De toda água disponível, 97% é composta de água salgada e apenas 3% é doce. Dessa porcentagem, menos de 1% está disponível para consumo, já que pouco mais de 2% estão em estado sólido nas geleiras. Mostrar o real cenário da água no mundo e a importância de salvá-la é o objetivo das três apresentações da peça “A última gota”, que acontecem no dia 24 de setembro na cidade de Nazareno (MG).
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – LEI ROUANET, as apresentações que serão realizadas em escolas do município contam com o apoio do Ministério da Cultura e da AMG Brasil.
As apresentações, que têm cerca de 60 minutos de duração, foram idealizadas pelo Teatro Sustentável, iniciativa que combina características tradicionais com o teatro contemporâneo. Com o compromisso de viajar por todo o Brasil, o espetáculo se propõe a contar uma história que vai além da narrativa.
Os figurinos têm um papel poético, refletindo a influência mambembe e vintage: como se fossem feitos pelos próprios atores, dentro da carroça que faz parte do cenário. Sábios e peregrinos, os personagens – com a ajuda de malas inventivas – contam viagens fantásticas e relatam suas observações sobre a ação do bicho homem em mares, lagos e rios.
Sons e canções atemporais se juntam à atmosfera mágica criada pelos atores, que com a junção de ritmos, batidas e interferências eletrônicas, trazem a mistura do tradicional com o contemporâneo.“O teatro é um importante canal de transformação e utilizamos dele para conscientizar as crianças e adolescentes sobre a água, um recurso fundamental para a vida humana. O nosso papel é levar a cultura para os lugares mais distantes do país e para quem não tem acesso”, explica a diretora do projeto, Christiane Deucher.
Sinopse “A última gota”
Os aventureiros da Trupe resolvem embarcar em uma nova jornada nas águas dos rios, lagos e mares brasileiros. Lá eles se deparam com uma realidade muito triste: o estado em que as águas se encontram. Então eles decidem contar suas experiências e vivências com o objetivo de conscientizar e debater sobre quais atitudes podem ser adotadas para cuidar de um bem tão precioso: a água.
Serviço: Apresentações da peça “A última gota”
Nazareno (MG)
Data: 24/09/2024
Horários: 08h, 09h30 e 13h
Local: Escola Municipal Dr. Walfrido Silvino dos Mares Guia – Auditório Dorgival Modesto Jorge (Prédio II)
Endereço: Rua Padre Francisco de Andrade, 455 – Centro
Sobre a AMG
Com uma trajetória de mais de 110 anos no país, a AMG Brasil é referência internacional em minerais críticos (tântalo; espodumênio; feldspato; estanho em lingotes), materiais especiais (anteligas e ligas de alumínio; desoxidantes; óxidos de tântalo e nióbio; altab; criolita; fluxos e sais) e energia (usina hidrelétrica para consumo próprio). No Brasil, a maior parte das operações da subsidiária do grupo holandês AMG Critical Materials NV está localizada na região do Campo das Vertentes (MG). A AMG conta com a Unidade Minerais Críticos (planta industrial e mina – Volta Redonda) localizada em Nazareno, além da Unidade Materiais Especiais e de uma Usina Hidrelétrica, ambas em São João del-Rei. Há também um escritório administrativo, em Nova Lima (RMBH/MG).
Para a empresa, o ESG é mais que um modelo de governança ambiental, social e corporativa. Além de ter uma atuação comprometida com a redução de CO2 a partir de produtos inovadores, eficientes e com melhor aproveitamento dos recursos minerais, a AMG Brasil aposta no diálogo, transparência, responsabilidade e desejo que o mundo seja melhor para toda a sociedade. O compromisso com as regiões onde a empresa atua prevê principalmente o respeito e a valorização da cultura e modo de vida local.
Sobre o Teatro Sustentável
O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Teatro Sustentável acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.
O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.
As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos. Mais informações no site