Drauzio Varella, Maurício Vargas, Wellington Nogueira, Thiago Mundano, Mara Gabrilli, Renata Falzoni, Braz Nogueira, Kuniko Kohakura Yonaha, Mel Lisboa, Stela Goldenstein, Leonardo Sakamoto e Cecília Lotufo são as 12 personalidades que serão homenageadas na terceira edição do Prêmio Cidadão São Paulo. O evento acontece na próxima quinta-feira (22), às 19h, no Espaço Caixa Belas Artes, na capital de São Paulo. Na ocasião serão anunciados dois desses nomes, que já terão sido escolhidos, um pelo júri popular – que está acontecendo até o dia 21 de janeiro (http://conectai.socratos.net/direct/rc141367/catraca/premiocidadao/3/141367) – e outro por um júri específico.
O evento que receberá 250 convidados terá como mestre de cerimônias o jornalista Marcelo Tas e ainda contará com a participação especial do maestro João Carlos Martins. No foyer do Caixa Belas Artes, acontecerá em paralelo a exposição de Tina Gomes, fotógrafa da nova geração de talentos que conseguiu, com poucas técnicas e ferramentas digitais criar um estilo muito particular de arte.
A grande novidade desta edição do Prêmio será a homenagem a André Sturm como “Personagem do Ano”. Diretor executivo e curador do Museu da Imagem e do Som (MIS), Sturm foi indicado por comandar a mobilização para a reabertura do Cine Belas Artes, importante espaço cultural que ficou fechado durante mais de três anos. Além disso, o homenageado também se destacou pela criação de exposições de alto impacto popular, como a do Castelo Rá-Tim-Bum, e por programações culturais que marcaram a cidade no ano de 2014.
Prêmio Cidadão São Paulo
A 3ª edição do Prêmio foi dividida em duas etapas e foram escolhidos os personagens mais socialmente engajados. A primeira, realizada no fim do mês de novembro, elegeu entre muitas indicações, um ganhador para cada categoria (confira abaixo a lista dos vencedores e seus feitos). A segunda etapa que acontece agora seleciona mais duas pessoas como vencedoras de todas as categorias.
O evento nasceu como continuação ao Prêmio Cidadão Sustentável que visava premiar o cidadão que tinha a ação mais transformadora para tornar São Paulo uma cidade mais saudável e solidária. A premiação teve início em 2012 e, no último ano, elegeu Rodrigo Mendes, fundador de um instituto que promove a inclusão através da arte e educação para pessoas com mobilidade reduzida. A ação é realizada pelo Catraca Livre, com colaboração da USP Cidades, Ibope Conecta e Agência Tudo.
Categorias e homenageados
Educação: Braz Nogueira foi eleito pelo projeto “uma escola sem muros” que propôs uma reformulação nas instituições de ensino e de suas metodologias.
Negócios/Empreendedorismo: Kuniko Kohakura Yonaha, a Dona Maria, é vencedora do concurso Melhor Pastel de Feira da cidade de São Paulo.
Cultura: A atriz Mel Lisboa foi escolhida pela participação na companhia de teatro “Pessoal do Faroeste”, na região da cracolândia, centro de São Paulo.
Intervenção Urbana: Stela Goldenstein, eleita por liderar o projeto “Aguas Claras do Rio Pinheiros”, criado para discutir a poluição do local.
Comunicação: Por cobrir os conflitos no Timor Leste, Angola e Paquistão, e o desrespeito aos diretos humanos no Brasil, o jornalista Leonardo Sakamoto foi eleito representante da categoria.
Bem-Estar: Dráuzio Varella será homenageado por sua notável carreira como cancerologista. O médico dirigiu serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga e, durante 20 anos, o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP).
Tecnologia: Maurício Vargas foi eleito pela criação do serviço Reclame Aqui, após ter tido problemas com uma empresa e não encontrar um serviço consistente de reclamações.
Infantil: O ator Wellington Nogueira receberá o prêmio por ter criado o serviço de palhaços nos hospitais.
Inclusão Social: Thiago Mundano foi eleito pela arte realizada nas carroças de catadores de matérias recicláveis.
Mobilidade: Mara Gabrilli será homenageada por ter se tornado referência na inclusão de acessibilidade para deficientes físicos, projetos de inclusão social para atletas com deficiência, entre outros.
Meio Ambiente: Renata Falzoni foi eleita pelo ativismo do tema “transporte em bicicletas” e liderar movimentos como Pedalar é um Direito e da Campanha Bicicleta Brasil.
Mobilização: Cecilia Lotufo será homenageada pela cocriação do Movimento Boa Praça que busca, junto aos moradores da região de Pinheiros, uma cidade mais humana.
Serviço
Local: Caixa Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Dia: 22/01
Horário: 19h
Transmissão ao vivo: http:clapme.com
Sobre Catraca Livre
Segundo o Ibope, o site Catraca Livre é o preferido dos jovens que buscam informações para viver melhor na cidade de São Paulo. Com 17 milhões de usuários únicos por mês, o Catraca se destaca por trazer informações de cultura e serviços gratuitos ou a preços popular.
Sobre a Agência TUDO
Integrante do Grupo ABC, o maior grupo brasileiro de comunicação e um dos 20 maiores do mundo, a TUDO é uma das agências com maior expertise no planejamento e na produção de eventos e promoção, com linguagem inovadora e criativa. Com trabalhos para mais de 100 marcas em 120 cidades do país, tem amplo conhecimento sobre as peculiaridades do mercado brasileiro.