Kickstarter, Bitcoin, Mozilla Firefox, Avaaz e Creative Commons – esses são alguns dos projetos que integram a inédita lista das 100 mais inspiradoras inovações digitais que geram impacto social.
Divulgada no final de semana passado, em Londres (Inglaterra), a escolha foi realizada por um júri formado, entre outros, por especialistas em tecnologia da informação da BBC, Financial Times e Universidade de Oxford.
Na lista, foram escolhidos os projetos brasileiros CDI (Comitê para a Democratização da Informática) e Catraca Livre, destinado a tornar as cidades mais educadas e acessíveis.
Anualmente serão feitas novas escolhas de mais projetos que vão alimentar um guia destinado a mostrar soluções digitais que encontrem respostas para áreas como saúde, desenvolvimento local, meio ambiente, educação e participação comunintária.
Batizado de Nominet 100, o projeto foi coordenado por Charles Leadbeater, ex-editor do Financial Times e renomado estudioso de inovações em tecnologia da informação.
O projeto integra a Nominet Trust, principal entidade do Reino Unido, cuja missão é estimular inovações digitais para mudanças sociais. Acesse aqui a lista: http://socialtech.org.uk/