Claro atinge 93% de adesão da equipe de vendas no treinamento

Treinar e motivar funcionários é um desafio para todas as empresas. A operadora de telefonia móvel Claro atingiu 80% de aprovação entre seus funcionários da área de vendas depois da implementação da Academia de Vendas, programa de treinamento continuado. Desenvolvido em parceria com a élogos Brasil – empresa especializada em treinamento de colaboradores e reconhecida por aplicar metodologias avançadas – o programa já está sendo estendido para outros setores da empresa. 

A Academia de Vendas foi a primeira iniciativa da Claro nos moldes de uma universidade corporativa. Seus resultados foram excepcionais no primeiro ano do programa: 93% de adesão voluntária, 87% dos participantes receberam certificação já na primeira turma e 31% deles foram promovidos. Outro dado interessante é o número de participações voluntárias em fóruns on-lines cresceu em 57%. 

Segundo o gestor de treinamentos da Claro, Eduardo Silva, “treinamento e desenvolvimento têm se destacado como um dos itens de maior favorabilidade para o público de vendas, o que nos leva a crer que a Academia de Vendas influencia positivamente na percepção do associado quanto ao investimento da Claro no seu desenvolvimento”, esclarece. E os números da pesquisa de clima da organização realizada em fevereiro último apontam isso: 80% de aprovação da área de vendas, sendo que os quesitos de maior destaque foram: conhecimentos dos objetivos da organização (87%) e impacto da capacitação no desenvolvimento e trabalho (86%). 

Treinamentos Anteriores 

Eduardo Silva conta que antigamente o profissional de vendas recebia um treinamento quando entrava na empresa para conhecer melhor os produtos e procedimentos e era encaminhado para a loja. Depois, ele só recebia novos treinamentos quando havia demanda, como a chegada de novos produtos. “Esse profissional não se sentia em desenvolvimento. Como eram apenas treinamentos isolados, ele não tinha uma ideia do que poderia fazer para se qualificar mais e que caminho deveria seguir para crescer na empresa e ser promovido.” Foi então que surgiu a ideia da Academia de Vendas.

“Nós tínhamos uma ideia e fomos procurar especialistas no mercado. Como a élogos havia implementado uma solução de escola de vendas em uma empresa de telefonia europeia, achamos que seria ideal para nossa necessidade. A élogos nos ajudou a arquitetar este formato”, explica Eduardo. Todo o trabalho foi feito em parceria entre o RH, a área de vendas e a élogos Brasil.

Academia de Vendas

A Academia de Vendas funciona com aulas presenciais e on-line. Os participantes são avaliados periodicamente e seus resultados viram pontos. No final de cada período, o colaborador que tiver um aproveitamento mínimo de 80% recebe uma certificação – ouro, prata ou bronze. Quando completa todas as etapas, é feita uma cerimônia oficial de formatura, com o participante tendo seu trabalho reconhecido e recebendo sua certificação das mãos de um superior. 

A iniciativa foi muito bem recebida pela equipe de colaboradores, resultando numa diminuição significativa no turn-over da empresa. “Outra dificuldade que tínhamos era em relação à promoção de funcionários. Muitas vezes precisávamos de um gerente ou coordenador, mas não podíamos optar por alguém de dentro da equipe, pois muitas vezes eles não apresentavam um nível de conhecimento necessário.” – conta Eduardo – “Precisávamos buscar pessoas de fora e nossos funcionários ficavam decepcionados. Com a Academia conseguimos promover 31% dos participantes para cargos mais elevados no primeiro ano do programa”. 

Novas Academias

Com o sucesso do projeto, novas Academias já estão sendo implantadas. A Academia de Tecnologia – voltada para engenheiros e técnicos de TI – e a de Atendimento ao Cliente – para o setor de call center – já estão dando resultados. Em breve serão implementadas as Academias para líderes e para a área de suporte.

O diretor da élogos Brasil, Luiz A. Castanha, explica que o sucesso da Academia consiste principalmente em uma mudança de foco. “Muitas vezes as empresas focam no conteúdo a ser passado, o que não traz resultados satisfatórios. Na Claro trabalhamos como o desenvolvimento dos colaboradores. Até maio tivemos mais de 34 mil horas de treinamentos, a grande participação dos funcionários é apenas um dos indicadores de que estamos no caminhos certo”. 

Sobre a élogos Brasil 

Empresa de origem espanhola, reconhecida em treinamento de profissionais de vendas, atendimento e liderança. Com o diferencial de introduzir metodologias avançadas de aprendizagem como: Storytelling, Neurociência e Medição de Resultados. Possui grandes clientes nos setores de Telecom, Financeiro, Call Center, Seguros e Montadoras. A élogos acredita que a formação com tecnologia é a melhor via para aumentar a competitividade e contribuir para o desenvolvimento humano. Conheça mais em http://www.elogosbrasil.com.br

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