No modelo atual de tecnologia Cloud (nuvem), servidores e data centers de última geração são disponibilizados para atender as mais diversas demandas de mercado, garantindo assim a melhor disponibilidade e escalabilidade de soluções. De fato, isto é, o que acontece do lado SERVER, mas por outro lado ao pensarmos do lado CLIENT, temos aplicações móveis trafegando dados através de um canal de comunicação ainda muito limitado – a Internet.
Ao falarmos de acesso à internet através da telefonia móvel no melhor dos casos estamos falando de tecnologia LTE e 4G que garantem um acesso rápido à internet, mas será que conseguimos ter este acesso em todos os cantos do país? Mesmo nas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e outras, quantas vezes já não nos deparamos com um tempo de resposta altíssimo seja para baixar um e-mail ou mensagem, isto é uma realidade e nos próximos anos vamos ter melhorias, mas ainda continuará sendo limitado.
Desta forma nos perguntamos: Porque requisitar recursos da nuvem através de um canal limitado se temos smartphones e tablets de última geração com capacidade de armazenar e processar Gigabytes de informação localmente?
Hoje já existem soluções de mobilidade que a partir de um processo de computação distribuída atende as mais diversas áreas de negócio (Vendas, Trade Marketing e Field Services), onde apenas informações pertinentes ao usuário demandante são trafegadas, fazendo com que operações e cenários complexos possam ser suportados com a máxima performance através do conceito que chamamos de Mobile Cloud.
Como funciona o Mobile Cloud?
– No primeiro acesso o usuário faz download de todas as informações pertinentes (Ex.: carteira de clientes, roteiro de visitas, dados dos clientes, limite de crédito, produtos, estoque, preços e condições de pagamento pertinentes a aquela carteira) para o seu dispositivo móvel.
– Toda a informação fica armazenada e disponível no dispositivo móvel, não havendo necessidade de conectividade com a internet, trazendo também acesso rápido as informações.
– Apenas dados que sofreram alteração no dispositivo ou servidor são trafegados, seja através de sincronismo de dados ou push, onde o servidor avisa o mobile que existem informações disponíveis a serem trafegadas (método diferencial).
Usando o conceito de Mobile Cloud, diversos processos de negócios são supridos, tais como:
– Processos de Vendas:
– Pré-vendas canal tradicional
– Pré-Vendas canal moderno
– OrderTacking
– Van-sales
– Trade Marketing
– Processos de Field Services :
– Gestão de Técnicos de Campo
– Gestão de Projetos de Engenharia – GIS Mobile (Utilities)
– Auditoria de Lojas (Varejo)
– Manutenção e Gestão de Patrimônio. (Varejo e Bancos)
Hoje muitas soluções já estão disponíveis para as empresas, o importante é procurar e encontrar o que mais se adapta as suas necessidades. No caso das empresas que precisam dar agilidade aos seus representantes comerciais, mas não podem contar com a eficácia da internet podemos usar essa alternativa.
* Michael Mujica – diretor Comercial da MC1 Win The Market – Multinacional brasileira com foco em processos de e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica. Presente em mais de 20 países com soluções de gestão de equipes de campo para vendas, trade marketing e serviços.