São Paulo – “Olhares para os sistemas”, obra coletiva que traz a vivência de 15 profissionais em sistemas pessoais e corporativos, será lançada em São Paulo no dia 20 de outubro, às 18h30, no Círculo Militar, na cidade de São Paulo. As cidades do Rio de Janeiro e Curitiba também receberão o evento, que ainda não tem datas marcadas.
O livro foi organizado por Viviane Ribeiro Gago, que tem mais de vinte anos de experiência trabalhando no mundo organizacional e empresarial. Autora da obra “Biografia de uma pessoa comum”, publicada em 2021 pela editora Scortecci, é dela a apresentação que inicia a obra.
“Quando tive a ideia do livro, como obra coletiva, sempre tive dentro de mim o desejo de contar com várias pessoas que aprecio pessoal e profissionalmente, com rica experiência na carreira e na vida para contribuírem nas reflexões, no desenvolvimento e, quem sabe, na evolução de outras pessoas, ambientes e sistemas – em especial o organizacional”, explica a organizadora na apresentação de Olhares sobre os Sistemas.
Já o prefácio foi escrito por Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery, professora de Direito Civil da PUC-SP, advogada e escritora de livros jurídicos. Uma das principais personalidades do Direito Civil brasileiro, é dela também uma profunda reflexão sobre meias-verdades, retratada em formato de poesia.
Olhares para os Sistemas está dividido em 6 partes e 15 capítulos e, somando a experiência dos autores, são mais de 340 anos de vivência profissional. A prática no mercado de trabalho em vários sistemas reúne muito conhecimento real a ser compartilhado.
E é exatamente esse o objetivo de Olhares para os Sistemas: a partir da abordagem de assuntos importantes construir cenários melhores para o futuro.
Conheça mais sobre os temas e autores que participam de Olhares para os Sistemas:
PARTE 1. REFLEXÕES SOBRE OS SISTEMAS, PESSOAS, ÉTICA, VALORES, AMBIENTE E PRÁTICAS
CAPÍTULO 1. Os sistemas somos nós!
Autora: Viviane Ribeiro Gago
Neste capítulo, a autora conta que o sistema familiar, a administração pública, a sociedade, o país, o mundo etc. são sistemas. E as empresas refletem o nível de consciência das pessoas que as compõem, principalmente a liderança. Tanto que, empresas e pessoas, aquelas que querem melhorar e se desenvolver, devem estar permanentemente atentas para a busca de conhecimento, evolução e adaptação.
CAPÍTULO 2. Conjuntura de meias-verdades (só a poesia nos salva)
Autora: Rosa Nery
Aqui a autora escreve em forma de poesia, faz uma reflexão de que nada incomoda mais que a meia-verdade, sendo que essa permeia todos os sistemas. Comportada e desprovida do poder de escândalo da mentira, é um argumento hipócrita e um atalho para se chegar a um resultado conveniente.
CAPÍTULO 3. Convivência com o mundo corporativo
Autora: Luciana Kapitaniec
A autora começa uma reflexão: Qual a influência exercida pelo ambiente quando se convive com o mundo corporativo? Como conduzir a vida em relação ao trabalho de uma maneira fluida? Este capítulo mostra um olhar sobre o indivíduo imerso no mundo corporativo e sua exposição a situações que não controla e que colocam valores à prova.
CAPÍTULO 4. Fazer o que é conveniente: por que isso não está certo?
Autor: Adriano Magalhães
No capítulo 4, Adriano narra que na vida, como no ambiente profissional, todos são expostos a situações que testam os valores pessoais. Momentos que trazem mais do que a possibilidade de ganho ou perda, mas uma chance de fazer o certo ou o que é conveniente. Fazer a coisa certa é sempre mais importante e esse texto explica o porquê.
PARTE 2. LIDERANÇA, COLABORADORES E POTENCIALIDADES
CAPÍTULO 5. Os desafios da nova liderança. O que o mercado quer de um líder?
Autora: Claudia Nassif
Claudia Nassif conta que ao começar sua carreira em 1982, o seu sonho era ingressar em uma grande empresa, tornar-se chefe e trabalhar nela até a aposentadoria. Uma carreira de sucesso! Os tempos mudaram e hoje responsabilidades muito diferentes são esperadas de um líder. No texto, a autora compartilha lições aprendidas, trazendo pontos de reflexão sobre liderança.
CAPÍTULO 6. Potencialidades que restauram sua autoconfiança
Autora: Sonia Carapunarlo Sens
Neste capítulo, a autora explica que é comum, no mundo corporativo, deparar-se com pessoas competentes, mas que não reconhecem em si suas forças e potencialidades. Traz ainda uma reflexão sobre a maneira de se colocar a serviço da essência e talento natos. O reconhecimento e a apreciação das capacidades e habilidades são um caminho promissor em prol de mais realização e satisfação.
PARTE 3. HUMANIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
CAPÍTULO 7. É possível promover o ser humano nas organizações?
