O Anhangabaú recebe na próxima quinta-feira, 17 de abril a terceira rodada de shows gratuitos do festival Estação Catraca Livre. O evento contará dessa vez com o Palco Afro-MPBeat, que trará o ritmo africano e a música popular brasileira. AfroElectro, Versão Popular, Metá Metá e Ilú Obá de Mim serão os artistas, que se apresentarão a partir das 15h30, em frente à Estação Metrô Anhangabaú.
A banda AfroElectro abre o evento, às 15h30, com músicas de cultura popular de diferentes regiões do país, como cantos de capoeira e de candomblé misturados ao rock e ao hip hop. Em 2012, a banda lançou seu primeiro disco produzido por Sérgio Machado e Michi Ruzitschka, o disco contou com as participações de Chico Cesar, Kiko Dinucci, e outros.
O Versão Popular, grupo de RAP, que nasceu das influências musicais dos bairros das periferias de São Paulo, se apresenta às 16h30. O primeiro disco do Grupo foi gravado no ano de 2010, intitulado “QUEM VIU, VIU” contém 14 faixas, onde cada letra remete com o que vivem e observam na periferia e fora dela.
Às 17h30 é a vez do Metá Metá – que significa três em um em iorubá (língua africana). O trio trabalha com a diversidade de gêneros musicais brasileiros, utilizando arranjos e elementos melódicos da música de influência africana. No show, o Metá Metá convida ao palco os músicos Marcelo Cabral (baixo), Samba Ossalê (percussão) e Sérgio Machado (bacteria) para apresentarem juntos um som mais voltado para o rock.
O Bloco Afro Ilu? Oba De Min, fecha o evento às 19h, com um show dançante, que traz ritmos populares: Candomblé, Jongo, Maracatu, Ciranda, entre outras. O Bloco é uma intervenção cultural baseada na preservação de patrimônio imaterial, que trouxe para a região urbana a beleza de antigas tradições. Em 2008, tornou-se refere?ncia e?tnico-cultural e educativa, quando foi premiado pelo Prêmio Culturas Populares Mestre Humberto Maracana?.
Nesse mês de abril, às quintas-feiras, o festival Estação Catraca Livre levou cultura e lazer para os paulistanos, nas quatro estações mais movimentadas da cidade: Largo São Bento, Praça da República, Anhangabaú e Faria Lima. Realizado pelo Catraca Livre e promovido por Trident – marca de chicletes, o último show ocorre dia 24, com o Palco Músicas do Mundo, das 15h30 às 20 horas, na estação Faria Lima.
Serviço:
Dia 17 de abril – Palco Afro-MPBeat
Local: Anhangabaú
15h30 Afroelectro
16h30 Versão Popular
17h30 Metá Metá
19h Ilú Obá de Mim
Dia 24 de abril – Palco Músicas do Mundo
Local: Faria Lima
15h30 Pepe Cisneiros – Cuba 07
16h30 Mutrib
17h30 Charlie e os Marretas
19h Maracatu Bloco de Pedra
Sobre o evento:
O Estação Catraca Livre será realizado no mês de abril, com quatro shows gratuitos e temáticos, que devem acontecer um a cada quinta-feira do mês. No dia 03 acontece o palco Regional no Largo São Bento; no dia 10, será a vez do Palco Samba na Praça da República; dia 17 o Anhangabaú será tomado pela Afro-MPBeat; e, fechando o festival, no dia 24 a Faria Lima recebe o palco Músicas do Mundo. As apresentações acontecem sempre das 15h30 às 19 horas, exceto o do dia 03 que começa às 17h30.