Quatro peças de teatro gratuitas sobre sustentabilidade serão apresentadas em escolas públicas de Paineiras, Abaeté, Paraopeba e Pompéu (MG)

São Paulo  – Estudantes de escolas públicas com idades entre 08 e 12 anos terão a oportunidade de assistir as peças gratuitas “A Ursa Rosa em projeto Iceberg”, “Por um Futuro Sustentável”, “Em busca da Gotinha Preciosa” e “Reciclagem Divertida”. A temática em todas as peças gira em torno das mudanças climáticas no planeta, da importância da preservação do meio ambiente e do papel do homem frente a essas questões. As apresentações gratuitas acontecem neste mês de outubro em escolas públicas de Minas Gerais.

O projeto é idealizado e realizado pelo Diverte Teatro Viajante, que leva cultura, entretenimento, arte e conhecimento através do teatro para crianças e adolescentes de todo o Brasil. Por meio de lei federal de incentivo à cultura, as apresentações contam com o apoio do Ministério do Turismo e da Vallourec – um dos principais grupos mundiais que atua no setor da siderurgia. Serão no total 128 apresentações que ocorrerão até o fim do mês de outubro passando por 14 municípios do estado de Minas Gerais.

Sinopse “A Ursa Rosa em projeto Iceberg”

No espetáculo, cientistas recebem uma mensagem da Ursa Rosa, que mora no Polo Norte e pede socorro, pois o gelo está derretendo e o nível do mar está subindo. Cientistas recebem a mensagem e convidam a plateia a pensar sobre as mudanças climáticas que afetam a Terra e colocam em risco a vida da ursa e de todos os seres vivos.

Com uma linguagem simples, muita interação com o público e experiências científicas no palco, a peça sobre as mudanças climáticas torna o assunto acessível e interessante. De forma divertida, as crianças entendem sobre como suas atitudes podem ajudar a frear o aquecimento global.

Sinopse “Por um Futuro Sustentável”

Na peça “Por um Futuro Sustentável”, um cientista perdido no espaço volta do futuro para alertar a humanidade sobre os problemas causados pelo consumo excessivo na atualidade. Com 60 minutos de duração, o espetáculo aborda temas como a importância da preservação dos recursos naturais e como precisamos cuidar bem do nosso planeta para desenvolvermos um futuro mais sustentável.

Com um conteúdo lúdico e interativo, além de um show à parte de luz e sonoplastia, a apresentação consegue envolver os pequenos espectadores de forma surpreendente. Por meio de brincadeiras e dinâmicas, os cientistas trocam informações a todo tempo com o público e dão voz às crianças durante o espetáculo.

Sinopse “Em busca da Gotinha Preciosa”

Na peça, dois cientistas malucos passam por diversas aventuras relacionadas à água, como a travessia de oceanos e fortes tempestades. Muito inteligentes, eles conseguem sobreviver usando o amplo conhecimento que possuem sobre a água e suas questões ambientais.

Por meio de um enredo cativante e um cenário interativo, a apresentação conta com ampla participação da plateia, que ajuda nos experimentos e se diverte com os atores. No decorrer do espetáculo, os participantes entendem que a água não é apenas aquela coisa incolor, inodora e insípida que bebemos quando estamos com sede ou que no verão utilizamos para nos refrescar, mas que é algo extremamente importante para o nosso dia a dia e que é necessário economizá-la para usufruí-la no futuro.

Sinopse “Reciclagem Divertida”

Com duração de 60 minutos, o espetáculo mostra cientistas malucos que transformam as crianças em uma máquina “reciclável”, para que elas saibam do seu papel no futuro do planeta. Tudo será feito de forma interativa e lúdica, com o objetivo de mostrar a importância dos cuidados com o lixo produzido diariamente.

Durante a peça serão apresentados os danos causados pelo lixo ao meio ambiente, a diferença da proporção do lixo gerado, a capacidade limitada dos lixões, como a colaboração de todos pode fazer a diferença e ainda será mostrado o jeito certo de separar o lixo e as cores correspondentes a cada tipo de resíduo.

Com o objetivo de ampliar a inclusão por meio da experiência artística, o projeto Diverte Teatro Viajante realiza espetáculos que contam com acessibilidade para pessoas com deficiência.

