatro para mais de 75 mil alunos de escolas públicas. No total serão 250 espetáculos patrocinados por 10 empresas, durante todo o ano, que tem como objetivo complementar a educação infantil e permitir o enriquecimento curricular e cultural com absorção do conteúdo de forma lúdica.
O projeto Diverte Teatro Viajante é idealizado e realizado pela Ciência Divertida – empresa líder em atividades científicas interativas para crianças entre 04 e 17 anos – e este ano as empresas patrocinadoras são Carioca Engenharia/Instituto João e Maria Backheuser, Baesa, Duke Energy, Monsanto, Petrogral, Droga Raia, Faber Castell, Grupo Sotreq e Ciber.
Todas as peças são desenvolvidas por pedagogos e contam com dramaturgia, personagens imaginários, música, poesias, artes plásticas e muita interação com público, o projeto aborda temas como trânsito, meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável. Os nomes das peças são: Viagens Perigosas – Diga Não às Drogas, Por um Futuro Sustentável, Prevenção da Obesidade, Projeto Iceberg – Entendendo as Mudanças Climáticas, Trânsito Legal.
“Tão importante quanto o seu alcance é o conteúdo didático educacional que tem papel importante de complementar o conteúdo dado nas escolas”, afirma o diretor Geral da Ciência Divertida Brasil, Júlio Martinez.
Os espetáculos
Os 25 primeiros espetáculos serão apresentados a partir do dia 23 de março próximo em escolas da rede municipal de Casimiro de Abreu (RJ). As cidades de Maceió, Mossoró e Aracaju receberão mais de 150 espetáculos com patrocínio da Petrogal.
Um dos destaques, a peça “A Ursa Rosa… em Projeto Iceberg!!! Entendendo as mudanças climáticas”, mostra uma mensagem de socorro da Ursa Rosa enviada para os cientistas da Ciência Divertida dizendo que o gelo está derretendo e o nível dos mares está subindo. Por isso, não terá mais onde viver. Junto com a plateia, eles irão descobrir porque as mudanças climáticas estão colocando a vida da ursa e de todos em risco.
Outra peça importante, “Por um futuro Sustentável”, conta a história de um cientista da Ciência Divertida perdido no espaço que volta para o passado para prevenir a humanidade sobre os problemas que ele viu no futuro, para que eles mudem os hábitos de consumo na atualidade. Este tem como objetivo abordar com as crianças a importância da preservação dos recursos naturais.
Mais informações e programação podem ser encontradas em http://diverteteatroviajante.com.br/, ou por meio do telefone + 55 (11) 5041-6671 e e-mail atendimento@cienciadivertidabrasil.com.br
Sobre a Ciência Divertida
Criada na década de 90, na Espanha, com a missão de transformar a ciência em um jogo no qual as crianças descobrem e experimentam o mundo de uma forma lúdica e divertida, a Fun Science – Ciência Divertida – está atualmente presente em 37 países e em mais de 146 escritórios ao redor do mundo, por um sistema de franchising internacional. A proposta da empresa é estimular as crianças a descobrirem a ciência por meio de oficinas recreativas, permitindo a elas aprender e se divertir ao mesmo tempo, através dos experimentos científicos. Isso criou uma metodologia, exclusiva e original, a qual os cientistas malucos propõem de forma teatralizada, oficinas interativas que divertem as crianças de 4 a 17 anos. Os tópicos destas oficinas de ciências têm aumentado ao longo dos anos, e além de ciência, a Fun Science – Ciência Divertida – aborda temas sociais, de meio ambiente, de saúde e higiene, entre outros, nas escolas, centros de recreação, parques, feiras, centros comerciais, empresas, etc.
Conheça mais
www.cienciadivertidabrasil.com.br