As apresentações do espetáculo “A última gota” serão realizadas entre os dias 22 e 24 de março, em escolas públicas e praças do município
De toda água disponível, 97% é composta de água salgada e apenas 3% é doce. Dessa porcentagem, menos de 1% está disponível para consumo, já que pouco mais de 2% estão em estado sólido nas geleiras. Mostrar o real cenário da água no mundo e a importância de salvá-la é o objetivo das sete apresentações da peça “A última gota”, que acontecem entre os dias 22 e 24 de março na cidade de Jacobina (BA).
Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, as apresentações que serão realizadas tanto em escolas municipais como em praças públicas do município contam com o apoio do Ministério da Cultura, da Jacobina Mineração.
As apresentações, que têm 60 minutos de duração, foram idealizadas pela Trupe da Meia-Noite e Meio-Dia, projeto que combina raízes mambembes com o teatro moderno. Com o compromisso de viajar por todo o Brasil, o espetáculo se propõe a contar uma história que vai além da narrativa.
Os figurinos têm um papel poético, refletindo a influência mambembe e vintage: como se fossem feitos pelos próprios atores, dentro da carroça que faz parte do cenário. Sábios e peregrinos, os personagens – com a ajuda de malas inventivas – contam viagens fantásticas e relatam suas observações sobre a ação do bicho homem em mares, lagos e rios.
Sons e canções atemporais se juntam à atmosfera mágica criada pelos atores, que com a junção de ritmos, batidas e interferências eletrônicas, trazem a mistura do tradicional com o contemporâneo.
“A importância da conscientização sobre a água, um recurso fundamental para a vida humana, pode ser transmitida por meio da magia teatral. O segredo é transformar assuntos sérios em tudo que a imaginação pode criar”, explica a diretora do projeto, Christiane Deucher.
Sinopse
“A última gota”
Os aventureiros da Trupe resolvem embarcar em uma nova jornada nas águas dos rios, lagos e mares brasileiros. Lá eles se deparam com uma realidade muito triste: o estado em que as águas se encontram. Então eles decidem contar suas experiências e vivências com o objetivo de conscientizar e debater sobre quais atitudes podem ser adotadas para cuidar de um bem tão precioso: a água.
Serviço: Apresentações da peça “A última gota”
22/03
Local: Escola Municipal Antonio Teixeira Sobrinho – Malhadinha de Dentro
Horário: 8:30h
Local: Colégio Municipal Luis Alberto Dourado de Carvalho – Jacobina 4
Horário: 15:30h
Local: Praça Comunidade Itapicuru
Horário: 19h
23/03
Local: Escola Municipal Nubia Maria Mangabeira Guerra – Jacobina II
Horário: 8h30
Local: Praça Comunidade Pontilhão
Horário: 19h
24/03
Local: Escola Municipal Adalice Ferreira Nascimento – Jacobina 3
Horário: 8h30
Local: Escola Municipal Agnaldo Marcelino Gomes – Catuaba
Horário: 14h
Sobre a Jacobina Mineração
A Jacobina Mineração está localizada em Jacobina, no estado da Bahia. A JMC opera com cinco minas de ouro subterrâneas: Canavieiras, João Belo, Morro do Cuscuz, Morro do Vento e Serra do Córrego de forma inteligente, descobrindo e transformando recursos de ouro em valor. Respeitar o meio ambiente, as comunidades onde está inserida e trabalhar com uma abordagem segura e sustentável do negócio é um valor fundamental na atuação da empresa.
Sobre o Projeto Diverte Teatro Viajante
O projeto tem em seu cerne a concepção de ter a Arte do Teatro desempenhando o seu real papel na vida e na formação do ser humano, pois através dela nos tornamos mais sensíveis ao mundo e capazes de entender nossas próprias reações. O Diverte Teatro Viajante acredita que a arte e a cultura têm fundamental importância para a formação intelectual e social das crianças e jovens, pois proporciona a diversão, reflexão e troca de experiências entre os envolvidos.
O projeto tem em seu método o foco na integração que permite relacionar o cotidiano da criança e do jovem com o seu entorno. Nesse sentido, as crianças e jovens terão atividades em que se desenvolverá a criatividade de maneira participativa e dinâmica durante as apresentações. O método contribui para a ampliação do horizonte cultural, favorecendo o contato com personagens imaginários, dramaturgia, música, poesias, artes plásticas etc., ampliando o interesse pelo teatro e seus aspectos estéticos, emocionais, intelectuais e sociais.
As peças e temas tratados, ajudam a desenvolver no público infantil e juvenil o hábito pelo teatro, deflagrando um movimento de cultura e criatividade em forma de lazer, além de estimular na criança a imaginação, seja para o teatro, para a literatura ou para o fazer da cultura em geral, e assim, é alcançada a formação de público, de um público que hoje são crianças que vão se inspirar, se apaixonar e consumir cultura para o resto de suas vidas, passando isso de geração em geração, e o grande diferencial de nosso projeto é que falamos com as crianças na mesma língua delas, e por isso, conseguimos alcançar estes objetivos propostos.
O Diverte Teatro Viajante está em sua 10ª edição e, já itineramos por mais de 260 municípios, estivemos em mais 1.500 escolas, apresentamos 1.938 espetáculos em 18 estados brasileiros, beneficiando um público de mais de 250.000 crianças.