Quando se fala em startup, logo vem à cabeça a imagem de um jovem de 20 e poucos anos e muitos sonhos, trabalhando com um amigo dentro da garagem dos pais. Mas esse perfil vem mudando, com empreendedores de 30 e 40 anos também inovando e trazendo soluções diferenciadas.
Um bom exemplo é a Kakau Seguros, primeira plataforma de seguros 100% digital do Brasil, que utiliza a tecnologia para simplificar a aquisição e o uso da cobertura escolhida, e que tem à frente de sua operação, três fundadores na faixa de 36 a 44 anos, o que possibilita a união do melhor de suas experiências profissionais, com o desejo de revolucionar o mundo dos seguros.
Três sócios especialistas em inovação
A ideia da criação da Kakau Seguros surgiu quando Henrique Volpi (42) realizava um curso sobre Fintechs no MIT, e as InsurTechs foram o tema do seu projeto de conclusão de curso. Henrique é formado em Administração pela PUC-SP e possui especialização em liderança do futuro pela Singularity University. Apaixonado pelas novas tecnologias, como Machine learning e Big data, trabalhou nas áreas de TI de empresas como BMC, EMC Dell e Servicenow. Foi ele quem convidou os outros dois sócios e co-fundadores para começarem um negócio que revolucionaria o mercado de seguros do Brasil.
Já Marcelo Torres (44), trouxe à Kakau conhecimentos em Seguros e produtos, através dos seus mais de 20 anos neste setor. Começou sua carreira em Marketing e Vendas na American Express e depois entrou no mercado de Seguros, onde trabalhou para empresas como SulAmérica, Itaú, Generali, AIG e XP Seguros. Marcelo é bacharel em Administração pela FAAP, com especialização em Marketing pela Universidade da Califórnia – Irvine (USA), e em Seguros e Previdência pela FIA.
Diogo Russo (36) completou o time de co-fundadores. Formado em Design Multimídia pelo Instituto Europeu de Design, ele possui grande experiência em Marketing (certificado pela OMCP através da Simplilearn), Robótica global e Realidade virtual e aumentada. Durante dois anos consecutivos participou de um grupo de estudos em Inteligência Artificial na Universidade OCAD, em Toronto (Canadá), liderado pelo FITC (Future. Innovation. Technology and Creativity). Vale ressaltar que a cidade canadense é hoje referência global em Inteligência Artificial, que tem sido adotada principalmente nas ações de UX e CX, que envolvem a Anna, bot e assistente digital que auxilia os clientes no momento de contratação e em caso de sinistros.
“Nossas experiências prévias em outros mercados foram essenciais para conseguirmos criar uma plataforma única”, explica Volpi. “Temos muito orgulho de tudo o que já fizemos, mas temos o sonho de levar a Kakau para um número ainda maior de brasileiros. Todos merecem o direito de proteger seu patrimônio sem burocracia ou preços abusivos”, comenta o CEO.
Crescimento e planos para o futuro
Chegando perto de um ano de existência, a Kakau Seguros conseguiu transformar um capital inicial de R$ 650 mil mais um aporte recebido de investidores anjos de US$ 400 mil em mais de 4.100 usuários cadastrados sendo mais de 80% assinantes da plataforma.
Atualmente, a Kakau Seguros é a primeira e única plataforma de seguros 100% digital do Brasil e “por assinatura”. A expectativa é crescer 280% em dois anos com a ajuda de tecnologias como, Inteligência Artificial, Machine Learning, Chatbot e Big Data, para simplificar a experiência do usuário na aquisição de um seguro ou na abertura de um sinistro.
Para um futuro breve, a Kakau deve lançar com a seguradora Generali, o Kakau Protege, seguro para celular, no qual a plataforma digital irá manter o conceito de experiência do usuário e assinatura personalizada para o cliente, e oferecerá também a proteção de dados pessoais.