A Vonpar Bebidas sempre foi considerada pioneira na adoção de soluções de mobilidade, pois utiliza uma plataforma móvel de vendas há mais de 15 anos. Contudo, a empresa buscava aproveitar ao máximo os recursos de seu parque de dispositivos móveis, e faltava para tanto maior utilização de uma das funcionalidades, a câmera fotográfica. Foi quando decidiu desenvolver um módulo específico em sua solução móvel de vendas em conjunto com a MC1 – empresa de soluções de mobilidade e inteligência de mercado, líder na América Latina em soluções para a indústria de bens de consumo.
“Ao estudarmos melhor a rotina de nossa força de vendas e conversarmos com as áreas de negócios sobre o que poderia agilizar suas rotinas e interação com a equipe externa, saltou aos nossos olhos o bom uso que poderíamos fazer das câmeras fotográficas dos dispositivos”, explica o CIO do Grupo Vonpar, Ricardo Nizoli.
Há dois anos a empresa optou por equipar a força de vendas com equipamentos móveis robustos. De acordo com Nizoli, o principal motivo para a atualização dos dispositivos foi o elevado índice de quebras e furtos, pois os equipamentos eram mais voltados para uso pessoal que corporativo. A empresa resolveu essa questão e ainda conseguiu ampliar os recursos disponíveis nesses devices, o que poderia viabilizar novas funcionalidades em seus sistemas.
Além de visar à resolução em definitivo da questão das quebras e dos furtos, a escolha dos equipamentos levou em consideração as características técnicas dos dispositivos. “Sempre soubemos o que faríamos com o GPS e com o grande poder de processamento destes devices, mas a câmera no início não nos parecia ser algo de grande utilidade”, relembra Rubem Andrade, líder técnico do projeto na Vonpar.
Solução
Ao analisar a rotina por vezes burocrática dos vendedores e as dificuldades que as equipes de Trade Marketing tinham de acompanhar as ações de mercado planejadas e executadas pela força de vendas, surgiu a ideia da criação de um módulo que gerenciasse imagens, associadas a cada cadastro de cliente. As áreas-piloto para adoção deste módulo seriam o Crédito e Cobrança, responsável por todo trâmite de documentação entre cliente e Vonpar, e o Trade Marketing, que projeta as ações de mercado. A TI concluiu que a agilidade trazida pelo simples uso da câmera fotográfica dos equipamentos certamente compensaria o investimento necessário na criação do módulo.
A Vonpar utiliza em larga escala o ERP SAP, mas a gestão de clientes e as rotinas comerciais são feitas em um sistema proprietário. A empresa tem um verdadeiro CRM desenvolvido internamente, e a estratégia é seguir assim, pois é de onde tiram os diferenciais competitivos. O desenvolvimento deste módulo foi feito sobre esta plataforma de vendas, que utiliza .Net tanto na camada móvel, quanto na retaguarda (web), e levou 4 meses para ser colocado à prova em um piloto.
Benefícios
“A agilidade trazida inicialmente já superou as expectativas, e é incrível que algo tão simples traga resultados tão expressivos”, comemora a gerente de Crédito e Cobrança da Vonpar, Margarida Dolejal. “Se antes levávamos dias para receber uma documentação, ou tínhamos um custo adicional locando digitalizadores em cada escritório de vendas, agora temos a documentação necessária imediatamente, e sem custos adicionais para a operação”, salienta Dolejal.
Outra área de negócios que já começa a colher os resultados do projeto é o Trade Marketing. Um dos principais papéis desta área é projetar a melhor forma de execução dos materiais de exposição e dos produtos nos pontos de venda (PDVs), sendo que a verificação do que realmente está ocorrendo no mercado sempre foi difícil, afinal são mais de 60 mil clientes distribuídos entre RS e SC. “Cada canal de vendas, dependendo da região onde se encontra e do público consumidor, tem uma estratégia de execução diferenciada, e a utilização das câmeras fotográficas pela nossa equipe de campo foi a maneira mais inteligente de nos fazermos ainda mais presentes no mercado, de forma quase on-line”, explica Bruno Schneider, gerente de Trade Marketing da Vonpar.
O funcionamento do módulo é extremamente simples, não alterando as rotinas de sincronismo de dados, além do fato de que não foram utilizados quaisquer plug-ins ou licenciamentos adicionais. “Na camada móvel, contamos com apoio de nosso parceiro de implementação, a MC1, e na retaguarda todo desenvolvimento foi interno, utilizando apenas APIs standard do .Net”, explica Andrade. “Além de performance, estendemos que o segredo de uma aplicação móvel está na simplicidade de uso. O recurso da câmera do dispositivo, antes de uso opcional, passou a incorporar os processos rotineiros dos usuários de forma muito transparente”, completa Nizoli.
Os resultados obtidos com as duas áreas de negócios iniciais fazem a TI da Vonpar projetar mais usos para o módulo. “Vemos oportunidades claras na área de Comodatos (a Vonpar fornece equipamentos de refrigeração em regime de comodato aos clientes) e até mesmo no controle de frota, onde uma imagem pode substituir com relativa facilidade o apontamento manual de quilometragem que hoje é feito diariamente”, projeta Andrade.
Outra solução implantada
Essa não é a primeira vez que a Vonpar optou por uma solução e suporte da MC1. Em 2011, a empresa tornou o seu sistema de vendas mais ágil com a implantação do middleware MBSuite. Com o módulo “Ação no Cliente”, o vendedor passou a informar ao cliente, através de um clique, todas as promoções, ações e condições comerciais disponíveis especificamente para ele.
O aplicativo passou a facilitar a rotina dos cerca de 400 vendedores, pois permitiu a geração de dados de forma mais rápida e personalizada. Além disso, havia o acesso direto às tabelas da retaguarda, eliminado etapas passíveis de falhas, geração de relatórios e acompanhamentos on-line; monitoramento das funcionalidades mais e menos acessadas, aprimorando os módulos; flexibilidade na sincronização dos dados; e sincronização de qualquer ponto com acesso Wi-Fi ou redes de dados.
Sobre a Vonpar
A Vonpar Bebidas é franqueada da Coca-Cola e distribuidora da Heineken Brasil no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Fundada em 1948, a empresa possui três fábricas: Antônio Carlos (SC), Santo Ângelo e Porto Alegre (RS), além de cinco centros de distribuição, em Blumenau, Joinville e Chapecó (SC), e Farroupilha e Pelotas (RS).
A empresa é atualmente a quarta maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil e atende a demanda de um mercado de mais de 14 milhões de pessoas. No território gaúcho e catarinense, é líder absoluta do mercado de refrigerantes com 62,3% de participação de mercado (acumulado 2014, segundo a ACNielsen).
Sobre a MC1
A MC1 é multinacional brasileira, com foco em processos e inteligência de negócios utilizando a mobilidade como plataforma tecnológica. Líder na América do Sul, com escritórios no Brasil, EUA, Venezuela e Argentina. A MC1 vem sendo selecionada, por empresas líderes de mercado, como principal parceira na implementação e execução das estratégias de mobilidade corporativa, tanto para equipes internas quanto para as de campo, com projetos em mais de 14 países e mais de 35 mil usuários. Em 2014, recebeu o prêmio Mobile Application Development Product Leadership da Frost & Sullivan por seu desempenho em 2013, destacando-se de seus concorrentes.
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