Para ganhar agilidade e eficiência necessária para o Mundo Digital, área de TI da Nextel implementa plataforma de Microsserviços e APIs

São Paulo, 10 de julho de 2018 – A Nextel tem mobilizado todos os seus esforços para que a qualidade da experiência do cliente seja reconhecida como seu principal diferencial no setor de telefonia móvel. Para isso, realizou uma profunda análise de toda a jornada do cliente, da contratação ao cancelamento, e desenhou um novo modelo operacional, mais ágil, eficiente em permanente processo de atualização.

 
Do ponto de vista tecnológico, um dos principais gargalos do setor é o grande volume de sistemas legados, que possuem baixa capacidade de integração e de adaptação às novas demandas da indústria.
 
Para superar essa barreira, a área de Tecnologia da Informação da Nextel, em parceria com a Engineering do Brasil, redesenhou a arquitetura com uma abstração digital da operação, utilizando o conceito de microsserviços e APIs. Desenvolvida em apenas 60 dias por uma equipe de 30 profissionais, a nova plataforma simplificou a interface com os sistemas legados e viabilizou a disponibilização de dados em tempo real. Além disso, possibilitou o compartilhamento de dados com empresas parceiras – como fornecedoras de serviços de valor adicionado (SVA), OTTs e empresas de call center – e a criação de novos produtos digitais.
 
Para Marcelo Amar, CIO da Nextel, anova plataforma deu grande agilidade à operação e atendeu às demandas das áreas de negócios. “A arquitetura baseada em microsserviços oferece escalabilidade, resiliência, autorrecuperação e flexibilidade. Além disso, o projeto contou com metodologias ágeis, tecnologias inovadoras e com o conceito de DevOps, o que assegurou resultados imediatos para toda a companhia”, destaca o executivo.
 
Para Filippo di Cesare, CEO da Engineering do Brasil, “Este projeto com a Nextel confirma, mais uma vez, a Engineering como o parceiro ideal para apoiar na transformação digital dos nossos clientes. O projeto mostrou a importância do nosso “Digital Transformation Framework” como nova ferramenta necessária para as empresas alcançarem os pilares fundamentais da jornada Digital, como a transformação da “Customer eXperience”, além da transformação dos “Processos Operacionais” e dos “Modelos de Negócios”, explica o CEO.
 
Sobre a Engineering
Multinacional Italiana com mais de 35 anos de experiência no mercado de TI e entre as maiores na Europa, o Grupo Engineering é um player global especializado em Transformação Digital, Business Integration, Consultoria de TI e Outsourcing.
Com mais de 10.000 profissionais e projetos em mais de 1.000 clientes de grande porte nos mais diversos mercados, a experiência do grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias os principais centros e pesquisa e universidades do mundo.
 
Presente no Brasil desde 2008, a empresa possui mais de 600 colaboradores, escritórios nas principais cidades do país: Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Santo André e São Paulo; além de uma filial na capital da Argentina: Buenos Aires.
Por meio do domínio da tecnologia e profundo conhecimento dos processos de negócios, contribui com a evolução de seus mais de 150 clientes importantes, agregando valor e competitividade na jornada da transformação digital e na conquista da mudança. Conheça as soluções em Telco & Media, Metal & Mineração, Automotivo, Energia & Utilities, Agribusiness, Transporte & Trânsito, Tax Solutions, Indústria & Serviços e mais no sitehttp://br.engineering.
 
Sobre a Nextel Brasil
Com cobertura nacional para voz e dados e oferta de 4G nos dois principais mercados – São Paulo e Rio de Janeiro – a Nextel investe continuamente em inovação e tecnologia que garantem a rede de telefonia móvel mais moderna e robusta do país.Presente no Brasil desde 1997, a operadora tem mais de 2,5 milhões de clientes com acesso a um extenso portfólio de planos e serviços.

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