 

Peça: Em Busca da Gotinha Preciosa

Dia: 03/10/2022

Horários: 09h30, 10h30 e 13h

Local: Escola Municipal Tenente Ezequiel

Endereço: R. Marechal Deodoro, 31 – Centro, Abaeté 

 

Dia: 03/10/2022

Horário: 16h

Local: Escola Municipal Amâncio Romeiro

Endereço: Rua Deputado Eduardo Luca 749, Paineiras

 

Dia: 04/10/2022

Horários: 09h30, 10h30 e 13h

Local: E.M Antônio da Palmira

Endereço: Rua Santa Rita de Cassia 261, Trevo, Pompéu

 

Dia: 04/10/2022

Horário: 15h30

Local: A Definir em Paraopeba 

 

Peça: Reciclagem Divertida

Dia: 03/10/2022

Horários: 09h30, 10h30 e 13h

Local: Escola Municipal Chico Cirilo

Endereço: R. Deusdedit A. Souza, 1409-1499 – São João, Abaeté

 

Dia: 03/10/2022

Horário: 16h

Local: Escola Municipal Amâncio Romeiro

Endereço: Rua Deputado Eduardo Luca 749, Paineiras 

 

Dia: 04/10/2022

Horários: 09h30, 10h30 e 13h

Local: E.M Professora Angela Maria Rocha Campos

Endereço: Rua Joaquim Alves dos Santos 464, Várzea das Flores, Pompéu

 

Dia: 04/10/2022

Horário: 15h30

Local: A Definir em Paraopeba 

 

Peça: Por um Futuro Sustentável

Dia: 24/10/2022

Horário: 10h30

Local: Escola Municipal Amâncio Romeiro

Endereço: Rua Deputado Eduardo Luca 749, Paineiras

 

Dia: 24/10/2022

Horários: 13h e 14h

Local: Escola Municipal Irmã Maria de Lourdes

Endereço: Rua São Francisco, 244 – São Pedro, Abaeté

 

Dia: 25/10/2022

Horário: 10h30

Local: A definir em Paraopeba

 

Dia: 25/10/2022

Horários: 13h e 14h

Local: E.M Tabelião João Batista da Rocha

Endereço: Rua Maria José Álvares da Silva 770, Loteamento, Pompéu

 

Peça: A Ursa Rosa em Projeto Iceberg

Dia: 24/10/2022

Horário: 10h30

Local: Escola Municipal Amâncio Romeiro

Endereço: Rua Deputado Eduardo Luca 749, Paineiras

 

Dia: 24/10/2022

Horários: 13h e 14h

Local: Escola Municipal Senador Souza Viana

Endereço: Av. Joaquina de Pompéu, 600 – Bela Vista, Abaeté

 

Dia: 25/10/2022

Horário: 10h30

Local: A definir em Paraopeba

 

Dia: 25/10/2022

Horário: 13h

Local: E.M José Maria de Carvalho

Endereço: Rua Chiquinho da Quita 781, Volta do Brejo, Pompéu

 

Sobre a Vallourec

A Vallourec está entre os líderes mundiais em soluções tubulares premium, atuando principalmente junto aos mercados de energia (óleo e gás, geração de energia). Sua experiência estende-se também ao setor industrial (incluindo mecânico, automotivo e construção). Com aproximadamente 17 mil empregados, usinas integradas em mais de 20 países e um avançado setor de pesquisa e desenvolvimento, a Vallourec trabalha lado a lado com seus clientes para oferecer mais do que apenas tubos, mas soluções inovadoras, seguras, competitivas e inteligentes para tornar todos os projetos possíveis.

No Brasil, a Vallourec possui oito unidades. Em Minas Gerais, as unidades Barreiro e Jeceaba são focadas na produção de tubos de aço sem costura; a unidade Florestal é responsável pela produção do carvão vegetal que abastece o Alto-Forno das unidades produtoras de tubos; e a unidade Mineração supre as necessidades de abastecimento internas de minério de ferro.

A Empresa conta, ainda, com uma unidade de Negócios no estado, provedora de serviços administrativos. Com linhas de produção em Minas Gerais e em São Paulo, a Vallourec Tubos para Indústria (VTI) fornece tubos de aço com e sem costura e soluções tubulares para a indústria em geral, especialmente para os mercados automotivo, de energia, máquinas e equipamentos industriais. No Rio de Janeiro, a Vallourec Tubular Solutions (VTS) presta serviços especializados para o setor de óleo e gás. E no Espírito Santo fornece serviços de revestimento anticorrosivos.

Para mais informações, acesse o site.

Sobre o projeto Teatro Diverte Viajante

O Projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

Como principais objetivos, o projeto visa contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso às fontes da cultura e o pleno exercício dos direitos culturais, com a realização de espetáculos gratuitos e de estrutura acessível em municípios em todo o Brasil, a fim de possibilitar à população a incorporação de produtos artísticos em seu cotidiano.

Mais informações no site.