3ª edição do Prêmio Cidadão São Paulo homenageia 14 personalidades no Caixa Belas Artes (SP)

Drauzio Varella, Maurício Vargas, Wellington Nogueira, Thiago Mundano, Mara Gabrilli, Renata Falzoni, Braz Nogueira, Kuniko Kohakura Yonaha, Mel Lisboa, Stela Goldenstein, Leonardo Sakamoto e Cecília Lotufo são as 12 personalidades que serão homenageadas na terceira edição do Prêmio Cidadão São Paulo. O evento acontece na próxima quinta-feira (22), às 19h, no Espaço Caixa Belas Artes, na capital de São Paulo. Na ocasião serão anunciados dois desses nomes, que já terão sido escolhidos, um pelo júri popular – que está acontecendo até o dia 21 de janeiro (http://conectai.socratos.net/direct/rc141367/catraca/premiocidadao/3/141367) – e outro por um júri específico.

 

André Sturm 1 Crédito Letícia Godoy - Cópia

 

O evento que receberá 250 convidados terá como mestre de cerimônias o jornalista Marcelo Tas e ainda contará com a participação especial do maestro João Carlos Martins. No foyer do Caixa Belas Artes, acontecerá em paralelo a exposição de Tina Gomes, fotógrafa da nova geração de talentos que conseguiu, com poucas técnicas e ferramentas digitais criar um estilo muito particular de arte.

 

A grande novidade desta edição do Prêmio será a homenagem a André Sturm como “Personagem do Ano”. Diretor executivo e curador do Museu da Imagem e do Som (MIS), Sturm foi indicado por comandar a mobilização para a reabertura do Cine Belas Artes, importante espaço cultural que ficou fechado durante mais de três anos. Além disso, o homenageado também se destacou pela criação de exposições de alto impacto popular, como a do Castelo Rá-Tim-Bum, e por programações culturais que marcaram a cidade no ano de 2014.

 

Prêmio Cidadão São Paulo

 

A 3ª edição do Prêmio foi dividida em duas etapas e foram escolhidos os personagens mais socialmente engajados. A primeira, realizada no fim do mês de novembro, elegeu entre muitas indicações, um ganhador para cada categoria (confira abaixo a lista dos vencedores e seus feitos). A segunda etapa que acontece agora seleciona mais duas pessoas como vencedoras de todas as categorias.

 

O evento nasceu como continuação ao Prêmio Cidadão Sustentável que visava premiar o cidadão que tinha a ação mais transformadora para tornar São Paulo uma cidade mais saudável e solidária. A premiação teve início em 2012 e, no último ano, elegeu Rodrigo Mendes, fundador de um instituto que promove a inclusão através da arte e educação para pessoas com mobilidade reduzida. A ação é realizada pelo Catraca Livre, com colaboração da USP Cidades, Ibope Conecta e Agência Tudo.

 

Categorias e homenageados

 

Educação: Braz Nogueira foi eleito pelo projeto “uma escola sem muros” que propôs uma reformulação nas instituições de ensino e de suas metodologias.

 

Negócios/Empreendedorismo: Kuniko Kohakura Yonaha, a Dona Maria, é vencedora do concurso Melhor Pastel de Feira da cidade de São Paulo.

 

Cultura: A atriz Mel Lisboa foi escolhida pela participação na companhia de teatro “Pessoal do Faroeste”, na região da cracolândia, centro de São Paulo.

 

Intervenção Urbana: Stela Goldenstein, eleita por liderar o projeto “Aguas Claras do Rio Pinheiros”, criado para discutir a poluição do local.

 

Comunicação: Por cobrir os conflitos no Timor Leste, Angola e Paquistão, e o desrespeito aos diretos humanos no Brasil, o jornalista Leonardo Sakamoto foi eleito representante da categoria.

 

Bem-Estar: Dráuzio Varella será homenageado por sua notável carreira como cancerologista. O médico dirigiu serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga e, durante 20 anos, o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP).

 

Tecnologia: Maurício Vargas foi eleito pela criação do serviço Reclame Aqui, após ter tido problemas com uma empresa e não encontrar um serviço consistente de reclamações.

 

Infantil: O ator Wellington Nogueira receberá o prêmio por ter criado o serviço de palhaços nos hospitais.

 

Inclusão Social: Thiago Mundano foi eleito pela arte realizada nas carroças de catadores de matérias recicláveis.

 

Mobilidade: Mara Gabrilli será homenageada por ter se tornado referência na inclusão de acessibilidade para deficientes físicos, projetos de inclusão social para atletas com deficiência, entre outros.

 

Meio Ambiente: Renata Falzoni foi eleita pelo ativismo do tema “transporte em bicicletas” e liderar movimentos como Pedalar é um Direito e da Campanha Bicicleta Brasil.

 

Mobilização: Cecilia Lotufo será homenageada pela cocriação do Movimento Boa Praça que busca, junto aos moradores da região de Pinheiros, uma cidade mais humana.

 

Serviço

 

Local: Caixa Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Dia: 22/01
Horário: 19h
Transmissão ao vivo: http:clapme.com

 

Sobre Catraca Livre

 

Segundo o Ibope, o site Catraca Livre é o preferido dos jovens que buscam informações para viver melhor na cidade de São Paulo. Com 17 milhões de usuários únicos por mês, o Catraca se destaca por trazer informações de cultura e serviços gratuitos ou a preços popular.

 

Sobre a Agência TUDO

 

Integrante do Grupo ABC, o maior grupo brasileiro de comunicação e um dos 20 maiores do mundo, a TUDO é uma das agências com maior expertise no planejamento e na produção de eventos e promoção, com linguagem inovadora e criativa. Com trabalhos para mais de 100 marcas em 120 cidades do país, tem amplo conhecimento sobre as peculiaridades do mercado brasileiro.

 

Deixe uma resposta