Os marketplaces são uma ótima maneira para lojistas alcançarem um público maior e aumentarem suas vendas. Mas será que eles estão preparados para os entraves relacionados às novas tecnologias e oferecem uma boa experiência de compra aos seus clientes?
A Oldsen, loja especializada em calçados esportivos e vestuário, teve dificuldades ao iniciar as vendas pela Shein. Logo na primeira semana houve uma quantidade alta de pedidos, que não foi absorvida pelo software gerencial (ERP) utilizado.
Esse sistema era integrado ao marketplace chinês, mas não era automatizado e exigia que os processos fossem realizados de maneira manual, tanto na captura quanto no despacho dos pedidos.
Com o pico de vendas no final de semana era normal que os colaboradores trabalhassem todas as segundas-feiras até às 21h dentro do depósito dando conta das encomendas que seriam enviadas no dia seguinte. As mais de quatro mil transações demandavam um esforço repetitivo e o resultado era a geração de horas extras, já que atrasar o envio e prejudicar a experiência do consumidor não era uma opção viável.
A solução foi procurar no mercado, encontrando o SoftUp ERP, plataforma de gerenciamento que une, em uma única ferramenta, a administração de e-commerce, marketplace e loja física, cobrindo 100% das necessidades em um ambiente online simples e sem complicação.
A ferramenta é uma das primeiras do País a se integrar com a Shein, sendo a melhor maneira de gerenciar, supervisionar e simplificar as operações diárias de negócios de todos os tamanhos.
A equipe da SoftUp ERP foi até o cliente e realizou a implantação não apenas do ERP, mas também do Módulo Inteligente de Expedição (MIE), que automatiza todo o processo de importação, download e impressão das etiquetas de envio, eliminando todas as etapas manuais.
“Com grande sucesso a integração realizada entre a Shein e o SoftUp ERP nos proporcionou uma enorme otimização dos processos, com eficiência operacional e redução de tempo no processamento dos pedidos, explica Douglas Lima, gerente da Marketplace da Oldsen.
O resultado foi a redução drástica do tempo despendido nesse processo: hoje tudo está pronto até às 10h30 da manhã, uma redução de 11 horas. As horas extras foram eliminadas, assim como a repetição do trabalho. “Agora temos todas as etiquetas impressas em um processo fluido e descomplicado”, conta o gerente.
Todo esse ganho foi possível com a utilização de robôs que tornaram o faturamento mais inteligente. As tecnologias trabalham 24 horas por dia e sete dias por semana, em ciclos de 15 minutos.
A cada atualização esses Robôs acessam o sistema da Shein, importam os pedidos pagos, realizam os faturamentos, enviam os dados de cada nota fiscal para o marketplace, organizam a coleta dos pedidos, geram a etiqueta de envio e as imprime.
O gargalo enfrentado a cada início de semana não existe mais. Agora basta ligar o computador, a impressora e já começar a imprimir as etiquetas – o próximo passo é apenas se preocupar com a separação e expedição dos pedidos.
Diferente das outras soluções de mercado que também realizam o trabalho de importação e faturamento automáticos, os robôs utilizados pelo SoftUp ERP não apenas notificam os pedidos que chegam. O MIE é uma solução engajada pronta para não apenas realizar o trabalho de automação, mas também garantir que todas as etapas do processo tenham sucesso.
Caso haja alguma inconsistência os Robôs não apenas desistem, mas sim realizam quantas tentativas forem necessárias para que a operação seja finalizada sem nenhum erro.
“Destaco também a redução de mão de obra, era preciso dois colaboradores apenas para atuar nesse setor, e agora com automação avançada, temos tudo na palma de nossas mãos!”, finaliza Douglas Lima
Sobre a SoftUp ERP
Com uma sólida trajetória de mais de 29 anos no mercado brasileiro, a SoftUp ERP é referência quando se trata de sistemas de gestão destinados ao E-commerce, Marketplaces e lojas Físicas. Levamos Gestão, Automação e Redução de custo para nossos clientes. Saiba mais no link