Autora: Meire Panzini
Em sua trajetória profissional, a autora sempre teve como “Promover o Humano” o seu propósito. Neste capítulo, Meire Panzini conta a importância desse objetivo pessoal em sua carreira e como é possível promover o ser humano nas organizações.
CAPÍTULO 8. Quem está olhando?
Autora: Claudia O. Rezende
A intenção da autora, com o capítulo, é questionar o olhar de quem olha, reconhecendo que o olho é o objeto que tudo vê, menos a si mesmo, convidando a presença consciente vir à tona dentro e fora do sistema. Será que as pessoas reconhecem seus principais padrões de pensamentos, sentimentos e visão de mundo? Quais são as historinhas contadas para si mesmo sobre como o mundo funciona e o que pode esperar dele?
PARTE 4. O FEMININO E O MASCULINO NO SISTEMA ORGANIZACIONAL
CAPÍTULO 9. Carreira de sucesso e maternidade: o que realmente importa?
Autora: Marina Moreno
No início da sua carreira, a autora acreditava que uma carreira de sucesso era começar como estagiária, subindo até (quem sabe) chegar à presidência. A vida profissional seguiu o seu curso e, após algumas surpresas, o desafio maternidade x carreira surgiu. O que é então uma carreira de sucesso? Como conciliar a vida pessoas e a maternidade? Marina Moreno responde a essas perguntas a partir da sua experiência pessoal.
CAPÍTULO 10. Conectando pontos
Autor: Carlos Pedote
O capítulo Conectando os pontos é uma maneira encontrada pelo autor de compartilhar um olhar de como os acontecimentos ao longo da sua vida pessoal e profissional fizeram e ainda fazem sentido da forma que aconteceram, mesmo que naquele instante ele não tivesse essa clareza. A lição que fica é que a mudança é interna, de dentro para fora e depende de cada um.
CAPÍTULO 11. O olhar para si mesmo: a coragem de ser autêntico e integral no sistema corporativo
Autora: Camila Oki
Para a autora, um dos maiores desafios da vida é ser quem ela é, na mais pura essência. O que, por si só, já é a jornada de uma vida inteira – um incômodo e dificuldade, e que em muitos anos foi encarado como algo de errado. O famoso “não pertenço ao sistema, mas, na prática, faço de tudo para me encaixar”. No capítulo, Camila Oki conta sua história e como foi capaz de atingir a maturidade profissional sendo quem realmente é.
PARTE 5. APRENDIZADOS COM O SISTEMA ORGANIZACIONAL
CAPÍTULO 12. Quando a inquietude é maior, há um despertar que gera transição
Autora: Cristiane Rodrigues Abrahão
Neste capítulo, a autora explica que no começo da carreira, é muito mais normal pensar com a cabeça do que com o coração. Buscar oportunidades como ter carteira assinada mesmo antes de se formar na faculdade, por exemplo. Mas nem sempre essa é a escolha correta. Se apaixonar pelo que faz é o principal mote do capítulo escrito por Cristiane Rodrigues Abrahão. Essa é a verdadeira essência da vida pessoal e profissional.
CAPÍTULO 13. Como construir e gerenciar uma startup dentro do sistema?
Autor: Alexandre Castanha
No mundo atual, a tecnologia não é uma escolha, mas uma estratégia de negócio que deve estar entrelaçada em uma organização. Por isso as startups ganham cada vez mais importância dentro dos sistemas das grandes empresas. A partir da sua experiência pessoal, Alexandre Castanha dá o caminho das pedras para quem deseja empreender dentro de uma grande companhia.
PARTE 6. VISÃO SISTÊMICA, O COMPARTILHAR CONHECIMENTOS E UMA VISÃO SOCIAL NO SISTEMA
CAPÍTULO 14. Um olhar sistêmico para as empresas
Autora: Alessandra Bomura
Com uma carreira profissional brilhante, Alessandra Bomura apresenta neste capítulo sua trajetória profissional e os três presentes que o mundo corporativo lhe deu, encerrando o texto com uma reflexão sobre como as empresas não são ilhas isoladas. É necessária a integração dos departamentos, sob pena de se criar um ambiente tóxico que só prejudicará a todos.
CAPÍTULO 15. A cultura de compartilhar
Autora: Vanessa Lisboa
Neste capítulo a autora fala sobre o compartilhamento de conhecimento e suas experiências no ambiente organizacional. Como incentivar na prática o compartilhar dentro de uma empresa? De que maneira ampliar a cultura da organização, incluindo trabalhos voluntários e os stakeholders? Essas e outras perguntas fundamentais são respondidas no texto.
Serviço:
Obra: Olhares para os sistemas
Lançamento: 20/10/22
Link para compra na Amazon: Link
Sobre Viviane Ribeiro Gago
Mentora, coach nível sênior, consultora e facilitadora pela VRG Desenvolvimento Humano, autora do livro “Biografia de uma pessoa comum” e de outras obras coletivas, Advogada e Mestre em Relações Sociais pela PUC/SP.